7 dicas para realizar a gestão de estoque com eficácia na sua loja!

Publicado em 4 de janeiro de 2021
7 dicas para realizar a gestão de estoque com eficácia na sua loja!

Com dúvidas nos processos de gestão de estoque do seu negócio? Nós podemos ajudar! Preparamos este conteúdo especialmente para dar dicas de como efetuar essa tarefa com maior eficácia na sua loja.

Inclusive, a gestão de estoque de produtos agrícolas e de construção civil, por exemplo, requerem uma certa atenção. Então, se você atua em alguma destas áreas, continue a leitura e desvende os 7 principais pontos para gerir o estoque da sua loja com maior assertividade!

1. Controlar a entrada e saída dos produtos é essencial para uma boa gestão de estoque

Em prol de uma melhor organização dos itens nas prateleiras, é importante que você saiba exatamente quais produtos estão disponíveis e a quantidade de cada um deles.

Isso é necessário porque produtos demais podem acabar vencendo, e produtos de menos podem deixar a clientela insatisfeita.

Dito isto, ao saber a quantidade de mercadorias em estoque, fica mais fácil e assertivo fazer novos pedidos aos fornecedores, repondo os itens necessários e sem fazer compras em excesso.

Mas não para por aí, neste ponto ainda cabem mais algumas considerações que ajudam a controlar o estoque da sua loja, como:

  • Identifique os produtos com melhor aceitação e qual período acontecem as melhores vendas. Sabendo disso, é possível criar estratégias de compra para cada mercadoria separadamente. Essa ação auxilia o processo de compra e evita estoque parado.
  • Considere o ciclo produtivo para fazer compras estratégicas e aproveitar a sazonalidade das vendas. Assim você evita encher o estoque com produtos pouco procurados.

2. Preste atenção na data de validade

Esse ainda é um ponto comum de descuido em lojas agrícolas e de construção civil, por exemplo. Novas mercadorias chegam e não são guardadas da forma correta.

Estamos querendo dizer que é necessário armazenar os novos produtos atrás dos que já estão no estoque. Fazendo isso, você evita que elas sejam vendidas antes daquelas que têm data de vencimento mais próxima.

Agora, se infelizmente aconteceu algumas falhas no processo e você percebe que tem produtos com data próxima de validade, algumas dicas para resolver essa situação, segundo a Siagri, são:

  • Negocie a troca do produto com o fornecedor;
  • Faça promoções para vendê-lo antes da data, mas não esqueça de avisar que o produto está perto do vencimento;
  • Ofereça uma promoção em uma venda juntamente com outro produto.

3. Mix de produtos estratégico

Ao querer vender tudo, você pode acabar não vendendo nada. Na verdade, para saber o que vender, você deve alinhar as demandas dos seus clientes, com o tamanho da sua loja e do seu estoque.

Acessórios para construção rural, por exemplo, são uma ótima opção para lojas agropecuárias, enquanto cercamentos e telas modernas para diferentes tipos de propriedades não podem faltar em uma loja de materiais de construção.

Então, para evitar perdas, estoque parado e manter um bom fluxo de compra, os pontos a serem analisados são: sua clientela e suas demandas (não apenas o que eles dizem precisar, identifique quais produtos se encaixam em vendas conjuntas), e claro a estrutura da sua loja, para fazer o pedido com a quantidade certa que você pode armazenar e distribuir nas prateleiras.

4. Entenda o seu público

Uma gestão de estoque eficiente precisa estar alinhada com os hábitos e necessidades dos seus clientes e o perfil de compra da região em que a sua loja está localizada.

Além disso, de acordo com o Grupo Star Info, as características da vizinhança e a frequência com que o consumidor passa pelo local são pontos importantes a serem considerados, pois têm impacto sobre o que deve estar presente nas prateleiras.

Então, fica como dica entender de fato o seu cliente:

  • O consumidor quer preço?
  • Quais as marcas mais satisfazem seu público?
  • Tem um público distinto, com demandas variadas?

As respostas para estas perguntas irão te ajudar a alinhar a relação de oferta e demanda mais assertiva no seu negócio.

5. Boas parcerias com fornecedores são fundamentais para uma melhor gestão de estoque

Sem dúvidas, os fornecedores são um fator primordial para conseguir praticar uma gestão de estoque com eficácia. Nesse sentido, como andam as negociações com fornecedores da sua loja?

Isso porque, ter boas parcerias comerciais é crucial para a saúde do seu negócio, e isso inclui melhor controle de estoque. Afinal de contas, é muito mais fácil negociar preços, prazos e condições de entrega com fornecedores que conhecem o seu negócio e apresentam serviços de qualidade, que se adéquem às suas atividades.

Dito isto, escolha fornecedores que além de entregarem produtos de qualidade, com diferenciais no mercado, ainda:

  • Cumpram prazos de entrega;
  • Sejam flexíveis para atender as demandas da sua loja;
  • Possam oferecer serviços personalizados;
  • Tenham credibilidade no mercado;
  • Ofereçam um bom suporte técnico.

6. Realize armazenamento adequado e de qualidade

Não tem como controlar o estoque, com ele todo bagunçado. Ou seja, mais um ponto crucial para pôr as boas práticas de gestão de estoque em ação, é a organização.

As dicas para essa tarefa são:

  • Crie um layout de organização que funcione para o estoque da sua loja e instrua que todos os colaboradores o sigam;
  • Mantenha o ambiente sempre limpo, arejado e com boa iluminação, pontos estes que são fundamentais para valorizar a vida útil das mercadorias e para evitar acidentes, estragos e perdas dos produtos.

7. Invista em um software de gestão de estoque

Não ter um software de controle de estoque, é estar deixando passar a oportunidade de facilitar e otimizar muito a gestão de estoque da sua loja.

Aliás, você sabia que um bom controle de estoque pode determinar se você fecha uma venda ou perde ela para um concorrente? Isso porque, uma vez que você não tem assertividade quanto as informações do seu estoque, você acaba por passar pouca confiança à clientela.

Por isso, é inteligente optar por um software de gestão de estoque para o seu negócio, a fim de conseguir agilizar a maioria dos processos voltados a esta área da empresa, incluindo facilitar alguns dos pontos que citamos aqui, como: entrada e saídas de produtos, controle da validade, mix dos itens, dentre outros.

E então?

Neste conteúdo, você pôde conferir dicas para realizar a gestão de estoque com eficácia na sua loja. Esperamos que as informações disponibilizadas possam auxiliá-lo a ajustar os processos e tarefas nesta área do seu negócio.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Agora, para continuar se atualizando, acesse nosso conteúdo sobre a importância de definir Indicadores de Desempenho para sua loja!

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *