Cercas de arame: novas possibilidades para os projetos arquitetônicos

Publicado em 19 de julho de 2021
Cercas de arame novas possibilidades para os projetos arquitetônicos

Apesar de ainda existir a ideia de que as cercas de arame devem ser utilizadas apenas para fins rurais ou de segurança, elas estão cada vez mais ocupando distintos ares. Já é possível encontrar cercas de arame na arquitetura, que agregam ao ambiente e são úteis aos projetos mais exigentes.

Para se ter uma ideia, o artista Edoardo Tresoldi, criou no Parque Arqueológico de Siponto, na cidade de Foggia, na Itália, uma construção em tela de arame feita em larga escala. Pela noite, a estrutura se ilumina, proporcionando uma verdadeira experiência a quem passa pelo local.

O exemplo citado mostra o quão versáteis são os materiais em cerca, que unidos a boas ideias podem enfeitar com primor diversos cantos. Além disso, benefícios como poder desfrutar de maior liberdade e ainda economizar na obra não podem ser ocultados, não é mesmo?

Neste conteúdo, você verá como as cercas de arame conseguem compor inúmeros espaços, sendo atrativas na decoração. Esperamos assim que você se sinta convidado para inovar progressivamente, a partir de um olhar nem sempre explorado. Continue a leitura e confira!

Cercas de arame na arquitetura: como utilizar?

A utilização de cercas de arame na arquitetura pode ser muito interessante, trazendo um diferencial para a construção, como também pode ser mais viável economicamente. Na prática, basta pôr a criatividade em ação para que os mais harmoniosos projetos se criem!

Entretanto, caso o problema seja, justamente, falta de inspiração, saiba que estamos aqui para te ajudar quanto a isso! Veja, você pode fazer a aplicação em diferentes lugares, tais como em condomínios residenciais, estacionamentos, no contorno da sua casa e até ao redor da sua piscina para protegê-la.

Agora, se você for do tipo que gosta de dar vida a coisas no âmbito da decoração e utilidade, temos alguns insights por aqui! Já pensou em criar um jardim vertical? E um mural ou jardim suspenso com tela soldada galvanizada?

Talvez você esteja pensando “não é possível!”, mas acredite, é totalmente possível, já que estamos falando sobre a versatilidade presente no arame.

Visando ilustrar ainda mais as possibilidades da utilização das cercas de arame na arquitetura, vejamos um outro exemplo disposto em um moderno projeto brasileiro – a Ópera de arame.

Ela foi construída no estado do Paraná, confeccionada em estruturas metálicas, policarbonato e vidro. Funciona como um grande teatro, onde é viável encontrar diversos espetáculos e atrações, isso tudo em um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Curitiba.

Por mais grandiosa e exuberante que pareça, essa pode sim ser uma ideia atrativa para inspirar e ser trabalhada por arquitetos e engenheiros. Deste modo, fica claro de uma vez por todas o papel que pode ser exercido por materiais, a princípio, de caimento rústico, como o arame em projetos sofisticados.

Confira as principais vantagens ao investir em cercas

Após conferir todo o potencial das cercas de arame, chegou a hora de ver, mais precisamente, quais são as principais vantagens ao realizar o investimento! Vale ter em mente que as cercas estão presentes em diversos locais, delimitando áreas.

Geralmente, elas são feitas de arame farpado ou liso, cercando terrenos, propriedades rurais e controlando o acesso de pessoas e animais.

No quesito tamanho, é comum haver variação, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente. O ideal é contar com o auxílio de um profissional para realizar a medição da localidade e orientar o tamanho com exata precisão. Porém, seja como for, as vantagens de tal investimento são:

  • Segurança: certamente, este é um dos maiores requisitos ao pensar no uso de cercas de arame e, o resultado costuma superar expectativas, sendo essa uma ótima solução. O foco aqui deve ser, obviamente, buscar um fornecedor confiável, que ofereça produtos de qualidade, além de um planejamento eficiente ao delimitar a área que se deseja.

  • Durabilidade: se utilizada de maneira adequada, evitando ferrugem, o material pode até mesmo superar a vida esperada para ele. Em fios galvanizados, a durabilidade é assegurada protegendo-os da corrosão e dos efeitos da oxidação.

  • Fácil manutenção: se você não quer perder tempo com manutenções constantes, as cercas são ótimas opções. Com vários modelos a se eleger, fica fácil fazer uma escolha mais assertiva, que possa atender aos seus critérios. Para a manutenção em si, é importante efetuar a limpeza sempre que houverem sinais de sujeira, mas não há muitos mistérios nesta etapa. Quando você opta por um material firme, como o aço, há maior resistência à ação do tempo, cooperando para a redução de manutenções.

Tela Casanet e gradil — duas excelentes alternativas em cercas de arame para arquitetura

Na dúvida por qual cercamento adquirir, vale ter clara a finalidade, mas boas opções são as telas Casanet e gradil. Ambos modelos com um bom visual, fácil instalação e custo-benefício.

Algo válido de se mencionar sobre as telas Casanet, é que elas são 100% recicláveis e ambientalmente corretas, enquanto o gradil possui algumas variáveis de modelos que podem atender a diferentes gostos, sendo o gradil slim o mais vendido nas Cercas Cattoni.

E então?

Como vimos neste conteúdo, as cercas de arame adquiriram um novo patamar, incluídas em projetos arquitetônicos inteligentes e visualmente atrativos. Na lista de benefícios, a garantia é de segurança, durabilidade e fácil manutenção.

Caso você queira escolher um fornecedor de tela e acessórios para cercamento, mas ainda não se sente totalmente seguro sobre como fazer isso, baixe gratuitamente o nosso infográfico e veja o que considerar!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *