Você sabe qual é a altura de cerca para gado ideal?

Publicado em 17 de setembro de 2021
Você sabe qual é a altura de cerca para gado ideal?

Propriedades com áreas para criação de animais precisam ter cuidados redobrados para garantir a segurança e a eficiência. Nesse sentido, uma pergunta se faz necessária: “qual é a altura de cerca para gado ideal?” Você já parou para pensar nisso?

Pois bem, o material é altamente relevante para delimitar determinada área e proteger o gado, plantas e a integridade do local. Ou seja, elas se tratam de algo importante no dia a dia, e por isso, devem ser instaladas com a altura adequada e de forma eficaz.

Como você verá ao longo do conteúdo, os detalhes são elementos criteriosos, que não podem ser negligenciados pelo proprietário.

Um passo imprescindível nesse processo, antes de focar na altura da sua cerca é ter claro quais são as suas exatas necessidades, de modo a optar por um modelo que supra isso.

Além disso, observe ainda a delimitação do seu espaço, visando a locomoção e segurança dos animais.

Neste conteúdo, pretendemos te ajudar nessa escolha, dispondo de informações úteis para que você não gaste além do necessário e desfrute de uma decisão satisfatória. Continue a leitura e confira!

Altura de cerca para gado: veja como acertar na escolha

Acertar na altura de cerca para gado é um objetivo presente na vida de muitos donos de animais, que almejam se certificar da eficácia quanto a isso.

O que se sabe é que o cercamento exerce influência tanto para o bem-estar do animal, quanto para a produtividade local, caso haja fins rentáveis, tornando essa escolha ainda mais importante.

No mercado, muitas são as opções de cercas disponíveis, que podem ser diferenciadas, majoritariamente, pelos seus materiais. As principais são as elétricas e as tradicionais, que por si só, possuem especificações particulares.

De todo modo, é comum as cercas para uso rural serem procuradas quando se almeja dividir propriedades, isolar áreas com animais domésticos ou silvestres, delimitar áreas, conter animais de criação, preservar espaços verdes e investir na segurança.

No que se refere ao fio, um ponto interessante nas cercas elétricas é que elas não apenas mantêm o rebanho em uma certa área, como, também, restringe o acesso de animais silvestres.

O que ocorre é que com a corrente elétrica, há a geração de um desconforto nos animais que encostam no material, mas que, justamente devido a essa situação, costumam não acessar mais o limite após o contato.

Para saber a altura de cerca para gado, entenda quais animais você cria, pois, esse dado será relevante:

Ao optar por uma cerca elétrica, em uma divisão entre bovinos, caprinos e ovinos. No que diz respeito aos bovinos, a dica é utilizar dois fios, sendo um deles instalado a 70cm do chão e o outro posicionado a 110 cm do solo.

Já quando o assunto são os caprinos, a cautela deve ser maior, fazendo uso de no mínimo quatro fios. Um com 90 cm, outro com 60 cm, mais um com 30 cm e, por fim, um a 15 cm do solo.

Por fim, os ovinos exigem uma estrutura de três fios, cuja instalação deve ser a cerca de 90 cm, outra a 60 cm e uma última cerca instalada a 30 cm do chão.

Você também pode optar por arames tradicionais

De aderência ampla, os arames tradicionais e lisos são bem resistentes aos impactos dos animais, geralmente, encontrados em modelo de 5 a 7 fios.

Para tal aplicação, é normal utilizar mourões de madeira, dividindo os fios para que alcancem uma altura final de 1,20 até 1,40m. Quanto a isso, tenha em mente o tipo de criação.

Modelos de cerca para gado da Cercas Cattoni

A seguir, confira alguns arames da Cercas Cattoni para usar na delimitação de áreas para a criação de gado.

  • Belgo Z-600: esta primeira opção é ideal para localidades rurais e também é conhecido como arame ovalado. Seu material é de fácil manuseio e altamente durável;
  • Belgo Z-700: maleável e resistente, o arame Belgo Z-700 é o preferido pelos criadores de gado, e talvez seja útil para as suas demandas. Ademais, é perfeito para a confecção de cercas de contenção e proteção em regiões planas ou regulares;
  • Belgo ZZ-700: aqui o destaque vai para o produto mais durável do mercado, possuindo máxima resistência em condições climáticas extremas, como áreas alagadas e litorâneas. Muito disso se deve ao seu revestimento, fabricado com zinco e alumínio, acarretando visível qualidade;
  • Cordaço: se o foco é adquirir resistência à corrosão na criação de gado, o cordaço, também conhecido como cordoalha, possui tripla camada de zinco, o que garante tal benefício ao entrar em contato com a água ou umidade;
  • Parreiral: de grande versatilidade, a cerca parreiral pode se apresentar em diferentes situações, com tripla proteção galvanizada, simples instalação e manutenção;
  • Eletrix: para uso em cercas elétricas, o arame Eletrix conta com alto teor de carbono, oferecendo baixa resistência à passagem elétrica. Outra vantagem é que por ser um fio mais fino, coopera para um excelente custo-benefício;
  • Arame liso galvanizado: muito procurado por quem quer construir cercas elétricas, o arame liso galvanizado pode ser sua escolha, preferencialmente no fio 18, que conta com 1,24mm de diâmetro.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a escolha da altura de cerca para gado deve ser feita de maneira atenta, visando se certificar quanto as principais necessidades para sua aquisição.

Solicite agora mesmo um orçamento das Cercas Cattoni e garanta mais resistência, durabilidade e segurança em seu cercamento!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *