Você tem feito a escolha de fornecedores para a sua loja agropecuária da forma correta?

Publicado em 27 de agosto de 2020
Você tem feito a escolha de fornecedores para a sua loja agropecuária da forma correta?

Você sabia que um dos fatores que mais interfere no sucesso de uma agropecuária é a escolha de fornecedores

Isso porque, as mercadorias que você revende em sua loja implicam em diversos outros fatores do negócio, podendo causar benefícios, quanto prejuízos, dependendo dos critérios que você considera ao escolher um fornecedor.

Nesse sentido, escolher bons fornecedores é uma etapa fundamental para a saúde de qualquer empreendimento, já que são eles que garantem o abastecimento de materiais e produtos que fazem a loja funcionar. 

Fazer essa seleção sem critérios é correr o risco de perder dinheiro, ter clientes insatisfeitos, dentre outros prejuízos. Continue a leitura e confira dicas para escolher os melhores fornecedores para sua agropecuária!

Por que a escolha certa de fornecedores é importante para lojas agropecuárias?

Além de saber o preço que o fornecedor cobra pelos produtos, é preciso avaliar aspectos como qualidade dos itens, condições de pagamento, cumprimento de prazos de entrega e possíveis diferenciais oferecidos, por exemplo. 

Ou seja, é preciso colocar em prática uma boa gestão de fornecedores, para poder usufruir dos bons frutos que isto pode gerar, como:

Redução de custos

Ao fazer uma boa gestão de fornecedores, escolhendo bem seus parceiros comerciais, você terá a oportunidade de realizar pesquisas de mercado e conhecer as empresas que oferecem melhor custo-benefício para o seu negócio.

Essa análise permite que você encontre preços mais atrativos do que os que poderia pagar se não fizesse uma busca criteriosa como essa. 

Outra questão é que a escolha de fornecedores possibilita também um maior controle financeiro. Isso porque, quando se possui um levantamento das principais parcerias comerciais, fica mais fácil manter o planejamento das finanças em ordem e ter um controle maior do seu fluxo de caixa.

Diminuição do risco de problemas com estoque

Tenha em mente que o bom atendimento aos seus clientes, depende também do planejamento de compra e aquisição de produtos, e o seu fornecedor pode ajudar com isso.

Em alguns casos, pode ser necessário pedir um item com urgência ou adiar a compra de outro porque não vendeu como o esperado, por exemplo. Ou mesmo devolver ou substituir um produto que não esteja vendendo bem ou que não tenha agradado seus clientes.

São nessas situações que um fornecedor de qualidade pode fazer toda a diferença para o sucesso ou não, da sua loja agropecuária. 

Como acertar na escolha de fornecedores para a sua loja?

Como acertar na escolha de fornecedores para a sua loja?

A qualidade do fornecedor influencia diretamente nos resultados da sua agropecuária, então pense nele como um parceiro. Além disso, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de optar pelo melhor fornecedor. Confira!

Considere o mix de produtos

Contar com um bom mix de produtos na sua loja, significa ter potencial para fidelizar o consumidor e garantir uma fatia maior de mercado. Logo, ofertar produtos variados na agropecuária, é uma forma inteligente de potenciar o lucro.

Um exemplo, é ter um bom fornecedor de telas de arame, mas que em conjunto, ofereça outros produtos relacionados com tela para vender na sua loja, como arames lisos e farpados, grampos, catracas, esticadores.

Nesta mesma linha de raciocínio, é possível optar por um fornecedor de telas e cercas, que também ofereça acessórios para construção rural

Afinal de contas, muitos clientes na sua agropecuária são fazendeiros e produtores rurais, certo? Então, aposte na experiência completa destes clientes, que podem ir até a sua loja para comprar ração e encontrar demais produtos que atendem as suas outras demandas no campo.

Logo, para fazer a escolha certa de fornecedores, lembre-se que é preciso garantir ao consumidor mais do que a excelência em um produto, mas sim uma experiência completa e satisfatória. 

Qualidade dos produtos

Ter um parceiro que forneça produtos de qualidade é fator essencial para o sucesso da loja agropecuária como um todo.

Ao optar por um fornecedor que disponibiliza produtos de qualidade, você estará investindo no crescimento das vendas e na fidelização dos seus clientes.

Isso porque, o desempenho do fornecedor que você fechar negócio vai interferir na satisfação do seu consumidor. E se o cliente ficar insatisfeito, ele provavelmente não voltará para repetir a experiência. 

Além disso, um produto com qualidade duvidosa é prejudicial para a reputação da sua marca. Logo, escolha apenas fornecedores que tenham produtos com qualidade certificada!

Qualidade dos serviços

É preciso manter um equilíbrio entre todos os fatores importantes na hora de fazer a escolha de fornecedores para a sua loja agropecuária. Então, se a empresa conta com produtos de qualidade, mas realiza entregas fora do prazo, ela não é uma boa opção de empresa para fornecer as mercadorias que venderá no seu negócio.

É fundamental prezar pela qualidade dos serviços oferecidos pelo fornecedor, já que é isso que vai tornar possível um bom relacionamento entre ambas as partes e trazer benefícios para a sua loja.

Credibilidade do fornecedor

Para se certificar de estar fazendo a escolha certa de fornecedor, é interessante também buscar saber quem são os clientes dele e o que eles têm a dizer.

Você pode até fazer pesquisas no Google. Com uma busca rápida, é possível analisar a reputação do fornecedor e ainda verificar as opiniões de clientes sobre os produtos por ele ofertados.

Também é possível analisar o CNPJ, já que neste processo você conseguirá informações valiosas sobre o fornecedor e como isso poderá beneficiar ou não a parceira.

Experiência de mercado

Nem sempre o tempo de experiência de um fornecedor é sinônimo de qualidade. Mas, geralmente quem está atuando há mais tempo, tem mais expertise em lidar com imprevistos, crise, com a clientela e no cuidado com os produtos. 

Por isso, seguindo a ideia da dica anterior, escolher fornecedores que tenham boas indicações no mercado, é um bom caminho para encontrar parceiros profissionais, que podem ajudar a alavancar sua loja agropecuária.

Suporte técnico

Não leve este fator como um diferencial, mas sim como algo fundamental na hora de fazer a escolha de fornecedores para o seu negócio. O suporte técnico oferecido pelo fornecedor é um fator indispensável para a qualidade do que será ofertado na sua loja agropecuária.

E isso é ainda mais importante quando se trata de materiais que exigem conhecimentos específicos para instalação e uso. 

O suporte técnico por parte dos fornecedores deve estar presente antes, durante e até depois da compra. Então, para saber se é uma boa opção de parceiro, questione sobre o pacote de soluções de suporte que ele oferece.

E então?

Neste artigo você conferiu a importância de fazer a escolha certa de fornecedores para a sua loja agropecuária e ainda, apresentamos algumas dicas, que quando colocadas em prática, podem ajudar você ter mais assertividade nesta tomada de decisão.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer conferir alguns pontos para avaliar especificamente em um fornecedor de telas e acessórios, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto!

Infográfico o que considerar ao escolher um fornecedor de tela e acessórios para cercamento

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *