Fornecedores para loja de material de construção: você utiliza bons critérios para escolhê-los?

Publicado em 17 de junho de 2020
Fornecedores para loja de material de construção: você utiliza bons critérios para escolhê-los?

A escolha correta dos fornecedores para loja de material de construção representa uma das preocupações mais relevantes do segmento! 

Problemas relacionados ao fornecimento de materiais fazem parte das principais ameaças a empresas do setor. Isso gera retrabalho, compromete a qualidade do serviço e até mesmo a credibilidade do profissional.

Com tantas questões envolvidas, muitas dúvidas podem surgir sobre a escolha dos melhores fornecedores para loja de material de construção. 

Para entender como escolher fornecedores que aliem qualidade e baixo custo, a seguir, veja as principais dicas e informações para ajudar você nessa importante missão.

Entenda a importância de bons fornecedores para loja de material de construção

Os fornecedores para loja de material de construção estão na base da pirâmide de prioridades para fidelizar clientes e fortalecer a credibilidade da sua marca. Fornecedores ruins, por outro lado, podem comprometer esse processo de fidelização.

Isso vale para qualquer negócio, mas existem questões próprias do setor da construção que precisam ser consideradas. Com a crise, testemunhamos um aumento no preço de materiais e uma busca por soluções mais baratas.

Embora atrativo, preços baixos não podem ser o diferencial principal para a escolha de fornecedores. Se assim for, você arrisca perder em qualidade, sofrer com prazos de entrega desorganizados e tantos outros problemas.

Portanto, atenção na hora de contratar fornecedores. Não busque apenas preços e descontos, mas outros valores agregados para a sua loja. São esses valores que constroem uma relação de parceria.

Dessa forma, você evitará aqueles fornecedores que tem como única preocupação empurrar os seus produtos, sem entender as suas verdadeiras necessidades. Pense em fornecedores que agregam os seguintes pontos:

– Boas políticas de mercado
– Prazos de entrega eficientes e organizados
– Campanhas de incentivo
– Regras de compra
– Disposição para parcerias a longo prazo.

Com essa base, já é possível criar um critério de seleção mais detalhado, considerando os outros pontos que serão listados ao longo do item a seguir. 

Saiba o que considerar na hora de escolher os melhores parceiros

Entre as questões que destacam os diferenciais de bons fornecedores para loja de material de construção, existem pontos muito importantes para você refletir no momento da contratação. Por isso, leve em consideração aspectos como: 

Mix de produtos

Saiba qual é o mix de produtos que o fornecedor quer oferecer e se ele atende as suas necessidades. 

Imagine, por exemplo, que determinado fornecedor oferece, em grande parte, produtos de curva C. Sendo assim, o fornecedor trará itens de valor menor dentro do estoque, representando mais ou menos 5% das vendas. 

Talvez esse não seja um bom negócio, pois você acaba acumulando diversos pequenos fornecedores, o que representa um desafio de gestão.

Fique atento também à questão do pedido mínimo. Dependendo do seu caso, isso pode trazer alguns impactos para o negócio, como estoque acumulado por alguns meses. 

O mais importante é considerar os produtos e as condições do fornecedor diante da sua realidade!

Reposição rápida de estoque

Uma reposição de estoque ágil muitas vezes vale mais do que um preço mais barato. Isso quer dizer que, na hora H, você tem menos chances de ficar na mão. 

Sendo assim, procure o fornecedor que cumpra a agenda e não deixe buracos no seu estoque.

Para reconhecer isso, analise a frota e capacidade de distribuição dele. Veja se o fornecedor possui problemas logísticos e é capaz de atender aos prazos que você precisa.

Fornecedores para loja de material de construção precisam agregar na organização do estoque, onde os pedidos são mais assertivos e há economia no final do mês, no lugar de estoque parado gerando prejuízo.

Possibilidade de treinamentos 

Esse ponto é considerado um diferencial, mas é importante citá-lo para ressaltar a capacidade que bons fornecedores têm de agregar à sua loja. Se o fornecedor em questão oferece treinamento para a sua equipe, esse é um grande destaque.

