Postes de metal, concreto ou madeira: qual é o mais adequado para cada tipo de cerca?

Publicado em 16 de dezembro de 2019
Postes de metal, concreto ou madeira: qual é o mais adequado para cada tipo de cerca?

Não tem como pensar em cercamento sem lembrar dos postes que contribuem para a estrutura da cerca. Sejam postes de metal, concreto ou madeira, eles são usados no fechamento de áreas rurais ou urbanas, como sítios, comércios, fazendas, estádios, divisões de pastos, indústrias e assim por diante.

Neste post iremos falar sobre algumas características desses modelos, bem como, qual é o mais indicado para cada tipo de cerca. Continue a leitura e saiba mais!

Características dos postes de metal 

Postes de metal podem ser considerados ainda uma novidade no Brasil. Eles vêm ganhando destaque na construção civil, principalmente quando se trata de espaços mais amplos, já que são mais fáceis de serem transportados. 

Possuem muitas vantagens quando comparados com os outros modelos, uma delas é sua eficácia e a possibilidade de serem moldados em qualquer formato ou tamanho.

Outro ponto a ser considerado no poste de metal é sua beleza, já que ele é esteticamente mais bonito, agregando mais beleza a cerca como um todo.

No processo de fabricação, o tratamento de galvanização à fogo ou pintura, por exemplo, aumentam sua durabilidade e resistência, evitando correções. 

Quanto a mão de obra, ela é menor e, de certa forma, a instalação é mais rápida, já que o poste possui em sua estrutura furos que possibilitam a instalação da tela de maneira correta.

Vantagens do poste de metal

– Montagem mais rápida
– Menos entulho na obra
– Contribue para a estética do projeto
– Maior segurança
– Pode durar até 25 anos sem qualquer tipo de manutenção.

Características dos postes de concreto 

Um dos objetivos que se buscam atender com os postes de concreto é a substituição dos postes de madeira, já que a vida útil destes é menor. 

Usado em cercas e outros meios de proteção de imóveis, não necessitam de tratamento com agentes químicos, são imunes a fungos e cupins, não pegam fogo caso haja alguma queimada, além de resistirem ao tempo, sol, ventos, umidade, etc.

Vantagens do poste de concreto

– Quando comparado ao poste de madeira, é mais durável
– Ao ser fabricado com material de qualidade, sua vida útil é maior.

Características dos postes de madeira

Os postes de madeiras são considerados mais pesados, normalmente é necessário ter mais de uma pessoa para carregá-los. Eles geralmente são utilizados em cercas de arame farpado e telas para sítios. 

Entre suas características está a produção ecológica, já que a madeira utilizada para este fim, em muitos casos, vem de reflorestamento, o que torna ela ecologicamente correta. 

Importante lembrar que, quando comparados aos postes de concreto, os de madeira são mais leves. A durabilidade do poste é considerada de média a alta, quando realizado os devidos cuidados. A idade média é de 15 a 20 anos. 

Vantagens do poste de madeira

– Geralmente não requer manutenção, se feito o tratamento adequado na madeira
– Recurso altamente sustentável
– Baixa condutividade elétrica.

Por qual modelo de poste optar?

Você viu que apresentamos as características e vantagens de cada modelo de poste. Os postes de metal são mais caros se comparados aos postes de concreto ou madeira, contudo, sua durabilidade e beleza permanecem por muito mais tempo.

Enquanto o poste de concreto pode ser quebrado com uma batida e o de madeira pode apodrecer com a ação do tempo, o poste de ferro galvanizado além de ser feito com um material que por si só é mais durável, ele ainda passa por procedimentos que o tornam ainda mais resistente a questões climáticas e do ambiente em geral.

Aqui na Belgo Cercas e Cia Cattoni disponibilizamos aos nossos clientes o ferro galvanizado. Se você optar por postes de madeira ou cimento, precisa adquirir de terceiros.

A médio e longo prazo o poste de metal se torna um ótimo investimento, sendo a opção mais recomendada para grande parte das propriedades rurais e urbanas.

Só que claro, é preciso ter bom senso. Utilizar este modelo no cercamento de animais do sítio, por exemplo, não faz muito sentido. Se tratará de um investimento não desnecessário, mas alto para algo que sabemos que a cerca de madeira e/ou concreto pode tranquilamente resolver.

Nesse sentido, é muito importante que antes de investir em postes que envolvem a segurança da sua propriedade, você converse com uma empresa da área que possa analisar o local que você quer cercar e assim indicar o modelo de poste que irá atender suas necessidades com qualidade e segurança.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em solicitar um orçamento, entre em contato conosco no WhatsApp (47) 988334563 ou no e-mail[email protected].