A cerca de arame farpado é muito comum no Brasil, principalmente em fazendas com criação de gado. Os objetivos variam, como a limitação dos espaços dos animais, a segurança das propriedades e a demarcação que divide os perímetros.
Esse sistema construtivo também atua em conjunto com a sustentabilidade no campo. Em artigo publicado na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (SP), Sérgio de Carvalho falou do uso desse sistema para preservar nascentes.
“A construção de cercas, fechando a área da nascente […], evita a entrada dos animais e, por conseguinte, o pisoteio e compactação do solo”.
No entanto, a falta de atenção ou conhecimento durante a instalação correta pode gerar falhas em qualquer uma das etapas. Logo, traz consequências como a diminuição da durabilidade do cercamento e os riscos aos envolvidos.
Inclusive, vale lembrar que esse tipo de arame não pode ser usado para fazer a cerca elétrica rural. Então, o que fazer para ter um serviço de qualidade e uma instalação segura? Neste texto, confira um breve passo a passo para cercar o terreno com arame farpado.
A instalação da cerca de arame farpado
Entre as principais vantagens, o arame farpado Reserva Legal da Cercas Cattoni é galvanizado (camada extra de zinco). Isso o torna mais resistente, com menos manutenção e melhor custo-benefício. Tudo isso porque não sofre com as ações do tempo ou agentes corrosivos.
Com carga de ruptura de até 350 kgf e as farpas, se torna o cercamento ideal para criações de animais. E, diferente do arame liso, tem indicação para terrenos acidentados e regiões montanhosas, com curvas e desníveis. Por isso, são tão comuns nas fazendas.
Entenda: a tensão do arame farpado é menor do que o liso, sim. No entanto, a carga de ruptura é excelente, considerando que essa cerca possui farpas. Essa combinação, boa tensão com farpas, incomoda os animais, induzindo-os a se afastarem das cercas.
Sabendo disso, confira os passos mais importantes para a instalação correta e segura!
O tipo de cerca de arame farpado
As cercas de arame farpado podem ser usadas em áreas rurais e urbanas. Independente do lugar, o primeiro passo é conhecer e escolher os melhores modelos disponíveis. Atualmente, se dividem entre dois: definitivos e temporários.
- As cercas definitivas mantêm o produto instalado por longo tempo. Por isso, devem ser altamente resistentes em relação à carga de ruptura.
- As cercas temporárias podem ter arames mais finos, de modo a facilitar uma possível desmontagem ou até mesmo um novo uso para o material.
As cercas de arame farpado suportam até 350 kgf, sendo mais eficientes e duradouras. Possuem farpas afiadas e separadas, que asseguram que os animais não vão invadir territórios. Com relação ao diâmetro, os fios vão de 1,60 mm a 2,00 mm.
Além do tipo, da carga de ruptura e do diâmetro, também deve-se considerar na escolha das cercas a quantidade e o espaçamento entre os fios. Essas características devem ser condizentes com o porte dos animais e a lotação do território.
O tipo de terreno
O segundo passo importante na instalação de cercas de arame farpado tem a ver com a topografia do lugar. Isso porque áreas com relevos e obstáculos, como barrancos e rios, podem demandar técnicas e materiais específicos durante o serviço.
No caso das fazendas de gado, tem um detalhe relevante: é preciso limitar os espaços internos, como dos bebedouros. Por isso, o cercamento deve ser pensado de modo a guiar os animais para esses lugares; o que afeta, inclusive, na melhor produtividade deles.
Para cada tipo de terreno e objetivo, o cercamento pode ser a melhor opção devido às suas características e versatilidade. A cerca de arame farpado, por exemplo, possui um dos melhores custo-benefício, permitindo cercar um terreno de forma barata.
O fornecedor dos produtos de cercamento
Conhecer os tipos de cerca de arame farpado e entender a topografia são ações necessárias antes de iniciar a instalação do cercamento. Porém, antes de ir às compras também é preciso avaliar outro detalhe: o fornecedor de produtos e acessórios.
Contar com equipes especializadas no assunto é interessante, porque esses profissionais são capacitados para tirar dúvidas e tornar a compra mais inteligente.
Por exemplo, não adianta ir em busca da cerca mais barata, se o seu objetivo é que ela dure muito. Até porque os sinais de ferrugem no arame são indicativos de que está na hora de trocar a cerca rural, assim como o estado de conservação da madeira.
Na imagem abaixo, temos um infográfico gratuito com dicas para não errar na escolha de um fornecedor de tela e acessórios para cercamentos. Acesse:
Na Cercas Cattoni, os especialistas auxiliam o mercado a partir de quatro modelos:
- Arame Farpado Motto (farpas afiadas e homogêneas);
- Arame Farpado Rodeio (fácil manuseio);
- Arame Farpado Sittio (camada de zinco);
- Arame Farpado Reserva Legal (seguro contra impactos);
Inclusive, também oferecem acessórios e equipamentos necessários para instalação. Afinal, durante o serviço será preciso fazer buracos para palanques e ter à disposição grampos, esticadores, martelos e outras ferramentas.
O serviço de instalação das cercas farpadas
Com tudo em mãos, é hora de falarmos da construção da cerca rural. Nesse momento, uma ideia é pensar em um checklist prático e funcional para que o serviço aconteça na melhor sequência. Anote essas etapas e depois veja como as ações devem acontecer.
- Marcações,
- Escavações,
- Mourões do canto,
- Retranca,
- Fixação do morto,
- Rabicho,
- Mourões intermediários,
- Fios de arame,
- Distanciadores.
As marcações servem para localizar onde os mourões serão fixados. Exemplo: os mourões de canto podem ser colocados em buracos de 1,30 m e os outros em 0,80 cm de profundidade. Depois, iniciam-se as escavações dos mourões de canto.
Aqui vale um detalhe: a altura da cerca para gado. Essa informação vai depender dos animais que fazem parte da propriedade, assim como suas características de porte. A partir disso é que se descobre a melhor altura para o cercamento rural.
Para fixá-los, a dica é conferir o nível e prumo. Depois, a retranca, com a principal função de ajudar no travamento. Na sequência, a fixação do morto, onde uma linha é usada para medir o arame que será usado no rabicho. Aí, sim, vem o rabicho, que traciona os mourões.
Seguindo essa ordem, vem os mourões intermediários e a instalação dos fios de arame. Para isso, usa-se réguas e linha-guia. Por fim, instalam-se os distanciadores de cercas.
Dúvidas sobre a cerca de arame farpado?
A Cercas Cattoni é uma empresa que faz parte do Programa de Excelência em Cercamentos. É parceira de todos os fazendeiros e interessados em fazer cerca de arame farpado em suas propriedades rurais.
Possui uma linha completa de cercas para agropecuária, além dos acessórios e equipamentos necessários para a instalação correta. Mais do que isso, possui equipe capacitada para fazer todo o serviço de instalação de cercas.
Isso garante um processo com qualidade em todas as etapas e de forma rápida.
Se você tem dúvidas, quer ter mais informações, adquirir produtos ou contratar serviços, clique aqui. Faça um orçamento sem compromisso e descubra como as soluções Cattoni contribuem para o sucesso do seu cercamento!