Software para Arquitetos – 10 tecnologias para baixar

Publicado em 6 de junho de 2022
Software para Arquitetos

Na hora de criar projetos, assim como fazer plantas em 3D, todo arquiteto já passou pela seguinte questão: qual programa ou aplicativo usar para isso? Foi pensando nessa pergunta comum que criamos esse artigo sobre software para arquitetos.

A nossa seleção foi dos programas mais simples até as tecnologias da Arquitetura Sustentável para quem quer ter nas mãos as melhores ferramentas para trabalhar. A ideia não é que você tenha todos no seu celular ou computador, mas conheça as melhores alternativas do mercado.

Aliás, para que o texto ficasse mais dinâmico, a gente optou por criar pequenos tópicos, que trazem outras perguntas de arquitetos. Em cada tópico, portanto, teremos algumas sugestões de respostas para dar andamento na sua carreira usando as melhores tecnologias.

Qual o aplicativo que os arquitetos usam

Nós vamos começar com os dois aplicativos que os arquitetos usam e que muito possivelmente você já ouviu falar. Afinal, eles são muito conhecidos no mercado. Por sinal, são dos mesmos criadores, a AutoDesk.

1 – Autodesk AutoCAD

A verdade é que não daria para começar uma lista de programa ou aplicativo que os arquitetos usam sem falar do AutoCAD. Ele é o mais tradicional. É importante saber que o programa abaixo tem ganhado espaço sim, mas o AutoCAD ainda se mantém como principal.

Basicamente, ele é o programa principal de muitas empresas de engenharia e, portanto, faz parte do cotidiano de muitos engenheiros e arquitetos. É o programa gráfico mais antigo do mercado e simula desenhos em 2D. tem blocos para inserção de elementos, etc.

Existe uma versão gratuita de avaliação do AutoCAD para quem quiser conhecer mais.

2 – Autodesk Revit

Agora, um programa da arquitetura que está ganhando campo e, se continuar nesse ritmo, logo toma o espaço do AutoCAD. A ideia dele é bem simples: permitir uma simulação na arquitetura e na construção de maneira simples e produtiva.

Assim, o programa do Revit oferece ferramentas fáceis, com trabalhos automáticos, visualização em 3D e informações em forma de tabela. Logo, a modelagem é um diferencial, já que tudo é feito por meio de elementos construtivos, como paredes, pisos, etc.

O Autodesk Revit é dos mesmos criadores do AutoCAD, conheça.

Qual o programa que os arquitetos usam para fazer plantas

Nesse próximo tópico, a gente trouxe aqui os programas da arquitetura que permitem que os profissionais criem plantas. Eles podem ser usados concomitantemente com os outros programas, sendo que acabam fazendo uma espécie de edição de cada parte do projeto.

3 – Armedia

O Armedia é uma ideia interessantíssima para quem quer ir além dos projetos iniciais. Como assim? Essa ferramenta para arquitetos permite que os profissionais criem maquetes e personalizem da forma que acharem mais indicada.

Assim, dá para usar texturas, materiais e cores diferentes e que tenham a ver com o projeto arquitetônico. O grande diferencial mesmo está no fato de que ele funciona com um plugin de realidade aumentada para outros programas conhecidos, como Sketchup, 3ds Max e outros.

O Armedia é da Inglobe Technologies e pode ser baixado no celular também. Veja aqui.

4 – Photosop

Esse é um velho conhecido de muita gente e de várias carreiras diferentes. O fato é que também pode ser um dos softwares de arquitetura para se ter instalado no celular. Afinal, ele é um aliado na hora de criar apresentações de projetos arquitetônicos.

Só que vale um detalhe: é comum que ele importe arquivos de outros programas, como os que citamos acima. Depois, o Photoshop permite o trabalho com camadas, adição de pessoas, texturas, elementos urbanos e tudo o que vai aproximar o projeto da nossa realidade.

Se você nunca usou antes, saiba que a Adobe permite um teste gratuito do Photoshop.

5 – Lumion 3D

Se você é novo na área da arquitetura ou não tem tanta facilidade com programas de computador e celular, saiba que o Lumion 3D pode ser a sua melhor ideia. Ele é muito indicado para quem tem pouca expertise com vídeos, mas quer fazer criações da arquitetura em 3D.

