Ele é um produto criado no final do século XIX, que passou por mudanças em seu processo de fabricação até se tornar firme e duradouro, representando um dos melhores custos-benefícios para cercamentos da atualidade. Mas, você sabe onde usar o arame farpado? Temos a resposta. Abaixo, leia também:
- O que é o arame farpado;
- Onde usar o arame farpado;
- Como usar o arame farpado;
- Como instalar e comprar o arame farpado.
O que é o arame farpado?
Entender o que é e onde usar o arame farpado é essencial para garantir a proteção necessária que deseja.
Portanto, o arame farpado foi criado em 1867 pelos norte-americanos, tornando-se muito comum nas fortificações das guerras de trincheiras. É um fio trançado com farpas pontiagudas, como espinhos, que apontam para direções distintas.
A sua invenção chega para substituir a cerca viva (feita com plantas que possuem espinhos) ou de pedra, que mantinha a segurança dos locais. Hoje, o principal uso é para delimitar espaços e aumentar a segurança do lugar. Porém, pode servir para finalidades variadas, como veremos abaixo.
Entre as vantagens do arame farpado, destaca-se o custo-benefício: o preço do produto é acessível e torna a construção de cercas mais barata para os proprietários. Sem contar que é um material com ótima eficácia e qualidade.
Outro ponto positivo é que existem vários tipos de arames farpados no mercado, considerando o tipo de material e até mesmo o acabamento. Um exemplo é do arame que passou pela galvanização, que o torna mais resistente à corrosão.
Onde usar o arame farpado?
As cercas de arame farpado podem ser definitivas, quando possuem o objetivo de ser mantido por longo tempo. Em outros casos, elas poderão ser temporárias, com a desmontagem em pouco tempo, e, por isso, podem ter arames mais finos e com menor carga de ruptura.
Para saber qual opção escolher, saiba que esse tipo de arame pode suportar cargas de até 350 kgf. Mas para uma compra mais assertiva, é preciso saber onde usar o arame farpado. Há duas opções, que detalhamos nos tópicos que seguem.
Na zona urbana
O arame farpado pode ser instalado em muros e portões de residências e empresas, tendo a finalidade de cercar os espaços e dificultar a passagem de invasores. Logo, é uma técnica para aumentar a segurança dos imóveis.
Na prática, o arame farpado em muros tem ação psicológica e desestimula ações criminosas.
É mais comum ser instalado em grandes muros, no alto da parede de concreto, tornando-se uma ferramenta para a segurança local. Já em lugares mais baixos nos centros urbanos não é recomendado, já que pode ocasionar incidentes.
Na zona rural
Em propriedades rurais, o produto pode servir para delimitação de terras, assim como para evitar invasões. É interessante para terrenos irregulares por serem flexíveis na hora da instalação.
Em 2007 saiu um Projeto de Lei que proibia o uso de arame farpado na zona rural, assim como nas cercas que dividem os pastos. Mas, a PL do deputado José Airton Cirilo não foi concretizada.
O arame farpado na cerca elétrica?
Uma dúvida que muita gente tem é: posso usar o arame farpado na cerca elétrica? Não. Essa não é uma boa ideia e há bons motivos para acreditar nisso, como o fato de não ser um bom condutor de corrente elétrica, o que pode gerar prejuízo.
Como usar o arame farpado?
A instalação do arame farpado é simples, tendo a necessidade apenas de se fincar as estruturas de fixação, como estacas, no lugar que o cercamento será feito. É possível usá-lo em cima de muros. Depois, desenrola-se o arame prendendo nos locais indicados.
Apesar da facilidade, é preciso que se tome alguns cuidados nesse trabalho. Afinal, a cerca de arame farpado precisa estar bem tensionada para garantir a proteção correta do espaço. Ao mesmo tempo, por ser comercializado em metragens diferentes, é necessário esticar o produto corretamente para preservar o material.
Os responsáveis pela instalação precisam contar com os equipamentos de proteção individual e as ferramentas de cercas, como chave balancin, catraca e grampos.
Atente-se a compra e a instalação do arame farpado
Verificar a procedência do arame farpado é interessante para que se tenha a certeza de que a durabilidade dele vai ser por longos anos. Há variações no mercado, o que pode ser mais ou menos interessante para o seu projeto.
Contar com os equipamentos e acessórios certos para a instalação também é indicado para que se tenha os melhores resultados após o serviço. Na dúvida, entre em contato com uma equipe especializada.
A Cercas Cattoni faz a venda do arame farpado e a instalação correta, sendo uma referência em todo mercado de cercamento no nosso país. Entre em contato e faça um orçamento gratuito: 47-98833-4563 ou [email protected].
Veja as opções:
- Arame Farpado Motto – Farpas afiadas e separadas homogeneamente evitando que os animais invistam sobre as cercas;
- Arame Farpado Rodeio – De fácil manuseio, é para cercas em geral nas regiões urbanas e rurais, sendo pouco agressivas ao arame;
- Arame Farpado Sittio – Com camada leve de zincagem, é indicado para cercas em geral nas regiões urbanas e rurais.
Outros tipos de arames
Para quem busca um cercamento barato na zona rural ou a proteção de imóveis na zona urbana, o arame farpado é uma ótima ideia. Ele tem instalação simples e é considerado o primeiro modelo criado para conter o gado.Além dele, também existem outras opções de arames, como o galvanizado, o liso, o recozido, o BTC, o ovalado e o em aço inox. Temos um conteúdo que explica todas as características de cada um deles.