Cercar a horta caseira – Saiba qual é a melhor tela

Publicado em 2 de agosto de 2022
Cercar a horta caseira

A horta caseira se tornou uma ideia brilhante para as pessoas e famílias que prezam por uma alimentação mais saudável. Em casa, a partir de poucos metros quadrados, é possível plantar hortaliças, temperos e legumes, por exemplo.

Só que antes de chegar no cultivo e posteriormente no consumo, existem etapas importantes para montar um espaço que preserve o crescimento desses alimentos. Um dos cuidados passa pela proteção da horta, que pode ser feita com telas para cercamentos.

Para saber qual a melhor cerca para esses espaços caseiros, leia:

  • Por que cercar a horta caseira?
  • Como fazer uma proteção para a horta?
  • Qual a melhor tela para cercar a horta?

Por que cercar a horta caseira?

A horta caseira não é famosa nos dias atuais apenas porque deixa o ambiente mais colorido e mais bonito. Existem vários benefícios desse tipo de construção, especialmente, que é mais comum em quintais. Por exemplo, o fato de ter hortaliças frescas à disposição para o almoço.

Apesar das vantagens, na hora montar o projeto da horta, muita gente acaba esquecendo de um ponto importantíssimo: a proteção dela. Esse cuidado precisa estar na pauta e tem relação direta com o cercamento da horta caseira.

Em um primeiro momento, esse detalhe parece não ser necessário. Só que quem tem um animal de estimação em casa sabe muito bem do que estamos falando. A partir disso, a cerca passa a ter um papel fundamental na proteção das plantas e alimentos.

Abaixo, vamos detalhar um pouco mais dos principais motivos para proteger a sua horta.

Inibe a ação dos animais de estimação

Esse motivo é clássico e cada vez mais comum. Seja um gatinho ou um cachorrinho, eles possuem o instinto de entrarem em contato com vários tipos de plantas, inclusive, legumes, hortaliças e outras que podem estar na sua horta.

O problema não está apenas em destruir as mudas, mas sim quando, por motivos acidentais, eles ingerem algum item perigoso para a saúde deles. Uma boa parte dos pets são sensíveis a alimentos crus e determinados tipos de nutrientes. Por isso, esse cuidado é importante.

Permite o crescimento das plantas

Esse ponto é para lembrar que mesmo quem não tem pet em casa deve manter a horta protegida com telas. A começar pelo fato de que existem várias espécies de plantas e algumas possuem mais fragilidade no crescimento.

Então, seja por descuido ou outros fatores, aquele espaço pode ser destruído por objetos pesados ou até mesmo pisadas de pessoas.

Delimita o espaço da plantação

Usar uma boa tela para cercar a horta caseira também traz a vantagem da delimitação do espaço. Para quem tem um quintal grande, esse planejamento parece ser mais simples. No entanto, algumas espécies de mudas podem crescer de modo rápido e desenfreado.

O cercamento vai ajudar a preservar aquela plantação, de maneira que se concentre em um espaço limitado. O que acaba sendo positivo para o controle de pragas e doenças que podem acontecer.

Como fazer uma proteção para a horta?

Agora que vimos a importância de cercar a horta caseira, o próximo ponto é saber como fazer essa instalação. A boa notícia é que existem muitas opções e modelos de telas para esse espaço. Inclusive, de materiais diferentes, como madeiras, bambus, arames e outros.

A tela de arame é uma das opções do mercado mais interessantes para a ocasião. Abaixo, a gente vai explicar os motivos. Antes disso, é importante que a pessoa interessada no cercamento leve em conta o custo-benefício do produto.

Ou seja, será preciso montar as telas, se a instalação é complexa, qual é o preço e outros detalhes. Uma dica que faz muito sentido é avaliar a sua horta antes de pensar no cercamento: quais as necessidades? É apenas a proteção ou a delimitação do espaço também?

Como escolher a tela de proteção?

Para garantir um cercamento de horta ideal, vem a escolha da tela que será usada. Como fazer isso para realizar uma compra assertiva? A resposta vai vir a partir de 3 pontos: o espaço disponível, as utilidades do produto e o conhecimento sobre as opções do mercado.

O espaço disponível na hora

Geralmente, uma horta caseira não ocupa um grande espaço do quintal. No entanto, ter essa medida correta ajuda na hora de avaliar os produtos do mercado. Além disso, a extensão da área importa para o crescimento das plantas.

As utilidades da tela de proteção

Para a compra da tela, a pessoa deve levar em conta quais as finalidades e os usos dela. O mais comum é pensar na proteção contra os invasores, como os animais domésticos. No entanto, elas podem ser úteis para delimitar os espaços, permitir a circulação do ar, etc.

As alternativas de telas disponíveis

Outra etapa para a escolha vem do conhecimento sobre os produtos que existem no mercado. O melhor exemplo vem da Tela Gradil, que é soldada em arame de aço galvanizado. Logo, se torna uma solução prática e perfeita para o fechamento de hortas. Veja mais abaixo.

Qual a melhor tela para cercar a horta?

Uma das alternativas mais levadas em conta pelas pessoas que possuem horta em casa é a cerca que é feita com as telas de arame. Isso porque elas são fáceis de serem manuseadas e possuem as funções necessárias para esse tipo de plantação.

Os materiais são duráveis e permitem a visão de quem está do lado externo, o que é importante para monitorar a saúde das plantas. Na Cercas Cattoni, as opções com melhor custo-benefício são: tela alambrado e a tela soldada.

O cercamento agrega segurança e economia no projeto da horta. Conheça mais desse tipo de tela para cercar hortas caseiras.

Assine a newsletter

Posts recentes

Tags