Isso demonstra que o fornecedor se preocupa com os seus produtos, sua reputação e com a relação de parceria. Desse jeito, entendemos que há um investimento no compartilhamento de boas práticas e desenvolvimento do lojista.

Pós-venda

Além da aquisição dos materiais e a questão do prazo, avalie também o que o fornecedor oferece no pós-venda. 

Considerando o marketing, verifique como o fornecedor poderá ajudar você na divulgação dos materiais.

Um fornecedor preocupado com o pós-venda reflete o desejo em manter a credibilidade dos seus produtos e serviços. 

Este é outro sinal de parceria, algo muito valioso atualmente, considerando a variedade de opções disponíveis no mercado.

Agora que você já sabe o que observar para a escolha de fornecedores para loja de material de construção, no último item, saiba como encontrar o fornecedor ideal!

Descubra como encontrar o fornecedor ideal

Agora que você já sabe o que um bom fornecedor agrega para a sua loja, é hora de identificar os fornecedores ideais!

É preciso ficar atento a alguns fatores para saber se os fornecedores estão de acordo com os seus critérios.

Qualidade

Fator essencial, a análise da qualidade dos produtos é o primeiro passo para identificar um bom fornecedor.

Verifique se o fornecedor se preocupa com a qualidade ou se ele visa, principalmente, empurrar os seus materiais a todo custo.

Nessa área, como menciona o blog Mapa da Obra, é bom lembrar sobre o Programa Setorial de Qualidade, responsável por identificar produtos e marcas que estão de acordo com as normas e especificações da embalagem.

Assegurando-se da qualidade dos materiais, você também identificará as práticas de mercado do fornecedor em questão!

Credibilidade

Outro passo para não correr riscos é analisar a credibilidade do fornecedor no mercado. Verifique quem são os seus clientes e o que eles têm a dizer sobre o fornecedor. Nesse momento, uma boa pesquisa é muito valiosa.

O próprio Google é uma ferramenta útil nesse momento. Você consegue facilmente pesquisar os fornecedores e visualizar sua reputação, bem como possíveis opiniões de clientes sobre os serviços prestados.

Além disso, é possível também analisar o CNPJ do fornecedor. Assim você verifica outras informações, como a existência de processos. O importante é procurar referências sobre sua atuação no mercado e se certificar da sua credibilidade.

Suporte técnico

O pós-venda foi citado como um diferencial anteriormente, mas é preciso ampliar um pouco a questão para a noção de suporte técnico, que é relevante principalmente para materiais que exigem conhecimentos específicos para uso. 

De acordo com o blog Hard, verifique se o fornecedor apoia seus lojistas parceiros com informações e suporte, que deve operar como uma consultoria. 

Essa consultoria deve estar presente antes, durante e mesmo depois da compra. Por isso, não deixe de questionar sobre o pacote de soluções de suporte que o fornecedor oferece.

Produtos certificados e normatizados

Trabalhar com materiais de construção certificados ou normatizados é uma questão de responsabilidade. Sem isso, não há o que nos assegure a qualidade dos materiais. Lembre que essas normas são obrigatórias para qualquer material.

Esse é outro fator que não pode ficar de lado. Verifique os produtos do fornecedor e ateste que eles estão todos seguindo todas as normas técnicas. 

Um ou outro produto fora desse padrão revela uma falta de comprometimento com a qualidade dos materiais e mesmo a segurança dos seus clientes.

Licenciamento ambiental

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais importante na construção civil – e seus clientes certamente percebem isso com bons olhos!

Portanto, é importante entender se seus fornecedores têm esse comprometimento com as normas ambientais, bem como apresentam os licenciamentos devidos.

Procure por fornecedores aliados do meio ambiente, mas que também se preocupam em estar dentro das normas. Assim, seus clientes e o planeta agradecem!

Você já tinha em mente alguns desses critérios para escolher os fornecedores da sua loja de material de construção? Quer ficar por dentro de ainda mais dicas e informações sobre o assunto? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do nosso blog.

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *