Black Friday: como planejar na loja de materiais de construção?

Publicado em 10 de novembro de 2023

No ano passado, a Black Friday representou crescimento de 4,3% nas vendas das lojas de materiais de construção, comparado ao mesmo evento do ano anterior. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) e foram divulgados na Revista Varejo Brasil.

Os responsáveis pelo estudo avaliaram que todos os setores se movimentaram ao longo do mês de novembro, desde o início, divulgando ofertas e descontos. O crescimento total do varejo nessa data foi de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outro dado tem a ver com as vendas físicas, que tiveram alta de 5,4% , enquanto o e-commerce apresentou 21,1% a mais em vendas. Um cenário animador!

E tem mais: 55% dos varejistas acreditam que a nova edição, a Black Friday 2023, será mais positiva do que a última.

Essa última informação é do Reclame Aqui e foi divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O mesmo estudo diz que a novidade é que os consumidores se dizem mais atentos à confiabilidade das empresas (13%) e avaliações dos usuários (12%).

Isso indica que participar da Black Friday no setor da construção é uma estratégia que deve fazer parte da sua loja de materiais. Mas, além disso, contar com produtos e serviços de qualidade é indispensável para garantir a melhor experiência de quem compra.

Planejando a Black Friday na loja de materiais de construção

Planejando a Black Friday

Para qualquer loja de materiais de construção, das grandes redes às menores de bairros, a Black Friday é uma oportunidade incrível de aumentar as vendas. Assim como de melhorar a lucratividade do negócio e atrair novos clientes, além de fidelizar os que já compraram alguma vez.

O Brasil tem seguido a tendência mundial. Portanto, o mês de novembro inteiro é propício para a geração de negócios. Dessa forma, é imprescindível ter um bom planejamento para fazer desse momento um dos mais rentáveis para sua loja. Veja como conseguir isso!

Conheça as datas

A primeira dica é sobre conhecer as datas do evento, que agora é mensal. Sim, a Black Friday 2023 é um dia só, 24 de novembro; porém, existem outros dias que fazem parte do calendário de descontos e ofertas. Confira:

  • Esquenta Black Friday – dia 1 a 23 de novembro
  • Black Friday – 24 de novembro
  • Best Friday – 24 a 26 de novembro
  • Cyber Monday – 27 de novembro

Ou seja, é possível considerar essas diferentes datas para iniciar e terminar sua campanha de Black Friday. Claro que no dia 24 todos vão dar mais atenção para as ofertas, sendo o dia mais esperado do ano para os consumidores que querem economizar.

Avalie os preços

A verdade é que não é viável lançar uma campanha do tipo “70% de desconto na loja inteira” – exceto casos de recuperação ou queima de estoque. Por isso, é importantíssimo que se tenha uma ideia real, concreta e em números sobre os percentuais de descontos dos produtos.

Reduzir preços é interessante, sim. Criar ofertas, também. Porém, não dá para fazer isso sem se basear em pesquisas de concorrentes e nas próprias finanças. Uma ideia é apostar na cultura data-driven. Isto é, que permite a análise de dados para tomar decisões.

A dica, portanto, é: torne a sua loja atrativa sem deixar de lado a margem de lucro e o ROI (Retorno sobre Investimento). O objetivo pode ser lucrar menos em cada venda, mas vender mais. Só que jamais deve ser o de deixar de lucrar, certo?

O cross-selling é uma estratégia que pode fazer parte desse combo de ações para a Black Friday. Ou seja, oferecer produtos complementares à compra inicial. Assim, aumenta-se o valor da venda e melhora a experiência do consumidor.

Tenha disponibilidade em estoque

O estoque é mais um tema relevante para lojas de materiais de construção, e o assunto ganha ainda mais importância durante determinadas épocas, como a Black Friday 2023. O momento é oportuno tanto para fazer o giro de estoque quanto para apresentar diferenciais aos clientes.

Primeiro porque essa é uma ótima ideia para ofertar aquelas mercadorias que estão paradas há mais tempo na sua loja. Depois, cria a chance de renovar os itens mais modernos, novas tendências, novas linhas e, também, novas marcas.

