Fidelizar clientes na loja agropecuária – 5 estratégias que realmente funcionam

Publicado em 7 de março de 2023

Um cafezinho durante o atendimento. A comercialização de um produto de qualidade. Uma entrega rápida. Variadas opções de pagamentos e prazos. Quais são as verdadeiras estratégias para fidelizar clientes na loja agropecuária? 

Neste conteúdo, descubra o que realmente importa para o seu negócio realizar vendas recorrentes para os mesmos consumidores.

Abaixo, temos dados de uma pesquisa feita pela Reviewr, que é especializada em experiência do cliente, para ilustrar as informações.

O que fideliza um cliente em uma loja

Enquanto gestor ou empreendedor de uma loja agropecuária que está estudando o assunto da fidelização de clientes, uma pergunta inicial é: o que vai fazer com que isso aconteça, que o meu cliente seja fidelizado? 

Existem várias respostas para uma única questão.

Inclusive, a maioria já é bem conhecida, como a satisfação do cliente. De fato, se o consumidor sai da sua loja satisfeito, a chance de ele voltar em outra ocasião é bem grande.

Só que a ideia deste conteúdo não é listar toda a teoria que aponta os motivos para que o seu cliente retorne. Seremos mais diretos e vamos indicar estratégias, que são bem simples na maioria das vezes, mas representam resultados práticos.

Ou seja, o que você verá abaixo são pontos estratégicos que funcionam e atuam diretamente na expectativa do consumidor. Aprenda como ser a solução para o seu cliente.

Quais estratégias para fidelização de clientes

1 – A expertise no mercado

81% das empresas que oferecem atendimento de excelência antes da venda tem uma melhor performance em relação aos concorrentes”.

Muita gente confunde a expertise no mercado com a experiência. Sim, são expressões que podem ser avaliadas de maneiras diferentes. Seja a sua empresa nova ou mais tradicional, o que vai dizer se ela tem expertise é o quanto ela conhece da persona e do mercado para gerar soluções.

Esse conhecimento pode levar mais ou menos tempo, sendo que vai depender da disposição de cada colaborador e gestor em aprender sobre ele. O que o seu vendedor está vendendo e para quem? Se a sua agropecuária quer ser a solução para os consumidores, então, é preciso saber o que eles precisam.

Antes de indicar um produto ou pronunciar qualquer frase de vendas, é importantíssimo que se tenha a certeza disso. As técnicas de vendas funcionam sim, só que não sozinhas, sem que exista a expertise que o mercado exige. Como conseguir isso? Com estudos, capacitações, treinamentos e networking.

2 – Os diferenciais da concorrência

68% dos consumidores dizem que a qualidade do produto é o que mais importa para voltar a comprar com determinada empresa”.

Essa é uma das estratégias para fidelizar clientes na loja agropecuária, que vai exigir a sua atenção porque muitas vezes pode se sobrepor às outras. Você tem o produto que o seu cliente busca? Ótimo, mas isso não basta. Qual a variedade de opções que te fará diferente da loja concorrente? Entenda: é preciso ir além.

O seu diferencial pode ser um mix de produtos maior? Sim. Mas, da mesma forma, também pode ser um prazo de pagamento maior, assim como um desconto para compras complementares. A verdade é que existem vários modos de vencer a concorrência dentro do seu mercado. Até mesmo a localização da sua unidade.

Você sabia que os consumidores, em sua maioria, não se importam tanto em pagar um pouco a mais por um produto se tiverem uma boa experiência na loja? Ou seja, o seu atendimento pode ser o seu diferencial, sem que tenha que abrir mão do lucro. E esse é só um exemplo.

3 – A personalização do atendimento

A qualidade no atendimento antes e após a compra é um dos motivos mais relevantes para os consumidores que compram novamente nas empresas”.

Cada vez mais essa técnica de fidelização de clientes tem sido usada e em todos os setores. E dá para entender o porquê: nenhum cliente quer ser tratado como mais um; ele quer se sentir único. Se a sua loja agropecuária oferece essa experiência para ele, então, ele vai voltar a comprar com você das próximas vezes.

É o que chamamos aqui de personalização do atendimento. Para a sua gestão, o desafio está em ser flexível ao máximo para representar uma boa solução para cada um dos clientes que tem ou virá a ter. A resposta sempre deverá ser pensada na simplificação da vida dele.

Ou seja, para saber se o seu atendimento é personalizado o bastante, responda: o serviço ou produto que você está oferecendo vai facilitar a vida do cliente? Até porque administrar uma propriedade agrícola, independentemente do tamanho, não é fácil.

E aqui existem vários pontos, inclusive tecnológicos, que podem te ajudar nisso. Há softwares que podem enviar lembretes aos consumidores cadastrados. E também serviços de entregas rápidas que faz com que eles não precisem perder tempo com deslocamento. Etc.

4 – A manutenção do relacionamento

Quem vai mais ajudar a realizar essa estratégia é o marketing digital, mas existem outros meios, menos inovadores, de fazer isso. Do que estamos falando? Da manutenção do relacionamento com o cliente, isto é, de quando a loja faz uma parte mais ativa do contato, sem que tenha que ficar esperando o consumidor se manifestar.

E o marketing, junto com a tecnologia, pode ajudar porque tornou possível que as empresas trouxessem lembretes ou iniciaram conversas de modo mais indireto. Sabe aquele e-mail de desconto de aniversário ou aquela mensagem de WhatsApp para informar sobre uma campanha? Você pode fazer isso como estratégia de fidelização.

Muitas vezes, o seu cliente gosta de comprar na sua loja. No entanto, com a correria do dia a dia, ele pode se esquecer de você. Aí usar esses mecanismos serve como lembrete. Ou ele pode se sentir especial quando você mandar “parabéns” no dia do aniversário ou oferecer algum desconto, por exemplo.

Essa estratégia agrega valor ao seu serviço, a ponto de que as compras dos consumidores não vão se limitar apenas à avaliação de preços de produtos. Ao aumentar a experiência dele, também se torna possível fidelizar o cliente para as novas compras.

5 – A pesquisa de satisfação

Pode parecer estranho você ler aqui que uma pesquisa de satisfação é uma estratégia de fidelização de clientes. Mas, como é que você vai descobrir se está no caminho certo desse processo? Esse tipo de estudo, que pode ser muito analítico, é incrível para te dar essa resposta, além de permitir criar ações cada vez mais focadas no consumidor.

Em um primeiro momento, ela vai servir para mostrar para as pessoas que, ainda que as experiências delas não foram 100% positivas, a sua agropecuária está disposta a ir de encontro a isso. Ou seja, você se mostra preocupado em tornar a experiência dela incrível.

Ao mesmo tempo, se torna uma ferramenta de pós-venda que, se bem utilizada, fará parte de todo atendimento ao cliente que você e seus vendedores executam na empresa. Os clientes estão cada vez mais “sinceros”, o que é ótimo para saber o que dá para melhorar na fidelização dele.

Por curiosidade, considere que há maneiras fáceis de criar esse tipo de formulário de satisfação. O próprio Google tem um exemplo, o Google Forms, que é intuitivo e prático.

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