Muro ou cerca: qual opção protege melhor sua casa?

Publicado em 21 de junho de 2020
Muro ou cerca: qual opção protege melhor sua casa?

Está na dúvida entre muro ou cerca para deixar seu imóvel mais seguro? Estamos aqui para te ajudar a resolver essa questão!

Os fatores que podem influenciar nesta decisão vão além da segurança, uma vez que é preciso considerar os custos com instalação e o tipo de material da estrutura escolhida.

Neste conteúdo, iremos tratar sobre qual a melhor opção para proteger sua casa. Continue a leitura!

Cercas

Já de início é importante destacarmos que as cercas saem em disparada no quesito estética. Em contrapartida, existem pessoas que acreditam que usar cercas para proteger a casa, não é tão seguro. Isso porque, ela possibilita a visualização de fora para dentro da propriedade, logo, estranhos podem observar o que se passa no interior do terreno.

No entanto, apesar desse pensamento fazer sentido, existem outros fatores que influenciam no uso da cerca. Essa visibilidade que a cerca oferece pode ser algo positivo. 

É fato que ladrões, bandidos e pessoas mal-intencionadas, preferem propriedades com muros, porque não tem visão do lado de fora da rua. Ou seja, eles podem fazer a operação que pretendem, sem serem vistos por quem passar na vizinhança.

O mesmo muro que protege, impede a visão de quem poderia chamar a polícia no caso de uma invasão. Já a cerca, que oferece essa visibilidade, facilita que o proprietário seja mais facilmente ajudado no caso de alguém adentrar a propriedade com más intenções.

Vantagens da Cerca

Como mencionamos no tópico anterior, o uso de cercas contribui para a estética do imóvel sem pesar muito no conjunto decorativo da fachada da casa.

São vários os tipos de cercas que existem no mercado e você poderá escolher o modelo certo, considerando diferentes aspectos, desde material, resistência à beleza. 

Cercas são multifuncionais, com elas é possível fechar a frente da casa como um todo, ou também usar cercas baixas para separar o jardim ou áreas de lazer no quintal, por exemplo. 

Se optar por cercar a propriedade com cerca, você pode avaliar também a hipótese de contar com algum tipo de vigilância no bairro ou sistema de “vizinho solidário” (acordo entre os moradores do bairro, que ficam atento à segurança das casas). 

Nestes casos, investir nas cercas é uma opção bastante válida já que vai colaborar para a fiscalização por parte dos vizinhos também.

Muro

A solidez do muro se apresenta como opção para quem quer cercar a propriedade. E não diferente das cercas, a escolha por muros também acarreta tanto em prós, quanto em contras.

Optar por um muro pode ser a melhor alternativa para quem está buscando discrição. Já que o muro impede que as pessoas que passam na rua, fiquem olhando para dentro do seu quintal. Ou seja, entre muro ou cerca, o muro oferece mais proteção no aspecto visibilidade.

Ele dificulta para o bandido que deseja acompanhar a movimentação no imóvel, mas também pode prejudicar quando alguém precisar pedir ajuda ou chamar a polícia em casos de o ladrão conseguir entrar na propriedade.

Vantagens do Muro

Uma construção com muro, dependendo do orçamento, consegue apresentar uma estética interessante também. 

Até porque, existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados na construção de muros, desde tijolos tradicionais à tijolos furados, tijolos maciços, pedras, concreto armado, entre outros. 

Os muros impõem por si só maior proteção, principalmente se forem muros altos. Ou seja, para maior segurança do imóvel, se você optar por muro, faça a construção alta (mas antes, consulte a legislação vigente na sua localidade, porque existem lugares onde é proibido levantar muro).

E então, muro ou cerca?

Com as informações pontuadas neste conteúdo, ficará mais fácil alinhar qual a melhor opção para o seu projeto. Mas aqui vão mais algumas informações que podem ser úteis para escolher entre muro ou cerca.

No quesito custos, comumente erguer um muro é a solução mais barata, isso se tratando de muros simples. Contudo, se você dá valor ao aspecto da estética, provável que você irá precisar gastar mais, já que muros com maior acabamento e detalhes além de serem menos comuns costumam ser mais desejados.

Se você quer saber qual o mais barato, muro ou cerca, esse fator vai depender de qual tipo será escolhido, qual o material de ambos, resistência, qualidade, dentre outros fatores.

Em ambos os caso, sendo muro ou cerca, o material influencia na estética do local, no custo da obra e, principalmente, na resistência contra vandalismo e tentativas de invasão.

Por mais que em um primeiro momento investir na cerca pareça a solução mais cara, você vai notar que a médio e longo prazo é uma opção com melhor custo-benefício, já que sua durabilidade, qualidade e segurança proporcionada podem ser muito maiores do que a do muro.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual modelo optar, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo! Agora, se você quer continuar acompanhando novidades como essas, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *