Gabião no paisagismo: saiba qual modelo de tela usar!

Publicado em 21 de abril de 2020
Gabião no paisagismo: saiba qual modelo de tela usar!

Quando se trata de trazer mais beleza ao jardim ou mesmo quando se busca um novo conceito de cercamento para uma determinada área, o gabião pode ser uma ótima opção.

Eles basicamente são cestos aramados que utilizam normalmente um modelo de tela de arame galvanizado para trazer mais resistência ao conjunto da estrutura e em seu preenchimento são utilizadas pedras.

Neste conteúdo iremos falar sobre o que é o gabião, como é o seu uso no paisagismo e qual é o modelo de tela mais indicado para a sua construção. Confira!

Você sabe o que é o gabião?

Como já abordamos acima, o gabião em si é um cesto ou gaiola aramado, feito de tela onde são depositadas as pedras, formando ‘blocos”. Eles podem constituir estruturas de contenção de solos ou de proteção contra erosão – muito comuns nas rodovias onde existem montanhas com risco de desmoronamento.

Entretanto, seu uso vai muito além do que em obras deste sentido. Ele vem ganhando espaço no paisagismo, devido a algumas características e vantagens muito relevantes como:

– Estrutura com efeito drenante, o que ajuda a consolidar o solo
– Evita processos de erosão interna, permite o crescimento da vegetação
– Econômico, não necessita de mão de obra especializada para construção no jardim
– Permite explorar a criatividade, aproveitando a funcionalidade e beleza do gabião
– Versátil, pode agregar contemporaneidade à paisagem
– Pode ser utilizado não só como estrutura na parede, mas para moldar mesas e bancos do jardim.

Gabião no paisagismo: como ele pode ser utilizado?

Gabião no paisagismo: como ele pode ser utilizado? Foto: https://www.pinterest.at/pin/353462270727184482/

Falando agora do uso do gabião no paisagismo, ele pode assegurar a contenção de jardins, áreas gramadas ou mesmo colaborar no revestimento de canais e delineamento de lagos, por exemplo.

Entretanto, a criatividade deve ser explorada, já que ele possibilita a criação de bancos, mesas e até mesmo paredes decorativas que podem ser muito bem-vindas caso você more em uma região mais inclinada e não queira dar de cara com um muro de cimento o tempo inteiro.

A grande “sacada” do gabião no paisagismo é que ele proporciona intervenções mais sutis e naturais aos jardins, como se ele já estivesse ali desde sempre.

Como existem espaços entre as pedras que estão dentro do gabião, com o tempo há grande possibilidade de plantas ou outras folhagens se desenvolverem ali, trazendo ainda mais essa integração entre esse elemento com o restante do ambiente.

E claro, as possibilidades vão além do uso, onde o tipo das pedras, formatos e cores podem fazer toda a diferença na composição da estrutura que você quer criar em seu jardim.

Qual o modelo de tela indicado para a construção do gabião?

No mercado você encontra diversos modelos de telas que podem ser utilizados para a construção do gabião no seu jardim. Contudo, é preciso ficar atento que devido ao material que irá dentro, no caso, as pedras, é necessária uma tela resistente.

Nossa sugestão é que você opte pela tela Serralheiro malha 5×5, que é um modelo bastante procurado para esta finalidade. Além de ser confeccionada com arame galvanizado, sua malha é eletrosoldada e conta com esquadrejamento perfeito.

Tela Serralheiro

Dada a proporção da estrutura que você irá montar e das pedras que irá utilizar, é essencial ter uma tela de qualidade para garantir não só beleza a longo prazo, como também, segurança, principalmente se você quer montar uma parede de gabião no seu quintal.

O que é importante saber sobre a execução do gabião?

Claro que existem alguns aspectos importantes que devem ser considerados para que a construção do seu gabião dê certo. Um dos primeiros pontos é quanto ao tamanho das pedras. 

Mesmo que seja óbvio, tenha atenção para que elas sejam maiores que o espaço entre os fios da malha, caso contrário, elas não permanecerão dentro do “cesto”.

Se você quer elaborar uma parede de gabião é interessante que esses cestos sejam mais bem formados, ou seja, que exista pouco espaço entre as pedras, assim você terá uma estrutura mais firme. 

Caso o interesse seja na construção de uma mesa, essa preocupação já não é tão necessária, já que além da estrutura não ser tão alta, também não será colocado muito peso sobre ela.

E então?

Você viu que falamos o que é o gabião, como ele pode ser utilizado no paisagismo, qual modelo de tela é mais indicado para a construção dele e quais cuidados devem ser tomados na execução.

Como falamos no início, a construção do gabião no paisagismo não exige conhecimento ou mão de obra especializada justamente por ser feito para fins mais estéticos e pouco relacionados à contenção de algo mais elaborado.

Entretanto, caso o objetivo seja conter um barranco que está querendo deslizar ou até mesmo construir um muro de gabião, é fundamental contar com ajuda especializada já que uma má composição das cestas pode prejudicar a eficácia da contenção e causar acidentes.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em adquirir a tela Belgo Serralheiro para construir o seu gabião, entre em contato conosco pelo WhatsApp (47) 988334563 ou no e-mail vendas03@cercamentoscattoni.com.br e solicite um orçamento sem compromisso!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *