Saiba como fazer uma área de lazer gastando pouco [4 dicas]

Publicado em 5 de abril de 2022
Saiba-como-fazer-uma-área-de-lazer-gastando-pouco

Na hora de construir é preciso avaliar cada detalhe da obra. Esse tipo de construção requer estrutura, paredes, acabamentos, parte elétrica e hidráulica, além de decoração. Mas, existem boas dicas sobre como fazer uma área de lazer gastando pouco que são usadas pelos profissionais da construção civil.

Os próximos tópicos não vão considerar se a construção será pensada em uma área de lazer em casa ou em uma área de lazer própria para aluguéis. Nem mesmo em chácaras, fazendas ou residências. O objetivo é mostrar como a partir de 4 detalhes dá para economizar nesse tipo de construção.

As 4 dicas para construir uma área de lazer barata

Para quem ficou interessado, leve em conta que a criação de um projeto é importantíssima para que custos, quantidades e avaliações sejam feitas. Isso também inclui a análise sobre custo-benefício de cada produto que será usado.

Sabendo disso, vamos lá: continue lendo para saber essas dicas para construir uma área de lazer gastando pouco.

1 – Saiba considerar o mobiliário adequado para a área

Uma área de lazer pode conter muitos tipos de mobiliário diferentes. E isso vai desde os armários embutidos até mesmo os eletrodomésticos, eletrônicos, divisórias ou o material usado na construção, que pode servir de mobiliário em alguns casos.

O que é importante é pensar no custo-benefício do projeto nessa hora. Um jardim a céu aberto pode ser uma das partes dessa área de lazer e fica lindíssimo. Se os donos do espaço gostarem de ler, melhor ainda. Mas, aí vem o cuidado para escolher os móveis certos.

Nesse caso, eles seriam aqueles que poderiam suportar sol e chuva, por exemplo. O ferro pode não ser uma boa ideia porque esquenta demais enquanto que a madeira natural pode apodrecer se não for tratada. Logo, pense não apenas no preço, mas sim no custo-benefício.

2 – Jamais se esqueça da segurança do ambiente

O mais natural aqui no Brasil, que é um país tropical, é se pensar em uma área de lazer com piscinas, certo? Além de projetar essa construção, o responsável pela obra também deve pensar na segurança do lugar, já que as piscinas podem ser causas de afogamentos, por exemplo.

Então, uma ideia muito simples, prática e barata é usar as cercas de proteção para piscinas. Já falamos sobre ela aqui no blog, relembre. Outra sugestão é saber se a área de lazer vai permitir a presença de pets. Nesse caso, vale a pena apostar nas cercas para canis.

E quem quiser já ir pensando na decoração, que é o assunto do próximo tópico, também pode considerar as cercas para jardim, que permite todo cuidado e segurança desse ambiente que deixará a área de lazer muito mais colorida.

Aqui na Cercas Cattoni, você encontra todos esses tipos de cercas, faça uma cotação e descubra:

3 – Capriche na escolha dos itens decorativos

Ah, a decoração! Ela não pode ficar de fora. Porque por mais que o arquiteto ou engenheiro tenha pensado em tudo, se ele não tiver boas escolhas nessa hora vai faltar a cereja do bolo, sabe? É a assinatura final, isto é, aquela primeira impressão do projeto de construção.

E se você é esse profissional contratado para pensar nessa área de lazer, considere que há boas dicas para começar a estudar agora mesmo. Afinal, estamos falando sobre como fazer uma área de lazer gastando pouco e agora vem o tópico da decoração. Será que dá para decorar uma área de lazer gastando pouco?

Dá sim. Uma ideia é buscar inspirações em revistas e em sites especializados em assuntos da engenharia e da arquitetura, como o nosso blog. Por exemplo, já mencionamos aqui o uso da tela corrugada em projetos criativos. Assim como falamos do plantscaping também.  

4 – Faça investimentos inteligentes para o longo prazo

Ao longo da carreira na área da construção civil, engenheiros e arquitetos aprendem sobre o uso de materiais de qualidade. Isso porque escolher apenas o que é mais barato nem sempre é o ideal. Já quando se leva em conta o custo-benefício, aí sim é possível ter melhores respostas.

Esse tipo de análise envolve não apenas orçar o material mais forte e mais resistente, mas também levar em conta a montagem dele. Outra coisa é sobre aplicar no seu projeto aquilo que dá certo na prática, o que pode acontecer a partir de estudos de casos reais.

Esse tipo de escolha inteligente vai aumentar a durabilidade do seu projeto, o que é muito importante para uma área de lazer, que é pensada em entretenimento e diversão por muitos anos. Já pensou em criar um projeto que em pouco tempo precisa ser reformulado?

Uma área de lazer precisa alinhar funcionalidade, segurança e beleza

No fim do seu projeto de construção de área de lazer vai ter uma pergunta que poderá ser feita para saber o resultado final: ele uniu funcionalidade, segurança e beleza? Se a resposta for positiva, com certeza, você alcançou um dos melhores resultados possíveis.

O motivo é que uma área de lazer precisa ser funcional a ponto de atender as necessidades de quem está ali para se divertir, seja pensando em uma piscina, uma quadra de futebol ou uma churrasqueira, por exemplo.

Ao mesmo tempo, precisa ser segura para evitar que acidentes aconteçam naquele lugar. É por isso que pensar no nosso cercamento, da Cattoni, é uma boa ideia. O lugar fica mais seguro e sem que tenha que ficar caro. Além disso, as cercas permitem uma melhor visualização do ambiente.

Assim sendo, se na área de lazer tiver jardins ou se as pessoas quiserem ver além de muros, o cercamento acaba ganhando nova função, de deixar tudo mais leve e com o ar mais livre, o que é ideal para uma área de lazer. Você não concorda?

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *