Negociação com fornecedores da sua loja: confira dicas para obter descontos!

Publicado em 3 de setembro de 2020
Negociação com fornecedores da sua loja: confira dicas para obter descontos!

Conseguir fazer uma negociação com fornecedores onde ambos saem satisfeitos é o cenário perfeito, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos este artigo com dicas de como conseguir negociações vantajosas com os fornecedores da sua agropecuária.

É fato que a relação com fornecedores é um dos desafios mais comuns nos mais diversos tipos de negócios. Entretanto, lembre-se que o sucesso do seu negócio também depende deles, assim como eles precisam da sua compra para seguirem fortes e atuantes.

Nesse sentido, vale a pena investir no desenvolvimento de certos aprendizados com o objetivo de dominar um repertório amplo de estratégias de negociação, válidas inclusive para obter descontos. Confira!

Qual é a importância de fazer uma boa negociação com fornecedores? 

Ter a habilidade de conduzir bem uma negociação com fornecedores é uma das características mais importantes para uma gestão de compras eficiente.

Até porque, para que seu negócio tenha sucesso, além de ter bons critérios para escolher seus fornecedores, é preciso manter um relacionamento inteligente com eles, a fim de diminuir custos de compras, garantindo preços competitivos aos seus clientes.

Existem algumas ações para a negociação, que quando colocadas em prática, ajudam na boa relação com os fornecedores, bem como, a conseguir bons descontos. 

Aliás, uma parceria de sucesso com fornecedores pode ser um diferencial na sua loja, já que com isso, você pode conseguir visitas frequentes e entrega rápida do fornecedor, o que contribui muito para entregar melhores produtos e experiências aos seus clientes.

Agora, vamos mostrar algumas dicas para garantir que você faça a melhor compra possível!

Invista em uma relação de parceria com seu fornecedor

Isso mesmo! Não tem como deixar de enfatizar este ponto, porque é simplesmente essencial para a saúde do seu negócio. Dentre muitas outras vantagens, possuir um bom relacionamento com seu fornecedor pode influenciar na hora de pedir descontos. 

Até porque, no caso de uma parceria, dá para entender como o fornecedor compõe o preço dele. Logo, é possível ter argumentos e estratégias mais palpáveis e realistas para baratear os custos para você fechar negócio.

No ramo da construção civil, por exemplo, existem lojas de materiais de construção que têm parcerias consolidadas com fornecedores de produtos de qualidade. Deste modo, dá para ter mais descontos e prazos menores.

Da mesma forma, você pode construir parcerias sólidas com fornecedores da sua agropecuária, adquirindo inúmeras vantagens que vão além dos descontos.

Saiba o que você realmente quer

Em qualquer negociação com fornecedores, é preciso ter sempre em mente o que você quer e até onde pode ir. 

Ou seja, se você não tiver certeza do número de produtos que vai comprar, o quanto pode pagar e prazo de entrega estipulado, por exemplo, seus argumentos vão se esgotar rapidamente e você pode acabar deixando o fornecedor decidir o que é melhor para o seu negócio.

É muito importante mostrar que você conhece bem suas necessidades e o que está disposto a comprar ou não. Por isso, tenha seus argumentos prontos e bem estruturados.

Afinal de contas, não esqueça que todo mundo que compra quer desconto e o fornecedor já tem seu preço feito. Então, é preciso ter justificativas convincentes na ponta da língua para conseguir persuadir o fornecedor a negociar seus preços e condições já definidas.

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Se possível, pague à vista

Ao ter capital para fazer uma compra à vista, provavelmente conseguirá um bom desconto ao negociar com o fornecedor. 

Mas, fique atento a esta estratégia! Só a utilize para produtos que tenham venda garantida. Caso contrário, você corre o risco de acabar investindo dinheiro em um montante que vai ficar parado no estoque.

Considere comprar em maior volume

Esta é outra tática interessante para usar na negociação com fornecedores. Uma vez que, geralmente, compras em maior quantidade reduzem os custos e é possível conseguir mais descontos no preço final. Descontos estes, que podem te ajudar a oferecer preços melhores aos seus clientes também.

No entanto, esta é uma ação que também pede cuidado e é essencial ter um planejamento. Então, para ver se é viável comprar em maior volume, faça um balanço dos últimos meses e verifique quais produtos possuem mais saída de vendas.

Comprar mais do que vende está longe de ser uma estratégia inteligente. Por isso, entenda bem o seu negócio e invista em um controle de estoque eficiente, para acertar na hora de fechar negócio com o fornecedor e conseguir contratos vantajosos.

Faça pesquisa de fornecedores

No caso de não ser possível negociações interessantes com o atual fornecedor, não se sinta intimidado para considerar outras opções. Fique atento ao seu segmento de mercado, saiba quem o compõe e quais empresas tem o que você precisa.

Aliás, se a parceria está desgastada e a negociação com determinado fornecedor não está agregando em seu negócio, não faz sentido continuar. 

Tenha em mente que o mercado é competitivo e você pode achar alguém disposto a ser seu parceiro, que tenha os produtos que você procura, com o preço que você pode pagar. 

Um fornecedor diferente pode até mesmo ter outros itens de seu interesse. Logo, pode transformar uma compra única em parceria e conseguir um valor final mais atrativo.

Contrato de longo prazo

Agora, se você possui algum produto que vende bastante e não pode faltar na sua loja, uma opção vantajosa é fazer um contrato de longo prazo com o fornecedor.

Fechar esse tipo de negócio, oferece segurança ao fornecedor e garante que o preço não fique mudando a cada nova reposição dos produtos. Inclusive, esta também é uma boa forma de não perder o fornecedor para algum concorrente seu.

Não deixe boas oportunidades escaparem

Existem alguns produtos que possuem maior procura em determinado período do ano. Na época em que a mercadoria estiver mais barata, pela falta de procura, uma boa estratégia é comprar uma boa quantidade para estocar – claro, se o seu estoque suportar.

Assim, com a falta de procura, é provável que o fornecedor abaixe o preço. Você consegue uma compra por um preço menor e estocar até a chegar o momento certo para vender.

E então?

Neste conteúdo mostramos algumas dicas que todo lojista pode colocar em prática para conseguir bons descontos para a loja na hora de negociar com fornecedores. 

Ainda vale pontuar aqui, que é sempre válido adicionar suas experiências pessoais e explorar ao máximo a sua capacidade de argumentação.

Além de tudo o que apresentamos, lembre-se de demonstrar conhecimento e interesse sobre os processos, expondo mais segurança na negociação com fornecedor, para assim obter melhores descontos para a sua compra. 

Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Agora, se você quer saber o que deve considerar ao escolher um fornecedor de telas e acessórios para cercamento, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto!

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