Tela para cercar terreno rural: 3 dicas para acertar na escolha

Publicado em 29 de janeiro de 2024
Tela para cercar terreno rural

As propriedades rurais também precisam de cercamento, independentemente do tamanho das áreas. É importante proteger o patrimônio – físico, humano e animal – de invasores. Assim como limitar as divisas entre vizinhos. Abaixo, aprenda como escolher a tela para cercar terreno rural.

Afinal, o que adianta ter uma ótima gestão no campo, com informações precisas e novas tecnologias, se não há segurança na fazendo, sítio ou chácara? O planejamento do cercamento passa pela escolha das telas, que varia conforme os objetivos. A ideia deste conteúdo é apresentar as principais soluções.

O Novo Código Florestal é um assunto que se relaciona muito com as cercas. Afinal, como está na publicação do IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais): “A lei delimita os locais que devem ser protegidos e mantidos como mata nativa na propriedade rural”.

Essa lei também é interessante na recuperação de matas e nascentes, como é o Programa Especial de Proteção das Nascentes. O principal objetivo, neste caso, é executar uma atividade em etapas: 

  1. Identificação;
  2. Cercamento;
  3. Limpeza da área;
  4. Controle da erosão;
  5. Replantio.

Sendo assim, seja para a segurança ou delimitação, o cercamento apresenta-se como alternativa viável para quem busca eficiência. Especialmente no que diz respeito ao custo-benefício das telas e implementação do projeto, a construção de cercas é uma das melhores ideias.

Como escolher a melhor tela para cercar terreno rural

Tela para terreno rural

O passo a passo para construir as cercas não é complicado: demarcação do local, fixação dos mourões, instalação, esticamento e amarração do arame. Porém, sempre vem a dúvida: qual a melhor tela para cercar terreno rural? Para ter a resposta, acompanhe os tópicos a seguir!

1 – Produto que ofereça segurança

Antes de tudo, observe e se informe se a empresa que você pretende contratar para cercar ou dividir o terreno tem conhecimento real no assunto. Por exemplo, saiba que ela deve seguir os padrões de qualidade exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre elas, a ABNT NBR 10122. A Norma estabelece os requisitos dimensionais, propriedades mecânicas e de revestimento de telas de arame de aço zincado de baixo teor de carbono. Sendo focada na malha hexagonal. Ou seja, as populares telas hexagonais zincadas.

Outra ABNT NBR que merece atenção nesse estudo prévio é a 16715, sobre as telas soldadas para cercamentos. Elas também trazem os requisitos sobre as dimensões, as propriedades mecânicas e os revestimentos. Mas, nesse caso, acerca das telas soldadas.

Temos um conteúdo do blog que menciona mais da importância desse assunto de fazer parcerias com empresas que seguem as Normas vigentes. Nele, falamos sobre as certificações e trazemos dicas atualizadas para a escolha dos melhores fornecedores de produtos e serviços.

2 – Solução prática e econômica

A próxima dica é pensar em uma solução que seja prática e econômica ao mesmo tempo. Nessa reflexão, o alambrado surge como alternativa para chácara, sítio ou terreno. Afinal, entre tantas características, auxilia na prevenção de invasões na propriedade.

O modelo galvanizado oferece vantagens como:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Multifuncionalidade;
  • Personalização;
  • Maior resistência;
  • Fácil instalação.

Já o modelo revestido em PVC é ainda melhor para locais que sofrem muito com a incidência de sol e chuva, assim como áreas litorâneas. O motivo é que essa variação do produto é 3X mais durável por ter o revestimento em PVC.

3 – Solução flexível para cercamentos

A tela soldada é mais um dos produtos que podem ser os ideais para o cercamento de terrenos rurais. De fácil manuseio, possui uma malha bem fechada, o que impede a invasão de animais de vários portes, além de pessoas e objetos.

Uma das principais características dela está no fato de possuir fios de aço eletro soldados e galvanizados. Em alguns modelos, há ainda uma camada a mais de zinco, tornando-a extremamente resistente. Veja os modelos:

  • Tela Practica – 3 camadas de galvanização
  • Tela Fortinet – 3 camadas de galvanização + revestimento em PVC

Uma curiosidade é que a tela que tem o PVC também é aliada para projetos econômicos, mas que também não abdicam da beleza dele. Permite mais elegância, ao mesmo tempo que garante praticidade e versatilidade em variadas aplicações.

Acerte na escolha da tela para cercar terreno rural

Ao longo do texto, sugerimos dicas valiosas para os interessados na compra de uma tela para cercar terreno rural. Esse tipo de conteúdo é necessário na atualidade porque, no mercado, existem inúmeras opções de produtos, serviços e soluções.

Então, como escolher a melhor? Justamente, avaliando os pontos acima, da escolha do fornecedor ao estudo dos tipos de telas indicadas para essa finalidade. Há ainda outros pontos a serem levantados, como:

  • O principal objetivo do cercamento,
  • A estrutura do terreno e
  • As condições dele.

Importante saber que o objetivo pode variar na fazenda, sítio ou chácara. Por exemplo, pode ser a divisão de terrenoconfinamento de animais, subdivisão de pasto, garantia da segurança e outros. Em algumas situações, a cerca é feita para resolver várias situações a partir de uma única instalação.

O que não se pode desconsiderar, em hipótese alguma, é as características de cada solução. As alternativas devem apresentar resistência, durabilidade e segurança. Afinal, o objetivo do seu projeto de cercamento é tornar a propriedade mais segura por mais tempo.

Na Cercas Cattoni, você encontra o melhor custo-benefício do mercado. Somos especialistas no assunto, com equipes capacitadas para ir até o local da instalação, fazer a medição detalhada e garantir a instalação correta das cercas. Temos o que sua propriedade precisa:

  • Produtos de qualidade,
  • Equipamentos necessários e
  • Equipe altamente capacitada.

Para entrar em contato e fazer um orçamento, acesse a imagem abaixo.

Clique e faça um orçamento de telas e cercamentos com a Cattoni!