Ainda não vende na internet? 7 lojas agropecuárias online para se inspirar

Publicado em 15 de maio de 2023
lojas agropecuárias

Se você é lojista e não investe na venda online, te convidamos a conhecer essa nova realidade, a do e-commerce agro. É um canal comercial rápido que pode fazer com que o seu faturamento aumente exponencialmente. Neste texto, conheça também as lojas agropecuárias online de sucesso no Brasil.

Conforme a eMarketer, até 2025 as vendas no comércio eletrônico de varejo devem chegar a US$ 7,385 trilhões. Ao mesmo tempo, sabemos que o Brasil tem um grande potencial agro, que já faz parte dessa revolução financeira no digital.

Ainda não se sabe quanto esse setor representa no e-commerce nacional, porém, muito se fala da Agricultura 4.0, Pecuária 4.0 e todas as soluções que facilitam a vida do produtor, que pode fazer compras a partir de uma pesquisa na internet.

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Por que conhecer as lojas agropecuárias online de sucesso?

Entre tantos motivos, separamos três que são muito claros e fazem sentido para quem tem uma loja de produtos agro e quer aumentar as vendas. É sobre: compreender que existe essa possibilidade na internet, investir nos diferenciais e buscar fontes de inspiração. Entenda!

Reconheça a possibilidade de realizar vendas online

A criação do e-commerce agro vai ao encontro com as vantagens da Era Digital para esse público. A McKinsey & Company estudou 600 agricultores internacionais. O número dos brasileiros que usam os meios digitais no dia a dia de trabalho subiu 46% no último ano. 

Além disso, a adoção do e-commerce e novas tecnologias é maior entre os produtores rurais brasileiros do que em outras partes do mundo. Logo, o que se conclui é que existe uma demanda, cada vez maior, no nosso país. 

Estude os diferenciais para oferecer na internet

Mais um motivo para conhecer as referências abaixo é avaliar como cada uma delas apostou em um diferencial para vencer a competição online, acirrada em todos os setores. É uma corrida entre plataformas que podem comercializar dos insumos básicos até as altas tecnologias para o agronegócio. 

A E-bit Informação, que avalia a reputação das lojas virtuais, diz que 83% dos novos compradores digitais afirmam que voltariam a fazer compras online. Logo, ter um diferencial para vencer os concorrentes é necessário. Qual será o seu?

Escolha os melhores fornecedores para fidelizar os clientes

A escolha dos produtos e dos fornecedores que fazem parte do seu portfólio é um dos temas mais importantes no assunto das vendas digitais do agro. Na internet, os consumidores fazem comparações rápidas, optando por itens de qualidade que vão garantir um bom custo-benefício. 

Aliás, eles não se importam em pagar mais caro se for para não terem dor de cabeça com a compra. Sabia disso? Vale a pena apostar na experiência do usuário.

Infográfico Como escolher o fornecedor de telas e acessórios para cercamentos

7 lojas agropecuárias online para conhecer

No nosso país, são diversos os exemplos de lojas agropecuárias online para se inspirar. Cada uma delas possui uma característica que chama a atenção. Para este conteúdo, fizemos a seleção de 7 delas, que você conhecerá abaixo.

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1 – Agromulher

O Agromulher nasceu com o propósito de atender um público específico desse setor: o feminino. A plataforma comercializa produtos de moda, como coletes, t-shirt, camisetas polo, agendas e botas. Para aumentar o portfólio, também passaram a oferecer os cursos e as mentorias de lideranças para mulheres do agronegócio.

2 – Agrotools

Mais um dos marketplaces Agro de sucesso é o Agrotools, que se autodenomina como o maior site de soluções digitais para o agronegócio. Mas, o que dá para comprar nessa plataforma? Serviços de enterprise, APIs e as ferramentas digitais, como de análise socioambiental e composição do solo.

3 – Broto

Essa é uma das lojas agropecuárias online que fizeram sucesso no nosso país com a assinatura de um grande banco por trás, o Banco do Brasil. A ideia é vender máquinas, implementos, equipamentos e outros itens aos produtores rurais, com o diferencial de facilitar o acesso às linhas de crédito que a instituição disponibiliza.

4 – CBC Agro

Agora uma plataforma que faz a venda no modelo business-to-business (B2B). O objetivo é o comércio de frutas, verduras e legumes; além de químicos e grãos. Na realidade, funciona como um clube de vantagens que conecta vendedores e compradores. No site, dá para encontrar do óleo de palma até o açúcar.

5 – MF Rural

O marketplace MF Rural tem mais de 90 mil produtos e serviços disponibilizados mensalmente para os consumidores. Ele permite que os produtores rurais possam pesquisar, comparar e comprar os maquinários e insumos, conforme suas necessidades. É uma plataforma que funciona para pessoas físicas e empresas.

6 – Mercado CNA

Essa é mais uma das lojas agropecuárias online ligadas a uma grande marca, no caso, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Para apoiar os produtos regionais afetados na pandemia, ela criou a plataforma e agora permite a comercialização de vários itens, desde as mudas de frutas exóticas até mesmo os cabrestos para animais.

7 – Orbia

A Orbia é da Bayer e tem mais de 190 mil produtos cadastrados e mais de 240 distribuidores. O foco está na venda de insumos como fungicidas, fertilizantes e demais itens. Um dos diferenciais é o programa de pontos, que permite a troca por equipamentos de escritório, como computadores ou do campo, como os drones e demais tecnologias.

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Como vender mais na sua loja de produtos usando a internet?

Recentemente, publicamos um conteúdo que menciona algumas dicas rápidas para vender mais nas lojas agropecuárias. Nele, existem os pontos que dizem respeito ao uso da tecnologia e a possibilidade de vendas no e-commerce.

O marketing digital permite aumentar as vendas e o lucro. Esse resultado vem de várias melhorias interessantes que atendem aos anseios dos consumidores do campo que compram online, como um pré-atendimento por WhatsApp ou uma pesquisa de satisfação depois da compra.Esse bom relacionamento com os produtores rurais garantirá a fidelização deles com a sua loja, garantindo, por consequência, o sucesso. Seja na primeira venda ou na venda recorrente, o e-commerce é uma ótima forma de ganhar mercado.

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