Em um segundo momento, pode ser um diferencial porque muitos consumidores que vão até essas lojas querem materiais a pronta entrega, a partir da boa gestão de estoque. Com isso, considere que ter produtos em estoque é importantíssimo para garantir a boa experiência de quem compra.

Para essas situações, sempre vale o alerta para a dica sobre contar com fornecedores confiáveis, que atuem como parceiros do seu negócio. Isso envolve desde uma entrega rápida até o pós-venda, como tirar dúvidas ou dar assistência.

O que considerar para escolher um fornecedor de telas e acessórios para cercamento? Acesse e descubra!

 

Oferte produtos de qualidade

E já que falamos em fornecedores e produtos de qualidade, aqui está uma dica que deve ser considerada durante o ano todo, inclusive, na Black Friday. A boa experiência do consumidor tem a ver com a compra de materiais que vão trazer benefícios e não dores de cabeça.

Conforme estudo publicado na Opinion Box, a experiência é fator importante para 93% dos consumidores. 

E, além disso, 77% dizem que as empresas precisam melhorar essa experiência aos compradores. Portanto, não se trata apenas de vender, mas fidelizar.

E quer saber o motivo? A mesma pesquisa traz respostas. 82% dos entrevistados garantem que gastam mais em empresas que focam na experiência do consumidor. E 76% avaliam que já deixaram de comprar devido a uma experiência negativa.

Então, o que seria essa boa experiência de compra? Tem a ver com produtos de qualidade porque, ainda conforme o estudo, se relaciona com receber o item escolhido. Ou seja, ninguém quer se sentir enganado e comprar algo que não atende as expectativas.

Crie promoções certas

Vimos sobre datas, precificação e a importância de ter os melhores produtos na sua loja. Agora é a hora de fazer acontecer: com os dados em mãos, crie campanhas e ofertas assertivas. Avalie as tendências do mercado e, mais do que isso, as necessidades do seu público.

O que você comercializa realmente traz vantagens para quem compra? Esse é o primeiro passo para garantir a boa experiência do consumidor. Tanto é que, cada vez mais, os clientes procuram por produtos com custo-benefício e não somente preço baixo.

Há alguns anos, a TI Inside publicou um estudo da Why We Buy que falou disso. “68% dos brasileiros dizem que são leais a uma marca devido ao custo-benefício”. Depois vieram temas como do “atendimento ao cliente”,” variedade de itens” e “entrega rápida”.

O que isso significa? Que a experiência de um cliente que compra uma tela para cercamento que dura décadas vai ser mais positiva do que a de um consumidor que adquire um produto que dura só alguns meses ou anos. Um exemplo do que realmente acontece na atualidade.

 

Leia também: 6 motivos para ser um revendedor da Cercas Cattoni

Venda mais na sua loja de materiais de construção!

A Black Friday 2023 é uma ótima para atingir os objetivos das vendas. Mais do que isso, também pode ser o melhor momento para atrair e fidelizar o seu cliente. Como? Com o atendimento de qualidade e revendendo produtos de confiança na sua loja de materiais de construção.

Até porque o contrário acontece: se a experiência do cliente for ruim, ele não volta a comprar na sua loja. E, pior ainda, vai apresentar críticas na internet, em redes sociais e, se houver popularização, a marca perde a credibilidade em poucos minutos.

Além disso, se vender um produto sem procedência ou que não tem a qualidade esperada, esse consumidor vai ficar com a sensação de que foi enganado. 

Portanto, não arrisque! A Cercas Cattoni é uma fabricante de telas e acessórios para cercamento para fazer parte do seu catálogo de produtos. É a garantia que o seu consumidor merece, porque a boa experiência dele vai gerar mais vendas em um ciclo saudável.

Essa é uma oportunidade de fazer sempre o melhor negócio na Black Friday e em todas as outras vendas que a sua loja concretizar. Seja um revendedor da Cercas Cattoni, crie uma parceria de sucesso e aumente o faturamento durante o ano todo!

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