O arame farpado surgiu há bastante tempo, a partir do conceito das cercas vivas. Por isso, foi usado durante muitas guerras para conter a invasão de inimigos. Hoje, protege casas, fazendas e empresas. É um cercamento econômico e com excelente custo-benefício.
Ele é composto por dois fios de arames que formam um cabo. Esse cabo tem intervalos, os quais se destacam as farpas pontiagudas, como espinhos, que apontam para direções distintas. Além disso, a construção da cerca é simples, porém, exige cuidados para não causar lesões.
É proibido cerca de arame farpado?
Algumas pessoas têm dúvidas sobre o uso desse tipo de cercamento. Será que é mesmo proibido usar a cerca de arame farpado? Não! A confusão acontece porque, em 2007, tivemos um Projeto de Lei sobre isso, mas que não foi aprovado.
Atualmente, a cerca pode ser usada em áreas urbanas e rurais, a depender do interesse. É muito mais comum no campo, especialmente, em fazendas com gado. Na cidade, é uma opção em cima de muros, protegendo condomínios, residências e indústrias.
Inclusive, um dos motivos que torna o uso delas viável é o fato de ser considerada uma sucessora das cercas vivas. Portanto, se antes usava-se plantas com espinhos para a segurança das propriedades, hoje o arame farpado é a solução moderna.
O surgimento da cerca farpada vem da década de 1860, servindo como fortificações na guerra. Entretanto, o produto não sofreu grandes mudanças para o de hoje: um fio trançado com farpas pontiagudas, como espinhos de plantas, apontando para várias direções.
Recentemente, um estudo mostrou que esse sistema construtivo colabora também com a sustentabilidade. “A construção de cercas, fechando a área da nascente, evita a entrada de animais e, consequentemente, o pisoteio e compactação do solo”.
Aliás, o que é proibido mesmo é o uso do arame farpado para fazer cercas elétricas. O fato dele não ser um bom condutor de corrente elétrica explica isso.
A diferença entre o arame farpado e o liso
O arame farpado é galvanizado e fica mais esticado devido à torção dos fios. Assim, uma vantagem é a economia nos mourões. Ele serve para terrenos montanhosos e acidentados, com curvas e desníveis. O liso também é galvanizado, mas para terrenos planos.
O farpado tem menor carga de ruptura, variando de 250 a 350 Kgf. A explicação é que as farpas causam desconforto, provocando o afastamento de invasores sem que haja a necessidade de grande resistência ao impacto.
Nesse contexto, existem outros tipos de arames no mercado, de modo que podem ser usados em situações variadas, do canteiro de obras ao acabamento de construções. Entre eles, o BTC (Baixo Teor de Carbono), o arame ovalado, o recozido, entre outros.
Como cercar terreno com arame farpado?
Outra ação importante para fazer o arame farpado, além de ir em busca do melhor produto, tem a ver com a instalação. O serviço de construção de uma cerca passa por um processo que acontece em etapas — e todas exigem conhecimento.
Em resumo, podemos dizer que o responsável precisará seguir esse caminho:
- Marcações,
- Escavações,
- Mourões do canto,
- Retranca,
- Fixação do morto,
- Rabicho,
- Mourões intermediários,
- Fios de arame,
- Distanciadores.
Assim, inicia-se com as marcações, escavações e a fixação, com nível e prumo. Depois, a retranca que ajuda no travamento e a fixação do morto. Então, o rabicho é para tracionar os mourões, seguido da instalação dos fios de arame e dos distanciadores das cercas.
Qual a distância ideal para cerca de arame farpado?
Na prática, em cada ação deve usar técnicas e indicativos para a melhor instalação. Por exemplo, uma dúvida comum é: qual a distância ideal para cerca de arame farpado? A resposta varia conforme objetivos e características do gado.
Uma ideia é o espaçamento de 10m entre mourões, quando se utiliza 4 distanciadores. Em outros casos, os mourões contramestres devem estar com distância de 1,40m do mourão mestre. Para o interior de propriedades rurais, uma opção é de 3m em 3m.
E a altura da cerca? Isso também vai depender do objetivo:
- Se for uma cerca para gado, entre 70 cm e 110 cm do solo;
- Para caprinos, o ideal é usar 4 fios, sendo o primeiro a 15 cm do solo e o último a 90 cm;
- Para ovinos, a variação é de 30 cm a 90 cm do solo.
Temos outro artigo que traz os detalhes sobre a altura da cerca para gado. Leia aqui!
Qual o valor do metro da cerca de arame farpado?
Mais um questionamento comum a ser feito é sobre o valor do metro da cerca de arame farpado. Nesse caso, a recomendação é não avaliar somente o preço do produto, mas o custo-benefício.
Esse cálculo mais realista considera a durabilidade e a flexibilidade da cerca.
Ou seja, as cercas temporárias de arame farpado podem durar apenas alguns meses. Enquanto as cercas definitivas duram anos. Portanto, a qualidade do material e a confiabilidade do fabricante são requisitos necessários para escolher o melhor produto.
Na Cercas Cattoni, o produto é galvanizado, o que garante maior resistência. Por isso, a durabilidade passa dos 10 anos, aumentando o custo-benefício. Entre as opções, Motto, Rodeio, e Reserva Legal.
A Cercas Cattoni é parceira das pessoas interessadas no cercamento com arame farpado. Tem uma linha completa de cercas, incluindo acessórios e equipamentos. Além dos produtos, oferece o serviço de medição e instalação.
A qualidade em cada etapa do processo é garantida. Tanto que a Cattoni tem a certificação PEC (Programa de Excelência em Cercamentos).
Para saber mais sobre os produtos ou serviços, entre em contato com um dos especialistas. Garanta mais segurança, agilidade e o melhor custo-benefício na hora de fazer cerca de arame farpado na sua propriedade!