Dessa forma, tem uma biblioteca completa para que permite esses vídeos de modo rápido e com qualidade. A ferramenta possibilita criar vídeos animados, apresentações diferenciais e dar dinamismo no trabalho.

Conheça tudo do programa aqui.

Qual o melhor programa para desenho na arquitetura

Agora, a gente vai focar em software para arquitetos que tem o objetivo dos desenhos. Ou seja, acaba sendo muito indicado para quem quer desenhar os projetos, partindo do zero e fazendo criações que usam muito da criatividade do espaço disponível.

6 – MagicPlan

A gente vai começar falando de um aplicativo que é uma tecnologia da arquitetura que tem sido muito aceita no mercado. A ideia é bem simples: ter no celular um programa que permita trabalhar com a realidade aumentada e a câmera do dispositivo. Simples assim.

Então, basta apontar a câmera para um lugar que o programa faz todo o trabalho de criar pavimentos, ambientes e muito mais. Depois, dá para exportar os desenhos para formatos como PDF, JPG ou DXF.

O MagicPlan está disponível para iOS e para Android.

7 – Photosynth

Mais um aplicativo para arquitetos que todo mundo vai querer ter no celular. E ele está nesse tópico sobre o melhor programa de desenho na arquitetura pelo simples fato de que permite que se crie um panorama em 360 graus em alta resolução a partir de pequenos movimentos.

Funciona assim: após escolher uma posição, basta fazer um giro com o dispositivo móvel apontado para a frente. Então, o app organiza uma série de fotografias e monta esse panorama. É muito legal para arquitetos.

Como eles indicam no site, o Photosynth está disponível para iOS e Windows.

Qual o app para fazer projetos em 3D

O último tópico que vai trazer os programas de arquitetura tem o tema central dos projetos em 3D. Isso porque apesar de serem incríveis, nem todas as ferramentas citadas acima possuem esse diferencial.

8 – 3ds Max

Esse foi um pioneiro no assunto dos projetos 3D para arquitetos. Logo, passou a oferecer para o mercado a chance de renderização nesse formato por aceleração de hardware. Ele era bastante comum na indústria de videogames, mas hoje está em várias áreas.

Ele permite fazer a modelação de cenas trabalhadas, como para apresentar um trabalho de projetos de interiores, por exemplo. Com essa ideia, também se tornou uma tecnologia da Arquitetura Sustentável para os arquitetos que focam nesse assunto.

Também é um programa da Autodesk (como o AutoCAD e o Revit) e você encontra ele aqui.

9 – Sketchup

Ele surgiu como um aplicativo muito tímido. Porém, sempre foi lembrado por ser gratuito. O fato é que tem assinatura do Google e isso chama a atenção em qualquer momento. Hoje, é uma excelente opção de escolha para fazer projetos em 3D no celular.

O Sketchup foi comprado pela Trimble mais tarde e passou a ter opções pagas. Mas, ainda assim, é um programa bastante usado. Ainda mais se considerarmos que diferente do Revit, ele não tem elementos construtivos e sim em 3D.

Para saber como fazer projetos em 3D online, visite o site do Sketchup.

10 – Paper

Apesar de não ter o foco em projetos em 3D, a gente não pode pular esse tópico sobre aplicativos sem falar do Paper. Inclusive, se você é um arquiteto que tem o hábito de usar o iPad para fazer suas criações e anotações, já deve ter ouvido falar do Paper.

O que esse programa faz é nada mais nada menos do que transformar o tablet da Apple em um quadro para ser rabiscado. Assim, dá para criar ideias, quadros, diagramas e muitas formas de arte. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) chegou a classificar ele como melhor app para arquitetos, em 2014.

Para acessar o Paper no iOS, clique aqui.

Outras dicas sobre arquitetura

Se você gostou dessas dicas sobre softwares de arquitetura, saiba que temos um blog com várias notícias e informações do mesmo assunto. Por exemplo, recentemente, contamos sobre a diferença entre RRT e ART, sobre a aprovação de projetos na prefeitura e muito mais.

O acesso ao blog é gratuito e rápido. Leia essas notícias sobre arquitetura.

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *