Como a qualidade dos produtos afeta as vendas

Publicado em 9 de julho de 2021
Como a qualidade dos produtos afeta as vendas

O lojista que trabalha revendendo diversas marcas precisa estar sempre atento. Quando não é você que fabrica o que vende, deve selecionar muito bem seus fornecedores e prestar atenção aos feedbacks sobre a qualidade dos produtos adquiridos em sua loja. 

Embora o fabricante não seja você, a insatisfação de um cliente com certo produto vai reverberar na sua loja, especialmente se foi um produto indicado por algum dos seus vendedores. Pensando nisso, o lojista precisa garantir a qualidade dos produtos que vende, fazendo uma boa seleção de fornecedores e buscando ofertar aquilo que o cliente busca.

No artigo pretendemos mostrar como revender boas marcas impacta nas vendas do seu negócio e no posicionamento da sua loja no mercado. Produtos de qualidade fidelizam clientes e aumentam seu faturamento. Mas, como garantir a aquisição de bons produtos?

A escolha dos produtos para sua loja

Para definir quais marcas você irá vender, muitos fatores devem ser considerados: demanda pelo produto, margem de lucro, facilidade de negociação com fornecedor, reposição rápida de estoque e, claro, a qualidade. 

Como a qualidade dos produtos afeta as vendas

Um bom vendedor confia e acredita no que vende, não só na teoria. Se a qualidade de um produto não é suficiente para você adquiri-lo, seus clientes também não ficarão satisfeitos. Isso pode levar a dois cenários: produtos parados na loja, que ninguém compra ou a venda de produtos com pouca qualidade, que irão manchar a imagem do seu negócio no mercado. 

Hoje em dia é muito fácil encontrar avaliações de produtos e lojas na internet. Se um cliente comprar algo no seu comércio e não gostar, pode levar isso ao público (seja no boca a boca ou pelas redes sociais), afetando diretamente sua carteira de clientes e as futuras vendas. Por mais que o atendimento e/ou a entrega tenham sido impecáveis!

O contrário funciona da mesma forma: se sua loja vende produtos de qualidade, os clientes ficam satisfeitos e fazem propaganda do seu negócio, contribuindo positivamente com sua imagem e consequentemente alavancando suas vendas.

Como garantir a qualidade dos produtos de terceiros? 

Primeiramente, é fundamental conhecer o mercado do seu segmento: Quais são os produtos mais procurados? Quais marcas os clientes preferem? Como varejista, você deve saber o que está em alta ou o que não está fazendo sucesso no mercado, as marcas mais vendidas e mais confiáveis e “soluções” que não recebem boas avaliações. 

Ou seja, procure saber quais as tendências do seu ramo. Uma forma efetiva de ficar por dentro das novidades é participar de feiras e eventos do setor, bem como ler frequentemente matérias e artigos publicados sobre seu nicho de mercado. Se você está lendo esse blog, já está um passo à frente do seu concorrente!

Como a qualidade dos produtos afeta as vendas

Conheça seus fornecedores

Especialmente no caso de um novo fornecedor, procure a reputação no mercado. Converse com outros lojistas e busque na internet avaliações em sites de reclamações. Hoje em dia as informações estão a um clique de distância!

Nas primeiras compras com um fornecedor novo, vá com calma. Compre um volume menor de produtos e veja como será a venda do mesmo. Não entre na onda de uma grande compra que tenha desconto no valor se você nunca trabalhou com o produto ou marca antes.

E, claro, faça a análise também de outras qualidades do fornecedor: a qualidade é essencial, mas um bom fornecedor precisa facilitar a negociação, ter bons preços, entrega rápida, dentre outros. Ou seja, você precisa fazer uma boa seleção de fornecedores para sua loja. Leia aqui dicas de como escolher bons fornecedores.

Investigue a reputação das marcas

O fornecedor pode preencher todos seus requisitos, mas como está a imagem da marca? Algumas marcas se vendem sozinhas, tanto pela qualidade quanto pelo investimento feito em estratégias de marketing, que beneficiam os revendedores, como você!

Marcas consolidadas têm credibilidade e são investimentos garantidos para sua loja, pois já detém a confiança do consumidor. Marcas novas ou pequenas podem atingir esse nível de confiança, se apresentarem qualidade a medida que são vendidas e investirem em marketing. Afinal, não adianta ser bom se ninguém souber disso, né? 

Use essas dicas para garantir que sua loja está revendendo produtos de qualidade. Lembre-se que ter bons produtos nas suas prateleiras é tão importante quanto oferecer um ótimo atendimento ou um preço competitivo! 

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