Descobrir as dimensões da quadra poliesportiva é imprescindível no planejamento da construção ou reforma desse tipo de espaço, seja em condomínios, escolas, clubes e outros lugares.
O motivo é que esse projeto precisa ser funcional e seguro para diversas modalidades que serão praticadas ali: basquete, futebol, vôlei, handebol e assim por diante.
No entanto, há uma questão que você tem que saber desde o começo: as medidas variam conforme o tipo de uso e as normas estabelecidas. Logo, é essencial avaliar:
- O espaço disponível e
- A finalidade do projeto.
A partir do próximo tópico, entenda tudo sobre o que é recomendado, incluindo as variações a partir do tipo de instalação e a importância do cercamento adequado nesses projetos.
Primeiro, relembre o que é uma quadra poliesportiva!
Este é um local que visa a prática de diferentes modalidades esportivas em um único ambiente.
Normalmente, os esportes mais comuns praticados são: futsal, basquete, vôlei e handebol.
Um ponto importante aqui é entender que, mesmo que cada uma tenha suas marcações específicas, uma mesma quadra pode ser usada em variadas atividades.
É por isso que essa é uma excelente solução construtiva em escolas, clubes, condomínios e espaços públicos, permitindo uma utilização otimizada do lugar e promovendo o acesso ao esporte.
Esportiva e poliesportiva?
A principal diferença está na finalidade, como vimos acima:
- A esportiva é projetada com foco em um único esporte;
- A poliesportiva é adaptável a várias modalidades.
Isso significa que a opção que dá acesso às várias atividades precisa seguir padrões específicos, de modo a comportar as várias regras, de cada jogo.
Quais são as normas NBR?
Logo, para atender essa demanda multi, o espaço precisa ter:
- Marcações adequadas e
- Estrutura versátil.
É nessa hora que entram algumas recomendações. Uma delas é a ABNT NBR 9050, que estabelece diretrizes, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além disso, outras normas regulam dimensões e materiais na construção dessas estruturas:
- ABNT NBR 16785: requisitos técnicos para pisos esportivos;
- ABNT NBR 7211: padrões usados em concreto;
- ABNT NBR 10844: características de traves e tabelas esportivas.
Outra forma de se basear no projeto é considerando as especificidades das federações, como FIFA (Federação Internacional de Futebol) e FIBA (Federação Internacional de Basquete).
E tem ainda as dicas relacionadas ao cercamento das quadras. As ABNT NBRs 16046, 16628 e 15522 trazem pontos sobre telas de arame, gradis, cercas metálicas e postes.
A seguir veja o resultado de um projeto entregue pela Cattoni:
Seguir essas normas assegura qualidade, segurança e durabilidade da instalação, além de facilitar a aprovação do projeto junto a órgãos reguladores.
Então, qual é o tamanho ideal de uma quadra poliesportiva?
O padrão de uma poliesportiva costuma ser de 32 metros x 16 metros, o que acontece nos principais projetos oficiais.
No entanto, lembre-se que esse ambiente varia dependendo do local e dos esportes praticados. Por isso, a seguir, separamos alguns exemplos, veja!
Pequena
Em projetos menores, é possível adaptar as dimensões, respeitando um mínimo recomendado de 28 metros x 15 metros para permitir uma experiência adequada.
No caso de jogos recreativos e treinamentos, é possível construir quadras ainda mais compactas, mantendo a proporção necessária dos esportes principais: 20 metros x 10 metros.
Essas versões menores são ideais em condomínios e espaços de lazer, garantindo acessibilidade mesmo em locais com restrições de metragem.
Escolar
Nas escolas, os projetos bem planejados devem atender a diferentes idades e modalidades. Por isso, o tamanho recomendado é aquele do início do tópico: 32 metros x 16 metros.
Até porque a segurança é fundamental, envolvendo ainda o uso de pisos antiderrapantes e cercamento adequado, que previnem acidentes.
Residencial
Em residências e condomínios, são projetadas com tamanhos personalizados, respeitando a área disponível. Modelos de 25 metros x 12 metros são comuns pensando no lazer das famílias e condôminos.
Inclusive, o acabamento das cercas deve ser adaptado a fim de harmonizar com a estética do ambiente, utilizando materiais com pintura eletrostática e modulares.
Leia também: 5 dicas para montar uma área de lazer residencial segura!
Futsal
O futsal é uma das modalidades mais praticadas no mundo. Os espaços onde os jogos acontecem possuem dimensões que variam a partir de 25 metros x 15 metros.
Na opção que inclui o futsal, é essencial considerar uma área suficiente na movimentação dos jogadores e marcações corretas para outras modalidades.
Por que precisa cercar uma quadra poliesportiva?
O cercamento é altamente recomendado visando a segurança e a conservação da quadra. Afinal, é uma solução com múltiplas vantagens, confira algumas:
- Impede que bolas saiam do espaço de jogo;
- Protege espectadores e torcedores;
- Delimita a área esportiva.
Além disso, uma instalação de cercas bem estruturadas evita danos ao entorno e contribui com a durabilidade dos equipamentos esportivos.
Qual é o melhor tipo de cercamento?
As telas para quadras esportivas mais indicadas são as de aço galvanizado devido à resistência às intempéries e impactos, especialmente quando comparadas às de polietileno e nylon.
Outra opção é a tela revestida em PVC, que oferece maior durabilidade e estética aprimorada. Aqui na Cattoni, você encontra as duas opções:
E a altura ideal do cercamento varia entre 4 metros e 6 metros, dependendo da modalidade praticada e das condições do local. Veja esse exemplo:
Como medir a cerca da quadra?
Para calcular a metragem necessária, multiplique o perímetro do espaço pela altura da cerca.
Assim, uma quadra de 32 metros x 16 metros com cerca de 4 metros de altura requer aproximadamente 192 m² de tela.
Mas, na hora de definir o cercamento ideal e suas medidas, conte quem entende do assunto. A Cercas Cattoni é especialista nisso e oferece soluções personalizadas e de alta qualidade: