Como saber se está na hora de trocar a cerca rural? Se você chegou até aqui é porque pode ter essa dúvida, ou alguma outra relacionada a vida útil e possível troca do seu cercamento atual.
As cercas estão geralmente presentes por toda a propriedade rural, já que são funcionais e ajudam o produtor rural em diversas atividades, desde a segurança da propriedade, até contenção de animais e delimitação de terras. Por isso, tê-las em bom estado, é fundamental.
Sendo assim, identificamos esta demanda e aqui estamos para falar sobre o assunto, a fim de ajudá-lo a entender se está na hora de trocar sua cerca rural.
Continue a leitura e desvende alguns aspectos que indicam que está na hora de renovar o cercamento da sua propriedade!
Como saber se está na hora de trocar a cerca rural?
Existem alguns pontos cruciais que quando observados, é possível entender se está na hora de renovar os cercamentos da sua propriedade, são eles:
Sinais de ferrugem no arame
Se o arame presente no cercamento é de qualidade baixa à mediana, analise a quanto tempo as cercas foram instaladas. Isso porque, nessas situações, o arame tem por volta de 5 anos de vida útil, depois disso, ele passa a mostrar sinais de enferrujamento.
O processo de enferrujamento no arame trata-se da perda da camada de zinco (camada brilhosa do produto), começando a ficar com aparência opaca, até atingir tons alaranjados e marrons.
Um arame enferrujado perde sua resistência e não passa mais estabilidade para o cercamento, prejudicando as cercas e causando quebras.
Além do cercamento rural não ter mais serventia quando enferrujado, ele ainda pode ser condutor de doenças aos animais e até pessoas que tenham contato com ele, uma vez que este fenômeno pode causar tétano, dentre outras enfermidades.
Sua cerca rural apresenta sinais de ferrugem? Se sim, este é um forte sinal de que está na hora de trocá-la. Aliás, escolha arames de boa qualidade, cobertos com uma forte camada de zinco, que demorem mais para desgastar e não estejam a mercê de intempéries.
Estado de conservação da madeira
Você sabia que as modificações em uma cerca rural, são geralmente causadas de acordo com o estado de conservação da madeira? Isso acontece porque é bastante comum o uso de estacas de eucalipto para essa atividade, por ser uma alternativa mais barata.
Mas, ainda que a madeira de sustentação do seu cercamento não seja de eucalipto, ela ainda está sujeita a desgastes com o passar do tempo. Situações comuns de desgaste da madeira são:
- Os animais podem colocar a cabeça de vez em quando sobre a cerca, e isso pode abalar a estrutura e sustentação da madeira, logo, tirando também a sustentação do arame;
- É comum que as estacas de madeira comecem a apodrecer onde termina a terra e começa o ambiente acima do solo, com o passar dos anos;
- O eucalipto dura cerca de 8 anos até começar a apodrecer e a quebrar;
- É inevitável que as ações climáticas hajam sobre o cercamento, com o passar do tempo, devido a sol, chuva e ventos, a cerca rural começa a perder estabilidade e utilidade.
Se tratando do estado de conservação da madeira, ao identificar que ela já não está mais adiantando, é hora de trocar.
Como você já irá gastar com madeira nova e com a instalação, é recomendado investir em materiais novos, cercas e arames também (pois a perda de qualidade da madeira, estraga também as cercas e os arames) para garantir a qualidade e a vida útil do cercamento.
No caso de cerca elétrica, os cuidados são mais específicos
Se o seu caso for cerca elétrica rural, ela também apresenta alguns aspectos que ditam se está na hora de trocá-la. Aliás, tenha em mente que além dos cuidados que você precisa ter na instalação de cerca elétrica rural, é necessário se atentar à manutenção dela, assim como a qualidade do arame para a cerca elétrica.
Neste contexto, para saber se é necessário fazer ajustes ou trocar completamente a cerca elétrica, analise os seguintes fatores:
- Existe algum tipo de dano nas baterias?
- Os isoladores estão em bom estado ou sofreram alguma interferência? Isoladores são fundamentais em cercas elétricas, o bom estado deles é imprescindível.
Além destes, existem algumas ações naturais, digamos assim, que podem interferir na qualidade da cerca:
- Aterramento insuficiente;
- Rompimento no arame eletrificado;
- Perdas ocasionadas por vegetação alta ou inundações.
Logo, é necessário tomar atitudes para resolvê-las, considerando a troca dos elementos danificados, ou mesmo da cerca toda, para garantir qualidade e segurança para sua propriedade, pessoas e animais que circulam pelo ambiente cercado.
E Então?
Como você pôde ver, a hora de trocar a sua cerca rural pode chegar e você nem perceber, por isso elencamos os principais aspectos para se manter atento neste cenário.
Ainda, vale ressaltar que a análise da qualidade e integridade das cercas na sua propriedade rural é muito importante, já que está alinhada com a proteção da propriedade, pessoas e animais no ambiente, por exemplo.
Agora que você já sabe disso tudo, que tal analisar como está o seu cercamento rural? A Cercas Cattoni pode fazer uma avaliação do melhor modelo de tela para a sua necessidade, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar com a melhor cerca rural para a sua propriedade!