O preço na construção civil está alto? Confira quais alternativas para reduzir o custo em uma obra

Publicado em 22 de novembro de 2021

O preço na construção civil está alto? Confira quais alternativas para reduzir o custo em uma obra

O preço na construção civil aumentou consideravelmente em 2021 e segue os resultados ruins da economia em geral que já mostra uma inflação acima dos dois dígitos no mesmo ano, segundo o IBGE.

Mesmo sendo um dos setores de grande crescimento e geração de emprego, a construção civil também não está conseguindo se sustentar em meio à crise econômica que se instala no Brasil.

Para diminuir os impactos do aumento do preço na construção civil, o profissional precisa ser criativo, aprender a se informar e buscar soluções inteligentes.

Atualmente existem muitas alternativas que podem diminuir os custos em uma obra, aumentar a eficiência do trabalho e trazer bons resultados para diminuir os impactos dessa crise econômica no canteiro de obras.

Por isso, tanto os profissionais, quanto as construtoras e gestores de projetos que querem sobreviver ao momento do mercado precisam buscar essas alternativas. Abaixo nós vamos discutir algumas soluções para reduzir o custo em uma obra e lidar com o impacto do alto preço na construção civil.

Tenha um projeto de gestão da obra

Uma obra que segue um projeto rigoroso tem muito mais chances de sucesso na economia de recursos, mesmo com a alta no preço na construção civil.

O projeto tem o objetivo de estipular a necessidade de material a ser gasto, a quantidade de tempo necessária para cada etapa, a quantidade de mão de obra, equipamentos e todos os detalhes importantes para que nada fique perdido.

Depois do projeto pronto, é importante que haja um gestor que garanta a sua execução com excelência. Isso significa que ele vai precisar liderar a equipe, cobrar resultados, avaliar a qualidade do trabalho e ajudar na solução dos problemas que surgirem.

A gestão da obra como um projeto vai garantir que menos tempo seja desperdiçado e, em consequência, menos dias de equipamentos alugados, menos diárias de mão de obra, diminuição nos custos de manutenção do canteiro e até mesmo no desperdício de material, já que tudo entra no escopo do projeto.

O preço na construção civil está alto? Pesquise por materiais com maior Custo x Benefício

Os materiais são os fatores que mais alteraram o preço na construção civil em 2021. Por isso, é importante dar uma atenção especial a eles para que sejam escolhidos com o cuidado necessário que o seu projeto merece. No entanto, isso não significa que você deve sair comprando o material mais barato que encontrar.

Com o alto preço na construção civil, sabemos que talvez a alternativa mais segura seja adquirir materiais das marcas mais confiáveis do mercado, mas essas muitas vezes podem ter um preço muito acima.

Por isso, chegou a hora de avaliar o custo benefício das outras marcas disponíveis para escolher produtos que sejam mais em conta e que vão garantir a mesma qualidade e durabilidade para a sua obra.

Felizmente, a internet joga a favor dos profissionais nessa hora e é possível pesquisar a procedência das marcas, avaliações de usuários e, em alguns casos, até testes do produto que comprovam a sua qualidade.

Contrate profissionais qualificados

Quando você já tem um bom planejamento de obra e conseguiu driblar a alta no preço na construção civil, será necessário fazer com que sua equipe colabore para o bom uso destes recursos. A última coisa que o seu projeto precisa é de desperdício de material e danos em equipamentos, não é mesmo?

Para isso, é importante investir em profissionais qualificados para trabalhar na obra. Evite contratar mão de obra somente pelo preço e certifique-se de que os colaboradores tenham boas indicações, pois eles ficarão encarregados de executar todo o projeto e fazer bom uso dos recursos investidos.

Além de melhorar a qualidade do serviço e diminuir o desperdício, um profissional qualificado ainda tem muito menos chances de sofrer um acidente de trabalho, pois é mais cuidadoso e termina o seu trabalho em menos tempo, sendo uma ótima opção de eficiência.

Por isso, busque por estes profissionais e tente fechar um bom negócio para os dois lados. Lembre-se que o barato pode sair caro quando se trata de construção civil.

Busque por opções criativas com o mesmo conforto

Uma das especialidades da arquitetura é trazer opções aos seus clientes e opções criativas para diminuir o orçamento com materiais. Alguns materiais como vidro ou alumínio podem ser muito caros, embora sejam muito bonitos para o ambiente.

Ainda assim, se o orçamento estiver mais curto, existem opções diferentes para contornar o preço na construção civil sem haver prejuízo estético caso o profissional saiba projetar e harmonizar o ambiente da forma correta.

O uso de cercamentos com telas, por exemplo, pode ser uma solução para proteção do patrimônio que não interrompe a ventilação, trazendo um ótimo custo benefício sem prejuízo estético que faz toda a diferença no valor final da sua obra.

Outra solução que vem ganhando popularidade são as espumas expansivas. Elas são versáteis, tem ótimos custo benefício e diminuem o custo na instalação de portas, janelas e esquadrias, além de terem uma ótima vedação térmica e acústica.

Conclusão

É importante sempre se atualizar sobre os produtos que estão sendo lançados do mercado, pois a tecnologia dentro da construção civil traz soluções diferenciadas que diminuem muito o custo de uma construção e facilitam o trabalho no dia a dia do canteiro de obras.

Felizmente, tudo isso é alcançável e o profissional só precisa se dedicar a conhecer bem suas oportunidades para fazer melhor o seu trabalho.

Por fim, para fazer economia e sobreviver aos impactos do alto preço na construção civil é preciso planejamento, qualificação e bons recursos, incluindo informação.

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *