Loja de material de construção precisa investir em marketing digital?

Publicado em 4 de junho de 2020
Loja de material de construção precisa investir em marketing digital?

O segmento de materiais de construção é um dos mais relevantes de todo o mercado brasileiro. Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para os seus empreendedores.

Não é novidade que a grande maioria dos consumidores está na internet. Mais que fornecer informações, canais de atendimento e novas oportunidades de negócio, o grande papel das marcas no ambiente online é promover relacionamentos! 

Isso significa que, além de estar na web, as lojas precisam encontrar meios para que novos clientes enxerguem nelas verdadeiros parceiros para sanar suas demandas e necessidades.

A principal busca nesse sentido são meios que identifiquem o público a ser atingido, o engajem em prol dos objetivos do negócio e o destaquem perante a concorrência como a solução mais segura e eficiente para quem precisa ou deseja comprar.

A seguir, entenda melhor a importância do marketing digital para as lojas de materiais de construção e confira os principais meios de ter sucesso ao traçar as suas estratégias online. Continue a leitura!

Por que o marketing digital é importante para lojas de materiais de construção?

Segundo dados da Abramat, divulgados em matéria do Estado de Minas, apesar da atual crise, as lojas de materiais de construção começaram 2020 com perspectivas de crescer mais 4% em relação ao ano anterior, em que a subida foi de 2%.

O cenário é otimista para quem atua na área, mas é preciso manter-se atento ao fato de que, no mesmo passo em que as oportunidades de negócio se ampliam, a concorrência entre as lojas também cresce.

Para manter a relevância nesse crescimento, garantir competitividade perante outros negócios e atender às diferentes demandas dos consumidores modernos, o marketing digital se tornou uma ferramenta imprescindível aos empreendedores. 

O crescimento significativo do uso da internet, tanto por indivíduos quanto por empresas, atingiu um ponto de extrema importância. Trata-se de um recurso que não pode mais ser ignorado e que é essencial para quem quer se posicionar no mercado. 

É nesse contexto que você precisa adotar técnicas para atrair novos consumidores, se relacionar com eles, os fidelizar e alimentar novas oportunidades de vendas.

De acordo com a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 95% das empresas já optam pelo marketing digital como ferramenta para crescer. 

Quase 70% desses negócios reconhecem a eficiência desse recurso para as suas vendas. Ao mesmo tempo, porém, mais de 60% deles também percebem que algumas variáveis podem ser amplificadas em prol de resultados ainda melhores.

Além de reafirmar que o marketing digital se tornou praticamente obrigatório para as empresas, esses dados demonstram que a competitividade entre as organizações passou a se pautar na sua capacidade de traçar estratégias realmente eficientes!

No próximo item, descubra os pontos mais importantes na hora de investir em marketing digital para se destacar entre os seus concorrentes. 

Como melhorar a prospecção de clientes no ambiente online?

Ao investir em marketing digital, sua loja deve adotar as próprias estratégias, considerando as suas peculiaridades e as características do seu público-alvo.

Alguns cuidados, porém, são comuns para todos os casos e podem fazer a diferença nos resultados obtidos através da divulgação na web. Confira os principais deles: 

Aposte em diferentes canais

O principal objetivo do marketing digital é criar uma boa relação com os clientes. É preciso atingir o público nos canais em que ele se encontra. 

Para que isso seja possível, é preciso traçar o perfil ideal dos seus compradores potenciais e estabelecer quais são as plataformas online que essas pessoas utilizam. 

O primeiro passo é divulgar o seu negócio e criar laços com as pessoas presentes em redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram e até YouTube. 

Outro ponto importante quando tratamos sobre canais de comunicação é garantir que a clientela possa entrar em contato com o seu negócio através da plataforma que preferir. 

Isso quer dizer que e-mails marketing também devem ser utilizados, bem como mensagens via SMS ou até chats no próprio site da sua empresa. 

Invista em um site próprio

Por falar em meios de contato em site, lembre-se que a sua empresa também deve ter o seu próprio ambiente na web.

Mesmo que redes sociais e outras plataformas de interação permitam que o seu negócio apareça e divulgue suas informações, um website próprio é o único canal que, de fato, pertence à empresa e pode se adaptar a ela nos mínimos detalhes. 

Todos os esforços de engajamento que você realizará para atrair clientes consequentemente culminarão na busca por seu negócio. Essa busca deverá ser direcionada ao seu site. 

Para que a empresa atinja os seus objetivos ao apresentar-se ao público interessado, o site deve ser bonito, atraente, completo em termos de informações, de fácil navegação e com um acesso intuitivo.

Lembre-se também de criar um website responsivo, ou seja, que possa ser acessado tanto por computadores, quanto por smartphones e tablets – tendo em vista que os internautas utilizam diferentes dispositivos e desejam ter facilidades nesse sentido. 

Faça divulgações orgânicas e também patrocinadas

Quando alguém precisa resolver um problema, sua primeira atitude nos dias atuais é buscar pela solução no Google. 

Ao criar conteúdo de valor, que realmente aborde as principais questões relacionadas ao seu público-alvo, o Google indexará os links com suas informações nos resultados das buscas.

Isso quer dizer que, quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, por “melhores materiais de construção”, as informações oferecidas pelo buscador podem ser matérias do blog da sua própria empresa!

Esse tipo de movimento é conhecido como engajamento orgânico, em que o negócio apenas informa as pessoas e lhes ajuda a solucionar os seus problemas para que elas naturalmente passem a percebê-lo como referência em determinado assunto. 

Por mais que essa estratégia seja eficiente, ela não anula a necessidade de investir também em anúncios pagos. 

Enquanto o engajamento orgânico gera uma maior percepção de valor, os anúncios patrocinados podem direcionar ofertas imediatas para quem procura por soluções em seu segmento. 

É preciso saber trabalhar esses dois meios com equilíbrio, gerando relevância e novas oportunidades de venda de maneira simultânea. 

Tenha foco no pós-venda

Tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar aqueles que já compraram em sua loja. 

A internet é uma importante ferramenta nesse sentido, pois ajuda a empresa e demonstrar a sua preocupação com o sucesso das soluções oferecidas ao público.

Através de interações online, você pode captar opiniões de clientes, responder a reclamações e propor discussões sobre aquilo que foi vendido. 

No mesmo sentido, ao gerar conteúdo, você pode enriquecer a experiência de compra, fornecendo dicas de utilização de determinado produto, comparações entre marcas, tutoriais de auxílio, entre outros materiais semelhantes. 

Contrate uma agência especializada

Todos os pontos mencionados até aqui servem como uma base para quem deseja ter noção sobre o que considerar na hora de investir em marketing digital. 

Para traçar estratégias realmente eficientes, porém, um trabalho complexo e especializado é necessário, já que os diferentes canais online, bem como suas técnicas de marketing, envolvem conhecimentos específicos. 

Dificilmente um esforço amador trará resultados realmente significativos e mensuráveis. Contratar uma agência especializada na área, portanto, é de suma importância!

Tenha em mente quais são os seus objetivos com o marketing e o quanto a sua empresa deseja crescer com isso. 

Com base nas noções apresentadas aqui, leve suas demandas a especialistas e defina as melhores estratégias em prol do seu negócio!

Você já havia refletido sobre a importância do marketing digital para as lojas de materiais de construção? Quer ficar por dentro de ainda mais dicas imperdíveis como essas? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do nosso blog. 

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