Aprenda como cercar uma horta no quintal de casa – passo a passo

Publicado em 30 de julho de 2023

Ter uma horta em casa é um verdadeiro privilégio que muitas pessoas podem ter. Cultivar hortaliças e ter opções naturais para colocar na mesa, aliás, é um desejo atual de boa parte da população, que está cada vez mais preocupada com a saúde. Mas, como cercar uma horta no quintal?

O cercamento é uma etapa importante do processo da criação da horta ao passo que, sem ele, você pode colocar em risco a plantação. Logo, é uma medida de segurança para evitar danos, como as invasões de animais. Inclusive, nem todo alimento plantado pode ser consumido pelos pets, exigindo ainda mais cuidado.

Passo a passo de como cercar uma horta no quintal 

Nem sempre é fácil saber qual é o melhor caminho ou como cercar uma horta no quintal, mesmo que existam vários os motivos para fazer uma horta caseira

Por exemplo, a possibilidade de se conectar com a natureza, cultivar os próprios alimentos, ir em busca da alimentação mais saudável ou até mesmo dar início a um projeto de comercializar os seus novos produtos naturais.

Independente disso, o fato é que para toda situação recomenda-se o cercamento para evitar qualquer tipo de dano que poderia ser causado à plantação. E, atualmente, essa também é uma medida inteligente para manter a proteção com a saúde dos animais, como os pets.

Isso porque o problema nem sempre está somente na destruição das mudas e sementes, mas em acidentes que podem acontecer quando eles ingerem alguma substância nociva. Então, definitivamente, essa é uma ideia que faz sentido para proteger a horta e os pets.

O problema é que nem todo mundo sabe o que fazer ou como fazer para cercar uma horta no quintal de casa, mesmo que seja um projeto pequeno. A ideia deste conteúdo é indicar os melhores passos para iniciar essa cultura produtiva e mantê-la segura desde o início. Confira!

Escolha o lugar

Se o assunto é sobre horta no quintal de casa, claro que o lugar escolhido será esse. No entanto, chamamos a sua atenção para o fato de que também poderia ser um pequeno espaço de um apartamento, próximo a um jardim ou até mesmo em uma escola e assim por diante.

O que não se pode esquecer é que uma horta precisa receber a luz do sol em algum momento do dia. Recomenda-se que isso aconteça, pelo menos, por 4 horas em cada dia. Esse é o tempo ideal para quem vai plantar verduras e temperos.

Limite o local

A próxima indicação é a de determinar o local para plantar a horta. Isso é importante ser avaliado porque dependendo do tipo de sementes e mudas, os espaços deverão ser maiores ou menores. Assim, a dica é avaliar o espaço disponível pensando nos itens a serem plantados.

Anote as dimensões de maneira precisa porque isso vai tornar a sua busca pela tela da horta mais simples. Logo, com esses dados, dá para saber a quantidade ideal do material a ser usado e quanto tempo de instalação deverá ser necessário para esse processo.

Encontre a tela

O próximo passo, também importante, é o de escolher a melhor tela para cercar a horta. Vale a pena considerar que esse produto é diferente do usado para cercar o quintal, ainda que a horta esteja nesse ambiente. Uma dica é pensar na usabilidade da tela e nos seus objetivos.

Ou seja, cada tipo de cerca tem uma função, ao passo que sempre terá aquela que é mais indicada para as hortas, que contém legumes, folhas e frutos. Uma decisão inteligente é apostar em telas feitas com materiais duradouros e de fácil instalação, como as de arame.

Para quem tem dúvidas sobre como escolher a tela para cercar uma horta no quintal, temos uma dica. Recentemente criamos um texto que traz um tipo de análise que deve ser feita para uma tomada de decisão mais assertiva, considerando espaço, uso e alternativas. Leia:


Aprenda a escolher a melhor tela de proteção para horta caseira


Faça a instalação

Agora que você viu como cercar uma horta no quintal de casa pode ser mais simples do que parece, vem a parte prática, da instalação. Por isso, falamos anteriormente sobre escolher um produto que tenha essa característica e que sejam duráveis.

Em caso de dúvidas para fazer isso, a Cercas Cattoni também oferece o serviço de medição no local e instalação das cercas. Dessa forma, você terá um trabalho feito por especialistas e com o uso de ferramentas apropriadas, garantindo o melhor resultado na instalação da cerca para a sua horta.

Inicie o plantio

Com a área definida, limitada e cercada; a próxima etapa é a de preparar o terreno para receber as plantas e iniciar o plantio. Aqui temos a base, isto é, a estrutura que vai acomodar seus futuros alimentos e temperos. Comece por eliminar as ervas daninhas e nivele o terreno.

Na sequência, coloque a terra, escolha as melhores plantas para o seu objetivo e realize o plantio. É legal se orientar pelas técnicas que existem e que dão certo, como a de fazer a organização a partir de pequenas “ruas”, em filas. Isso facilita a manutenção futura.

Por que cercar uma horta caseira?

Antes de finalizar o texto, trouxemos essa pergunta que é muito comum de ser encontrada. Saiba que no começo nem todo mundo que inicia um plantio no quintal de casa considera essa hipótese, a do cercamento. Mas, ela faz muito sentido para garantir a segurança do lugar.

Isso acontece especialmente no que diz respeito ao cuidado com as plantas e alimentos. Ao passo que a proteção contra a ação de animais de estimação pode acontecer a partir do uso da cerca de telas – sendo essa a solução mais indicada.

Afinal, não é incomum que gatos, cachorros e outros bichos invadam esse terreno em busca de comida ou até mesmo de diversão. Além disso, é natural dos pets manterem seus territórios limpos e ir fazer as necessidades fisiológicas em outros locais, como nas hortas.

Quem tem pets em casa e vai iniciar a hora caseira deve se atentar a algumas plantas que devem ser evitadas no plantio porque possuem alto risco para a saúde deles. Entre elas, o hibisco, a arruda, o antúrio, a espada de São Jorge e a Lírio da Paz.

Com cercas para hortas, você garante o sucesso do cultivo e a saúde dos bichinhos. Conheça as principais cercas da Cattoni:

Saiba mais: as telas para viveiros e galinheiros

E para quem tem uma ideia de criar um viveiro ou galinheiro no quintal de casa, assim como as hortas, considere que outros tipos de cercamentos são recomendados. Neste caso, a solução é as telas hexagonais, que protegem o ambiente de animais de pequeno a médio porte.