Você sabe como chama o fio da cerca elétrica rural? Descubra!

Publicado em 15 de agosto de 2023
Você sabe como chama o fio da cerca

Antes de iniciar qualquer instalação, é preciso fazer a compra dos materiais que serão usados nesse processo. É nesse momento que surge uma pergunta: como chama o fio da cerca elétrica rural? A dúvida tem a ver com o fato de existirem vários modelos disponíveis no mercado.

Mas, atenção: não é qualquer tipo de arame que deve ser usado nessa instalação. Existem os modelos mais recomendados, que vão garantir resistência, durabilidade e correta condutibilidade da tensão. Neste conteúdo, a gente explica sobre tudo isso, continue lendo.

Como se chama o fio da cerca elétrica rural?

Se está no título, precisamos responder à dúvida e isso será feito agora mesmo. Para quem não sabe como chama o fio da cerca elétrica, considere que ele é popularmente conhecido como fio de choque. Afinal, é por ele que a corrente elétrica circula gerando o choque elétrico.

Esse fio precisa ser bem esticado para aguentar a tensão. E de qualidade, também. Já que optar por um produto de baixo custo-benefício pode fazer com que a troca seja, necessariamente, mais rápida; o que significa um novo investimento.

Você sabe como chama o fio da cerca

Apesar de já ter a resposta para essa pergunta, recomendamos que leia o texto até o fim porque traremos outros tópicos importantes. Por exemplo, o melhor fio para instalação de cerca elétrica rural. Vamos falar disso e de outros componentes.

Os componentes e o funcionamento da cerca elétrica

Neste conteúdo, traremos os principais componentes usados nesse processo e, inclusive, a questão do fio usado. Depois, teremos uma breve explicação sobre como é o funcionamento dela.

Os componentes da cerca elétrica

Basicamente, a composição acontece a partir de uma central de choque, fio de choque e hastes de isolamento.

Central de choque

A central de choque também é conhecida como central eletrificadora. O nome é indicativo, o que significa que é quem fornece tensão para o sistema, ligando a parte elétrica. É assim que se programa a emissão do pulso de alta tensão em breves intervalos.

Fio de choque

O fio de choque é por onde circula toda a corrente elétrica, permitindo o choque. Geralmente, ele é feito de aço, possui alta resistência à oxidação e difícil ruptura. Inclusive, outra dúvida relacionada é sobre o melhor fio para cerca elétrica. Temos um tópico no fim do texto sobre isso.

Hastes de isolamento

Esse tipo de componente tem a função de fixar o fio. Logo, deve ser fabricado em um material isolante e, geralmente, como de alumínio ou madeira. De todo modo, saiba que a haste tem isoladores para os fios energizados, prevenindo a fuga de corrente elétrica para locais indesejados.

Como funciona a cerca elétrica?

Falar sobre o funcionamento de uma cerca elétrica não leva muito tempo – nem muitas linhas. Afinal, é relativamente simples essa teoria de um sistema de segurança como esse, especialmente agora que já sabemos como ele é composto.

Um ponto inicial é saber sobre a necessidade do aterramento, importante para garantir a sensação de choque.

Sendo assim, temos uma central de choque que gera pulsos de alta tensão em intervalos rápidos. Os choques são aplicados aos fios fixados nos isoladores da cerca. Esses isoladores ficam presos às hastes, criando assim um caminho único.

Além disso, a central emite os pulsos por um dos cabos de isolação e retorna à central por outro cabo. O equipamento aciona uma sirene ou outros dispositivos que podem ser conectados. A sirene toca sempre que o fio for tocado ou cortado.

Para quem ficou com alguma dúvida em algum dos passos, recomendamos outra leitura. É um conteúdo sobre como instalar cerca elétrica na zona rural. Inclusive, trazendo os detalhes mais aprofundados sobre os componentes. Leia.

A importância de usar o fio certo e instalar corretamente

Vale a pena considerar toda a instalação e o uso de componentes de qualidade nesse processo para garantir que o objetivo seja cumprido, isto é, de inibir a ação de invasores. Ainda assim, a instalação clandestina é comum de acontecer, o que traz riscos e prejuízos.

Considere que os choques das cercas elétricas rurais não causam riscos à saúde, nem de pessoas e nem de animais – porque eles são extremamente baixos. Além disso, vem de corrente contínua e acontece em um período curto de tempo; o que os impedem de ficar presa nos fios.

A ideia é afastar os invasores causando um pequeno desconforto, portanto, nunca será um choque fatal. O risco só acontece com fatalidades em situações nas quais as instalações foram feitas incorretamente ou usando componentes inapropriados.

Qual o melhor fio para instalação de cerca elétrica?

A escolha do arame ideal para instalar cerca elétrica é um dos cuidados que se deve ter nesse processo que acontece no campo. Inclusive, agora sabemos como se chama o fio da cerca elétrica: fio de choque. 

A escolha dele vai depender de alguns fatores, como a região onde as cercas serão instaladas, por exemplo. Na Cercas Cattoni, uma empresa especializada em cercamentos, temos dois modelos altamente indicados para essa instalação:

Arame Belgo Eletrix

Um modelo para cercas elétricas rurais, podendo ser empregado ainda como arame liso comum. Ele tem alto teor de carbono e uma camada tripla de zinco que permite alta resistência à corrosão. Conheça mais detalhes do produto aqui.

Arame Liso Galvanizado

São as opções mais comuns na construção de cercas elétricas atualmente. Pelo fato de ser galvanizado, também conta com camada de zinco. Entre as vantagens: fácil manuseio e alta durabilidade. Veja mais do arame para cerca elétrica aqui.

Receba outros materiais gratuitos no seu e-mail

Se você gostou deste conteúdo, que responde à dúvida sobre como chama o fio da cerca elétrica rural, e quer receber mais novidades da Cercas Cattoni, inscreva-se na nossa Newsletter. O preenchimento dos dados não leva mais do que 1 minuto e é gratuito.

Assine a newsletter

Posts recentes

Tags