Fornecedor de materiais de construção: 7 critérios para escolher

Publicado em 12 de julho de 2024
Fornecedor de materiais de construção: 7 critérios para escolher

A busca por um fornecedor de materiais de construção é um dos maiores desafios dos lojistas deste segmento porque se conecta, diretamente, à experiência do cliente. 

Se a decisão não for assertiva, compromete a qualidade do serviço prestado ao consumidor e traz consequências como a perda da credibilidade da marca e prejuízos financeiros.

O problema é que essa escolha pode gerar dúvidas, já que muitas questões são levantadas durante a pesquisa: agilidade, confiabilidade, suporte técnico, certificados, etc.

A ideia deste conteúdo é auxiliar os lojistas e gerentes que procuram parceiros confiáveis para fechar negócios com mais segurança e garantir a satisfação dos clientes.  

Você vai ver quais os principais critérios para escolher um fornecedor de produtos na hora de escalar as vendas na sua loja, tornando o seu consumidor um defensor da marca. 

A importância do fornecedor de materiais de construção

Já pensou que o fornecedor de materiais de construção cumpre um papel de extrema relevância na fidelização de clientes e fortalecimento da marca?

Essa fidelização é o mesmo que “garantir que os clientes atuais não troquem a empresa pela concorrente […]. É conquistar e manter a preferência do cliente”, diz o Sebrae.

E o contrário também é verdadeiro! Conforme o Sebrae do Rio Grande do Sul, a insatisfação quanto à qualidade do produto é o principal fator que prejudica a experiência de consumo.

Aqui vale o detalhe: é preciso cuidado para que o comércio de mercadorias mais baratas não contradiga este requisito tão fundamental na visão do cliente: a qualidade.

Nessa hora, o ideal é buscar parceiros que ofereçam o melhor custo-benefício. Mas, falaremos disso nos tópicos que seguem. 

Para este momento, é necessário entender que o fornecedor de materiais de construção pode ser o seu parceiro na hora de vender mais e, além disso, fidelizar clientes!

Por isso, vale a pena investir tempo e conhecimento na descoberta de quais os principais requisitos devem ser avaliados na escolha de um deles. 

Os principais requisitos para escolher fornecedores

Os principais requisitos para escolher fornecedores

Da qualidade do produto ao pós-venda, confira os principais requisitos que destacam os melhores fornecedores para lojas de materiais de construção. 

1 – Qualidade do produto

O primeiro requisito é um fator essencial e já falamos um pouco dele acima. Antes de tudo, portanto, avalie a qualidade dos produtos que estarão disponíveis na sua loja. 

De modo geral, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a que protege o direito do consumidor, visando a oferta de mercadorias atestadas.

Já com foco no segmento, uma ideia é considerar Programa Setorial de Qualidade (PSQ), responsável por identificar marcas que estão conformes às normas da construção civil. 

Por exemplo, no caso de telas e cercas, o processo de galvanização é uma excelente solução para aumentar a durabilidade dos produtos, garantindo a qualidade do material.

2 – Certificações e licenciamentos

E já que vimos sobre normas, pense também na certificação que os seus futuros parceiros têm e que indicam vantagens às mercadorias.

Esses “selos” são de responsabilidade e demonstram que as empresas estão seguindo as recomendações técnicas vigentes nas mais variadas etapas das suas operações.

E falando nisso, vale lembrar de um tema que vai ao encontro do comportamento do novo consumidor: a sustentabilidade

Ela é cada vez mais importante na construção civil, de modo que os seus clientes percebem isso quando vão realizar uma compra, como está em uma pesquisa divulgada na McKinsey.

Então, será que seus fornecedores têm esse comprometimento com as normas ambientais, bem como apresentam os licenciamentos devidos? 

3 – Reposição de estoque

Aqui está um verdadeiro diferencial competitivo que a sua loja pode oferecer ao cliente e que depende do fornecedor de materiais de construção: agilidade na entrega.

Ela garante a rápida reposição dos produtos, possibilitando uma gestão de estoque mais eficiente.

Ter ao lado um parceiro que cumpra a agenda faz muita diferença para garantir a melhor experiência do consumidor, que tem pressa em ter seus itens adquiridos.

Para reconhecer isso, analise a frota e capacidade de distribuição dele. Veja se possui agilidade logística, sendo capaz de atender aos prazos que você precisa.

4 – Mix de produtos

Saiba qual é o mix de produtos de cada fornecedor e se atende a demanda do seu negócio. Será que ele tem várias opções para atender as necessidades dos seus clientes? 

Essa característica auxilia na criação de campanhas e promoções, sendo uma estratégia de vendas de cross-selling e em épocas de grandes oportunidades, como a Black Friday.

Fique atento também à questão do pedido mínimo. Dependendo do seu caso, isso pode trazer alguns impactos para o negócio, como estoque acumulado por alguns meses. 

5 – Possibilidade de treinamentos 

Se o fornecedor oferece treinamento para sua equipe, essa será uma grande oportunidade de capacitar o seu time de vendas e ser mais assertivo no atendimento ao cliente.

Isso demonstra que esse parceiro se preocupa com o relacionamento, não se limitando a realizar somente a venda dos próprios produtos.

Quando há o investimento no compartilhamento de boas práticas no mercado, com certeza, cria-se a chance de desenvolver a sua loja, colocando-a como referência.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lembra que esses treinamentos “aumentam o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo negócio”.

6 – Suporte técnico

Existem materiais que exigem conhecimentos específicos para serem instalados, usados e cuidados, não é verdade? Nessa hora, o suporte técnico se faz necessário.

Os melhores parceiros das lojas de materiais de construção são aqueles que oferecem informações rapidamente, operando como consultores. 

Essa consultoria deve estar presente antes, durante e após a compra. Por isso, não deixe de questionar sobre o pacote de soluções de suporte que o fornecedor oferece.

7 – Pós-venda

Além da aquisição dos materiais e o prazo, avalie também o pós-venda do fornecedor, já que reflete o interesse em manter a credibilidade dos produtos e da marca. 

Este é outro sinal de parceria de sucesso, algo muito valioso atualmente, considerando a variedade de opções disponíveis no mercado.

Para telas e cercamentos, conte com a Cercas Cattoni!

A partir dos tópicos anteriores, fica visível que a credibilidade do fornecedor deve ser somada neste estudo porque indica o quão confiável e capacitado esse parceiro é.

E como fazer isso? Avaliando além do CNPJ, mas não somente isso. Hoje, é possível consultar cases de sucesso, ver comentários online, analisar entregas e referências.

Veja esse relato de um cliente da Cattoni:

Sendo assim, a Cercas Cattoni se posiciona como uma das principais fornecedoras de telas, cercas e acessórios para cercamentos na região Sul do país.

Cumpre todos os requisitos deste texto, da qualidade dos produtos ao pós-venda, garantindo entregas rápidas, suporte técnico, atendimento personalizado e muito mais.

Entre em contato com um dos consultores, conheça os produtos e permita que a sua loja garanta vendas com qualidade, fidelizando os clientes:

Catálogo: conheça nossos produtos para cercamento

É fornecedor de materiais de construções? Mantenha-se atualizado!

Você já conhecia esses critérios para escolher um fornecedor de materiais de construção? São dicas fundamentais na tomada de decisão certa e oferecer o melhor para seu cliente!

E se quiser se manter atualizado sobre o assunto dos fornecedores, dos produtos e do mercado consumidor, acesse outros conteúdos exclusivos no blog Cattoni.

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