9 dicas para você deixar sua casa segura para o final de ano!

Publicado em 6 de novembro de 2019
9 dicas para você deixar sua casa segura para o final de ano!

Fim de ano chegando, viagem programada, família ansiosa. Esta é a visão mais comum nesta época, quando todos os pensamentos começam a ficar focados em apenas uma coisa: as tão esperadas férias. Só que normalmente uma coisa preocupa: deixar a casa “sozinha”.

Neste post iremos apresentar 9 dicas para você deixar sua casa segura para final do ano. Falaremos de alguns cuidados que podem ser tomados para deixar a casa ou propriedade mais segura, assim você e sua família possam viajar mais tranquilos! Continue a leitura!

1. Casa segura: não facilite a entrada de invasores

Preste atenção no que está muito visível na sua casa, como escadas que podem facilitar a entrada para pisos superiores, varandas, janelas baixas ou aberturas que ajudam na escalada. A sugestão é instalar ar-condicionado em paredes e não em janelas, que podem ser utilizadas como meio de invasão.

Também fique atento à parte externa, como árvores que dão acesso à sua casa ou até mesmo plantas que podem facilitar o acesso de pessoas desconhecidas. Evite os portões em barras, eles podem servir como escada e ajudar, em muito, na entrada de ladrões. 

2. Tenha um cão de guarda

Ter um cão de guarda além de ser uma ótima companhia pode ajudar muito na questão da segurança. Entretanto, alguns cuidados são necessários como adestrar seu cão. Além dos comandos básicos ele precisa aprender a não aceitar comida de estranhos e a latir quando avistar perigo na sua residência. 

Lembre-se sempre que um cão inibe a presença de invasores, seus latidos, além de avisar, colocam medo e receio no possível ladrão. E claro, é fundamental que você peça a um vizinho ou familiar que já tenha contato com o seu cachorro para dar comida a ele enquanto vocês estiverem viajando.

3. Mantenha a casa iluminada 

Manter sua residência iluminada também é uma ótima dica para deixar a casa segura. São pontos estratégicos que além de dar falso entendimento que há alguém em casa, ajudam a inibir a entrada de estranhos. 

O ideal é usar timers ou sensores fotoelétricos para acender as luzes quando escurecer e apagá-las ao amanhecer. Caso as luzes fiquem acesas durante todo o tempo, mostrará que não há ninguém. Você também pode optar por luzes com sensores de presença.

E ainda, caso sua rua seja pouco iluminada, é recomendado que você utilize luzes do lado de fora também, principalmente nas portas e portões que dão acesso à sua residência. 

4. Evite marcar localizações nas redes sociais 

Com a utilização das redes sociais, ficou fácil divulgar onde estamos e com isso pode parecer interessante manter a família e amigos informados sobre nosso dia a dia. 

Contudo, saiba que tudo o que você posta pode estar sendo observado pelos invasores. Todo o cuidado é pouco, por isso ao socializar sua localização, mesmo através de fotos, cuide para que suas redes sejam restritas a parentes e amigos. 

De qualquer forma, se puder evitar publicações que indiquem sua localização é o mais adequado, assim você, sua família e sua casa ficam mais seguras.

5. Cuidado com portas e janelas 

Ao analisar sua casa de fora para dentro, o que você consegue ver? Equipamentos eletrônicos, televisores, notebooks, joias? Cuide com janelas que mostram mais do que deveriam. 

Se você tem janelas grandes, a dica é usar vidro laminado, este tipo de material ajudará a manter sua casa isolada de olhares indesejados, já que a visão é apenas de dentro para fora.  Outra dica é usar persianas ou cortinas escuras para que outras pessoas não enxerguem o que há dentro da sua casa. 

6. Instale câmeras e alarmes

Para muitos, investir em câmeras, alarmes e outros dispositivos, pode parecer desnecessário ou até mesmo pode significar algo de alto custo.

Entretanto, esses equipamentos não devem ser vistos como um custo, mas um investimento, já que eles farão com que, no mínimo, o invasor pense bem antes de invadir.

Hoje existe uma prática que tem se tornado bastante comum que é a Rede de Vizinhos, onde moradores de uma determinada rua ou bairro se unem para se ajudar no monitoramento das casas uns dos outros.

Isso também pode ser muito útil, se você instalar câmeras, será um reforço. Se não for possível adquirir esses equipamentos, saiba que a Rede de Vizinhos pode ser de grande ajuda, contribuindo para deixar sua casa segura.

7. Peça ajuda a um vizinho de confiança

Você notou que até agora apresentamos vários cuidados em que seus vizinhos podem ajudar? E ele ainda pode contribuir um pouco mais para a segurança do seu lar.

Além da Rede de Vizinho que falamos acima, vale a pena falar com um vizinho mais próximo, amigo da família e avisar qual a data de retorno, assim ele poderá avisar se notar algo estranho.

Você pode pedir para ele também pegar suas correspondências e se você recebe jornais em casa, peça para que ele também os pegue para evitar que as pessoas notem que tudo está se acumulando em frente da sua porta e assim, que você não está em casa.

8. Verifique se tudo está desligado e trancado

Antes de ir viajar verifique se tudo está desligado e trancado. Olhe se o gás está fechado, se todos os eletrônicos e eletrodomésticos estão desligados e se todas as portas e janelas estão trancadas. 

Esses cuidados são muito importantes principalmente se você irá ficar muitos dias fora de casa. Lembra que já falamos muito de como o vizinho de confiança pode ajudar?

Neste caso vale a pena até, se for possível, deixar uma cópia da chave com ele para ele verificar de vez em quando se está tudo certo dentro de casa.

9. Sua casa pode ficar mais segura com o cercamento ideal

Investir no cercamento ideal para o seu imóvel é essencial não só para a segurança do seu patrimônio enquanto você e sua família estiverem longe de casa, como também no dia a dia.

Já falamos em outros conteúdos de como uma cerca é mais adequada do que muro, já que os ladrões preferem muros que escondem a casa do que as cercas que mostram o que está acontecendo do lado de dentro.

No mercado cada dia surgem novidades e inovações quanto às opções de cercamento que trazem não só mais segurança, mas também beleza aos imóveis.

Gostou das nossas dicas? Se quer mais segurança para você, sua família e o seu imóvel, entre em contato conosco pelo WhatsApp (47) 98833-4563 ou no e-mail [email protected] e saiba mais sobre todos os modelos que temos! Iremos te ajudar a optar pela melhor cerca para proteger seu patrimônio!