Cerca industrial: 5 cuidados para acertar na escolha!

Publicado em 12 de agosto de 2019
Cerca industrial: cinco cuidados para acertar na escolha!

Pode parecer uma decisão simples, porém cercar em torno da sua empresa/indústria traz qualidade de vida e beleza. Sem contar que é uma solução prática que ajuda a garantir a segurança do local. Mas, para decidir por qual material usar e como fazer a cerca industrial, deve-se levar em conta diversos fatores.

Neste post vamos dar cinco dicas importantes para que você acerte na escolha da cerca industrial. Atender aos regulamentos da NR-12 é um dos pontos principais, sem contar o material de qualidade e ter um planejamento adequado. Estas ações, em conjunto, trazem proteção e saúde aos trabalhadores e, aliado a isso, o aumento da produtividade.

Dica 1 – Cerca ou Muro?

A primeira dica vem para informar que ter cerca, aos invés de muro, possibilita enxergar quem está do lado de fora e você consegue perceber algum tipo de risco e tomar certas providências. A cerca deixa tudo mais visível e, assim, mais protegido. O muro, por certo, protege o invasor, que entra, fica e se esconde.

Hoje, muitas pessoas optam pelo cercamento devido à visibilidade. Na indústria, a prática de uso de telas se torna simples e efetiva tanto na questão de proteção quanto no isolamento dos maquinários.

Mas é preciso estar atento às regulamentações que dizem respeito à proteção do trabalhador, como a NR-12 que falaremos mais adiante.

Dica 2 – Qual tipo de cerca industrial devo escolher?

Como segunda dica, falaremos dos tipos de cerca industrial. Não são muitos, há dois modelos a serem pensados: o cercamento físico e o eletrônico, onde ambos atendem à demanda.

O primeiro é feito com telas, barreiras que proíbem ou pelo menos dificultem o acesso de pessoas não autorizadas. O cercamento eletrônico é feito por sensores utilizados, principalmente quando se acessa os maquinários. O dispositivo percebe a presença de corpos estranhos e interrompe, automaticamente, o funcionamento de uma prensa, por exemplo.

Dica 3 – Quais são as características que devo levar em consideração?

Nossa “dica três” traz algumas características que são importantes na etapa da escolha que deve ser pensada, planejada e focada. São elas:

O produto precisa ser modular e transparente por conta de uma melhor visualização.

  • Que seja fácil de instalar e fazer manutenção.
  • Material duradouro, leve e resistente a impactos e ao tempo.
  • Principalmente, que seja 100% adequando às normas.

Encontre um fornecedor confiável e garanta o sucesso da sua cerca industrial. Não esqueça que melhor a segurança e a proteção, melhoram a produtividade.

Dica 4 – O que devo levar em conta ao contratar uma empresa para comprar e instalar?

Segurança e durabilidade. Neste link você poderá ter informações importantes sobre estes dois pontos, principalmente na instalação do material.

Beleza também pode e deve ser levada em consideração, até porque é a imagem da sua empresa que está sendo mostrada ao público que passa e os clientes. Você sabia que pode personalizar a cor da cerca industrial. Além da beleza cria identidade para a sua empresa.

Antes de contratar solicite uma amostra do produto, comparar a qualidade é tão importantes quanto comparar os preços.

Contrate uma empresa que irá oferece o serviço completo, desde a medição do espaço até a instalação da cerca industrial. Desta forma não precisará perder tempo na contratação de diversos profissionais.

Material que atende 100% as normas.

Dica 5 – Deve atender à Norma Regulamentadora NR-12

Na quinta e última dica, as condições devem atender à Norma Regulamentadora NR-12requisito fundamental na hora de escolher a cerca industrial.

O objetivo principal do documento é garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para os trabalhadores.

A Norma contempla um texto principal e 12 anexos que tratam exclusivamente de todo o ciclo de vida dos maquinários e equipamentos, isso inclui o transporte, a instalação, utilização e manutenção, temas relacionados à segurança, capacitação dos trabalhadores e diretrizes que normatizam os equipamentos.

Desta forma saber se a empresa contratada obedece à NR-12 é fundamental para o sucesso não apenas da colação da cerca industrial, mas para a vida útil do material, pois a Norma trata até da eliminação do material ao final de vida útil deste.

Destacamos que o empregador é o responsável por adotar medidas de proteção ao funcionário, garantindo assim saúde e integridade física. Ainda, portadores de deficiência merecem medidas apropriadas.

Mas, quais seriam estas medidas?

Em resumo, a NR-12 exige três principais, adotadas nesta ordem de prioridade: proteção coletiva, como travas e bloqueios; administrativa ou de organização no trabalho, que seriam os procedimentos, instruções de trabalho, 5S, entre outros; e individual, como máscaras respiratórias, luvas e demais.

Queremos destacar, ainda, que tudo deve ser observado. Das áreas de circulação, aos espaços dos maquinários e equipamentos. Tudo deve atender à Norma. Mudanças pedem investimentos e investimentos que capacitam e melhoram, aumentam a produtividade e isso traz bons resultados para a empresa, sem dúvida.

Melhorias evitam ou diminuem acidentes que reduzem “dores de cabeça”. Uma ação leva à outra, a motivação aumenta, os afastamentos por motivos de acidente ou doença caem e todos vivem melhores.

Sempre lembrando que a fiscalização é bastante rígida, onde a norma dever ser aplicada, de fato.

Por fim, ainda declaramos que muitos estudos, já testados e comprovados, mostram de que quanto mais visível é um imóvel, mais protegido ele fica, por isso a cerca industrial se tornou uma solução prática, simples e muito efetiva.

A Belgo Cercas e Cia Cattoni é uma empresa especializada, que atende todas as normas e ainda oferece um serviço customizados. Além de analisar o local, onde você pretende instalar a cerca industrial, os profissionais da empresa calculam a área desejada para a colocação da cerca industrial.

Visite nosso site, cadastre-se em nossa newsletter e receba informações.