Entenda a importância de definir Indicadores de Desempenho para sua loja!

Publicado em 30 de novembro de 2020
Entenda a importância de definir Indicadores de Desempenho para sua loja!

Quer saber se sua loja está no caminho certo? Indicadores de desempenho são uma ferramenta muito eficiente para essa tarefa!

Foi pensando em te ajudar a medir os resultados do seu negócio e de acompanhar o desempenho dele, que elaboramos este conteúdo, para falar sobre a importância de definir KPIs e como monitorá-los para elevar os resultados da sua loja.

Continue a leitura e desvende como e quais Indicadores de Desempenho podem ajudar a alavancar a sua loja em meio a um mercado tão competitivo!

O que são Indicadores de Desempenho?

De acordo com o site Runrun.it., os Indicadores de Desempenho “são um conjunto de medidas que as empresas usam para avaliar suas performances ao longo do tempo, gerando um histórico de dados. Essas métricas são usadas para determinar o progresso e o alcance de seus objetivos estratégicos”.

Isso quer dizer que, por meio dos dados e informações que os Indicadores de Desempenho mostram, é possível interpretar o andamento da rotina da loja, e entender se os processos estão satisfatórios e alinhados aos objetivos e necessidades do seu negócio.

Importância dos Indicadores de Desempenho 

Se você quer manter sua loja em um crescimento sustentável, saiba que o pontapé inicial é o planejamento estratégico, no qual deve constar onde se pretende chegar e de que forma isso será feito.

Logo, um ponto crucial neste processo é o monitoramento das ações que serão executadas. É aí que entram os Indicadores de Desempenho, que devem acompanhar os setores vitais da sua loja, para você conseguir acompanhar o andamento do seu negócio em relação às metas colocadas no planejamento estratégico.

Dito isso, podemos pontuar alguns fatores que mostram claramente a importância de acompanhar indicadores de desempenho:

  • Conhecer melhor o público da sua loja;
  • Conseguir identificar mudanças e novas tendências no mercado;
  • Tomar decisões com mais consciência e precisão;
  • Menor risco de falhas não percebidas ao longo dos processos;
  • Mais segurança quanto aos resultados de suas iniciativas;
  • Conseguir fazer previsões de médio e longo prazo;
  • Ser mais assertivo em planejar novos investimentos;
  • Implantar melhorias no negócio com maior precisão.

Principais Indicadores de Desempenho para monitorar na sua loja

Ticket médio da loja

Em qualquer segmento de negócio, é essencial estar ciente do ticket médio, e claro que para melhor acompanhar os resultados da sua loja, este Indicador de Desempenho é primordial.

Basicamente, o ticket médio é o valor médio gasto pelos clientes na sua loja, ele é calculado a partir da divisão do valor total de vendas pelo número de vendas realizadas. Recomenda-se que este indicador seja analisado mensalmente. 

Mas, como saber se o ticket médio da loja é bom? Quanto maior, melhor. Ou seja, se este é um indicador com valor baixo no seu negócio, algumas medidas para mudar essa situação podem ser: 

  • Criar promoções e descontos em vendas adicionais;
  • Oferecer maior variedade de produtos;
  • Oferecer treinamentos periódicos para toda a equipe.

Faturamento

Este Indicador de Desempenho por sua vez, apresenta quanto de recurso entrou no caixa através de vendas em um determinado período. Logo, se houver um aumento de faturamento entre um período e outro, significa que as vendas cresceram.

Mas não se deixe enganar, porque nem sempre faturamento alto significa lucro maior. Pois este é um fator que precisa estar alinhado com as despesas existentes no mesmo período avaliado.

Para entender a importância deste indicador de desempenho, considere o seguinte exemplo apresentado pelo Blog BelAgro:

“Se você sabe que a loja tem faturamento médio de R$ 10 mil por mês, dificilmente irá planejar um investimento maior que esse sem uma reserva. Além disso, é possível comparar o faturamento entre períodos diferentes e avaliar as causas de uma redução ou aumento desse indicador. Logo, acompanhar o faturamento, permite que você tenha mais segurança no planejamento financeiro”.

Volume de vendas

Por meio deste indicador, você consegue saber com mais precisão, quantos produtos vendeu em um determinado período na sua loja. Para calculá-lo, é necessário considerar o seu segmento e quantidade de saídas de produtos, para decidir se o acompanhamento deve ser feito de forma diária, semanal ou mensal.

Com esse indicador, alinhado à perda de estoque (que falaremos a seguir) fica mais fácil fazer um planejamento de novas aquisições. E logo, você consegue se organizar e entender qual quantidade adquirir de cada produto, e quanto tempo depois deve realizar um novo pedido com os fornecedores.

Perda de estoque

Quanto menor este indicador, melhor, já que ele se trata do número de mercadorias adquiridas, que estão em estoque, mas não estão tendo saída.

Por esse motivo, é muito importante acompanhar este Indicador de Desempenho e ficar atento ao quanto do capital que foi investido, está literalmente parado, sem retorno. 

Com esses dados em mãos, você saberá quando é preciso começar a criar estratégias de comercialização dos produtos que estão parados, por exemplo, e até mesmo, parar de revender produtos que por algum motivo não estão sendo vendidos.

Fluxo de caixa

Este é um indicador que definitivamente não pode ser ignorado, já que explicando de forma simplificada, mede as entradas e saídas de recursos financeiros investidos em produtos para vender na sua loja. 

Ou seja, a conferência diária do fluxo de caixa mostra a exata medida de qual foi o resultado das vendas, considerando as despesas envolvidas com o negócio. 

De acordo com o blog Remessa Online, para calcular o fluxo de caixa é preciso:

  • Ter absolutamente todas as receitas e despesas anotadas;
  • Em seguida, somar todas as receitas;
  • O próximo passo é somar todos os gastos.

Importante ressaltar que para o cálculo, é fundamental que seja utilizado o mesmo período para a soma das receitas e dos gastos. Então, é só subtrair do valor obtido de receita o valor obtido das despesas:

Cálculo operacional = receitas – despesas.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir a importância dos Indicadores de Desempenho para a saúde financeira da sua loja. Além disso, apontamos alguns dos principais indicadores que você precisa acompanhar para garantir um crescimento sustentável do seu negócio.

Esperamos que este conteúdo possa ajudar na gestão diária da sua loja e no melhor controle dos processos. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.

Agora, para se manter atualizado e garantir o melhor para a sua loja acesse nosso conteúdo sobre Negociação com fornecedores da sua loja: confira dicas para obter descontos!