Descubra por que investir em tecnologia é essencial na sua loja agropecuária

Publicado em 30 de setembro de 2021
Descubra por que investir em tecnologia é essencial na sua loja agropecuária

Investir em tecnologia, é, dia após dia, uma necessidade de qualquer setor que almeja resultados expressivos, com impacto na vida do cliente e que gere rentabilidade para o negócio. O que se vê é que esse ponto já não é “algo a mais”, e sim, algo imprescindível, sobretudo, para algumas áreas de atuação.

De acordo com a 3ª edição da pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, o orçamento dos varejistas brasileiros para transformação digital em 2021 aumentou para 87%. Tal dado é significativo no que se refere ao interesse das empresas em se adequar as novas demandas e ferramentas.

Ademais, é válido citar que como resultado, 74% das empresas tiveram aumento no faturamento com vendas, reforçando ainda mais o potencial de se aderir a mecanismos úteis para alavancar processos e tarefas.

Quanto a isso, fique atento, pois neste conteúdo, você descobrirá por que investir em tecnologia é essencial na sua loja agropecuária. A ideia, com isso, é que você perceba como solucionar desafios e otimizar as suas atividades. Continue a leitura e confira!

Maior produtividade no trabalho

É difícil imaginar uma pessoa que não queira obter maior produtividade no trabalho. Afinal, isso em muito se direciona aos resultados pretendidos. Deste modo, a tecnologia pode ser uma rica aliada, tornando as atividades menos manuais e dependentes de humanos e possibilitando um melhor gerenciamento.

Algo relevante, nesse sentido, é a capacidade de até mesmo analisar a produtividade através de indicadores de desempenho, previamente definidos. Com algumas ferramentas de gestão, isso se viabiliza, podendo acessar números e informações de forma ampla, cooperando para o alinhamento de expectativas do negócio.

Melhor experiência de venda

Já pensou em melhorar a experiência de venda dos seus clientes, tornando esse processo simples e memorável? Pois, saiba que isso é totalmente viável ao investir em tecnologia.

Nesse contexto, muitas são as opções utilizadas pelo varejo, com o objetivo de fidelizar os consumidores. Se preferir, você pode recorrer à inteligência artificial, de modo a gerar recomendações de produtos vendidos na sua loja, aderir a canais para mapear a satisfação do cliente e até oferecer compras virtuais.

Visibilidade e posicionamento

Outro tópico que não pode ser negligenciado nos dias atuais se refere à visibilidade e o posicionamento da loja. Aqui vale a máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”, já que a sua oferta precisa estar fixada na mente dos consumidores. Do contrário, eles não lembrarão de você e poderão com facilidade recorrer ao nome da concorrência.

Para evitar isso, a regra é simples: esteja presente nas redes sociais, estabeleça fontes de contato com os seus clientes e, se possível, crie um site para a sua empresa.

Basta procurar na internet que você encontrará diversas plataformas, alternativas para domínio, e muito mais, no intuito de expor os seus produtos de maneira clara e eficiente.

Assertividade nos processos

Por fim, um fator substancialmente relevante é a assertividade nos processos, adquirida através da implantação de ferramentas aptas a otimizar as tarefas.

Assim, mais fácil é ter um controle no que tange à gestão da sua loja agropecuária, de modo a avaliar o que se encaminha bem e o que necessita de melhorias.

Com o auxílio tecnológico, você pode, inclusive, automatizar diversas atividades relativas ao estoque, visualizando as entradas e saídas de produtos, as características dos mesmos e outros pontos presentes na rotina de quem lida com essa parte da gestão.

Como começar a investir em tecnologia?

Se a sua pergunta agora é: “mas, como começar a investir em tecnologia?”, aqui vai uma resposta: comece avaliando o cenário atual da sua empresa, no intuito de ter claro o que precisa ser melhorado.

Após isso, se questione como determinados recursos seriam úteis para viabilizar soluções e servir como suporte para as ações instituídas.

Tenha em mente que não há a menor necessidade de aderir às mais avançadas possibilidades digitais, mas sim aquelas que realmente poderão fazer a diferença na sua loja. Assim, estruture tudo, e faça a aquisição das ferramentas que irão contribuir para alavancar os processos do seu negócio.

E então?

Como vimos neste conteúdo, muitas são as vantagens de se investir em tecnologia, sobretudo, quando adotadas medidas inteligentes, alinhadas à estratégia da loja agropecuária.

O que fica claro é que os incentivos em inovação precisam ser explorados pelas empresas visando alcançar os objetivos macro, além de facilitar e agilizar a rotina.

Aproveite para baixar gratuitamente o nosso infográfico que irá te ajudar a lucrar mais com a sua agropecuária! Nele, você encontrará dicas-chave para colocar em prática hoje mesmo e se destacar no mercado!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *