O segmento de agropecuária é extremamente importante para a economia do país. Em 2020, foi responsável por um crescimento de 2% no PIB – Produto Interno Bruto, mesmo com a crise provocada pela pandemia.
Se você deseja aproveitar o contexto para investir ainda mais no seu negócio, não pode deixar de conferir este conteúdo. Nele apresentamos 5 dicas para sua agropecuária vender mais agregando produtos de qualidade ao mix.
Qual é a importância de ter um mix de produtos de qualidade?
De acordo com a Rock Content, “o Mix de Produtos diz respeito à variedade de itens oferecidos por uma empresa ao público. Entre suas vantagens, está a possibilidade de fidelizar o consumidor e garantir uma fatia maior de mercado.” Ou seja, se trata de ofertar produtos diversos que atendam às demandas dos clientes da sua agropecuária.
É essencial ter em mente as especificidades da área. Por exemplo, é comum que fazendeiros e produtores rurais realizem por conta própria os serviços de construção que necessitam ao invés de contratarem mão de obra para isso.
Nesse sentido, reflita sobre quais são os produtos utilizados para possíveis projetos. Monte uma lista com os principais, como cercas, arames e pregos. Em seguida, pense em como seria interessante encontrar tudo o que você procura em um só lugar. Pensou? Então, que tal tornar esse lugar real com no seu negócio?
Dessa forma, você terá boas chances de vender mais por estar dando ao seu cliente algo muito precioso: comodidade. Ainda mais hoje em dia, na era da praticidade, em que as pessoas fazem suas compras online por falta de tempo e busca por agilidade.
Assim você se adéqua às demandas do mercado e deixa a concorrência de lado ao oferecer um leque de opções satisfatório.
Nesse sentido, investir em um bom mix de produtos pode contribuir não só para você lidar melhor com a concorrência, como também para elevar sua preferência em relação aos consumidores e clientes.
Confira a seguir as 5 dicas para sua agropecuária vender mais agregando produtos de qualidade ao mix!
1 Ouça o que seus clientes têm a dizer
Não há maneira melhor de saber o que seus clientes precisam, do que ouvindo os seus desejos. Quais são as demandas mais urgentes e que você pode atender?
Observe também as insatisfações com determinados produtos ou a ausência de algo no mercado.
Aproveite para levantar questionamentos relativos ao uso dos materiais. O que leva o João a comprar 10 rolos de arame? E o que leva a Maria a investir em alvenaria?
Trate de estar atento à experiência do cliente para que o seu estabelecimento seja capaz de suprir as necessidades deles.
2 Invista em bons produtos
Parece óbvio, mas investir em produtos de qualidade fará com que o seu negócio ganhe uma expressiva visibilidade e fidelização. Se certifique de contar com um bom fornecedor, responsável e comprometido com a entrega nos prazos.
Crie assim um relacionamento saudável entre vocês para que nunca falte estoque no seu negócio. Essa é uma forma de reduzir as chances de ida do seu cliente na loja do concorrente.
3 Mostre aos seus consumidores o valor que você tem a agregar
Após ouvir quem compra de você e investir em bons produtos, é hora de mostrar a eles o valor que você tem a agregar. Isso mesmo, você precisa vender o seu peixe de um jeito que o cliente entenda que é do seu produto que ele necessita.
Há 23 anos no mercado, sempre procuramos atender com qualidade e eficácia quem escolhe a Cercas Cattoni, por isso nos tornamos especialistas em cercamentos.
Um exemplo de um produto que agrega valor aos nossos clientes são as telas de alambrado galvanizadas.
- Elas possuem ótimo custo-benefício;
- Atendem às demandas de instalações em diversos espaços;
- Podem ser personalizadas;
- São produtos resistentes;
- Evitam ferrugem e garantem maior durabilidade.
E o seu negócio, o que tem a oferecer de valor?
4 Crie uma estratégia na sua loja
Não basta apenas dizer que o seu produto é bom, você precisa deixá-lo bem visível aos olhos do seu público. Como está a organização da sua loja? Ela é atraente? Como estão dispostos os itens das prateleiras?
Se questione também quais produtos você vende e como seria possível ampliar as suas vendas na aquisição de novos produtos capazes de atender outras demandas de um mesmo cliente.
Vamos supor que a sua loja agropecuária venda animais de porte pequeno como galinhas e coelhos. Não seria interessante se os consumidores encontrassem no seu estabelecimento também medicamentos e opções de tela para cercar esses animais?
Com isso, alinhe tudo estrategicamente, de modo que ao passear pela loja seja viável avistar o animal e logo se deparar com os medicamentos e opções de tela disponíveis.
5 Tenha bons funcionários e os capacite
Okay, você tem uma estrutura maravilhosa que vai impulsionar as suas vendas, mas a sua loja não presta um bom atendimento. Assim fica difícil, não é mesmo?
Se esse for o seu caso, se preocupe em mudar hoje mesmo essa realidade, afinal, faz parte da experiência do cliente ser acolhido na hora da compra.
Treine quem trabalha com você para saber lidar exatamente com o tipo de pessoa que entra na sua loja. Foque em vender não apenas produtos, mas simpatia e expertise em relação aos produtos. Isso vai te ajudar a fidelizar quem procura o que você oferece.
Não insista para que alguém leve para casa algo que ele não deseja, isto é, não seja invasivo, pois isso está longe de ser uma tática para a fidelização de clientes. Uma boa dica é se colocar no lugar do cliente antes de se enxergar como vendedor.
E então?
Nesse artigo, apontamos dicas para sua agropecuária vender mais agregando produtos de qualidade ao mix.
Esperamos que esse conteúdo facilite a sua vida e abra novos caminhos, ampliando a saúde financeira do seu negócio.
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