Tipo de arame – descubra qual é o melhor

Publicado em 19 de setembro de 2022

O arame é um dos produtos mais versáteis que a construção civil absorveu nos últimos tempos. O uso dele vai do canteiro de obras até o acabamento. Isso explica porque existem tantas opções no mercado. Descubra qual é o melhor tipo de arame para o seu projeto.

Para que você possa fazer uma escolha assertiva, trouxemos aqui as características dos principais arames que existem no nosso país. São eles:

  • Galvanizado
  • Liso
  • Farpado
  • Recozido
  • BTC
  • Ovalado
  • Em aço inox

O que é um arame galvanizado

O arame galvanizado é um fio reforçado através de um processo chamado galvanização. Sim, isso ajuda a entender o nome que ele leva. A galvanização acontece quimicamente e envolve todo revestimento do fio de aço com um metal protetor (zinco).

Tipo de arame

Qual a principal vantagem desse processo químico? Ele se destaca por tornar o arame mais resistente à ferrugem. Ou seja, é a melhor resposta, para quem pergunta qual é o arame que não enferruja. 

Para que é usado o arame galvanizado

Esse tipo de arame pode ser comum em várias áreas da construção civil, assim como em casas, apartamentos e lojas. A sua versatilidade vai depender da espessura do material. Por isso, é comum encontrá-lo na indústria, na agropecuária e até em artesanatos.

O que é um arame liso

O arame liso em várias situações vai ser visto como o melhor tipo de arame que existe. O nome vem do fato dele ser feito em peça única, lisa, sem torção e sem farpas.

Um fato curioso é que ele é uma opção muito interessante de arame galvanizado para cerca. E isso acontece pelo fato de poder ser esticado ao máximo, criando uma característica incrível para esse tipo de produto.

Atualmente, tem sido uma escolha para parreirais e fruticultura no geral. 

Afinal, ele dá sustentação para as plantas, nacontenção e cobertura das estruturas. Nos produtos da Cattoni, esse arame tem camada tripla de zinco, sendo ainda mais resistente.

Para que é usado o arame liso

Esse tipo de arame pode ser subcategorizado. O arame liso revestido em PVC tem alta resistência e pode ser usado até embaixo da água. Já o arame liso galvanizado é ideal para ser esticado, como na hora de amarrar telas, varais, cercas elétricas, etc.

O que é um arame farpado

O arame farpado é um tipo de arame usado para fabricação de cercas de aço. O nome vem do fato dele ser construído a partir de farpas pontiagudas, como espinhos. É uma ideia interessante para quem está em busca de um cercamento barato.

Tipo de arame

Um ponto interessante do arame farpado é que ele tem uma instalação simples, já que exige apenas postes, arames e dispositivos para a fixação, como os grampos. Esse modelo é a primeira tecnologia de arames usada para conter o gado.

O que pouca gente sabe é que o arame farpado parte de dois fios galvanizados torcidos entre si. E esse processo de torção que dá mais resistência ao produto. Temos um conteúdo que fala da diferença do arame farpado e liso. Leia.

Para que é usado o arame farpado

Uma curiosidade sobre o arame farpado é que ele foi usado durante as guerras, sendo um tipo de fortificação para as trincheiras. Afinal, o combatente adversário que tentasse passar pelo local sofreria ferimentos.

O que é um arame recozido

O arame recozido é dobrado e torcido. Dessa forma, ele consegue trazer duas características importantes para o produto final: resistência e maleabilidade. Isso acontece devido ao uso do aço de baixo teor de carbono. Ele é conhecido popularmente como arame queimado.

O processo é o fio-máquina. E envolve um tipo de laminação a quente em um tarugo ou um vergalhão. Depois, ele é trefilado e acontece a puxa do metal, onde a largura tem redução e o comprimento aumenta.

O nome vem do tratamento químico que acontece em várias etapas. Esse recozimento é feito em um forno, onde faz com que a “dureza” do arame tenha fim. Aí dá para entender que apesar de muito maleável, ele tem resistência à tração menor do que o galvanizado.

Para que é usado o arame recozido

Ainda que também seja vantajoso para a construção civil, a utilidade dele é diferente do galvanizado. Acaba sendo mais comum para a fixação de armaduras de ferragens do concreto armado ou amarrações de canteiros. Além de ser usado em tecelagem e embalagem.

O que é um arame BTC

BTC é a sigla para Baixo Teor de Carbono. Sim, tem uma ideia parecida com o arame recozido, só que eles são diferentes. O BTC é mais comum em grades de fogões e geladeiras, além de outros equipamentos, como expositores, utensílios domésticos, cabides, etc.

Entre as principais características do arame BTC estão a maleabilidade, a uniformidade química e a mecânica, além de ser de fácil soldagem. Também é uma boa ideia para fabricações que precisam de pinturas.

Eles são opostos aos arames ATC (Alto Teor de Carbono), que são mais duros e ideais para produtos que precisam de alta resistência mecânica. O ATC é mais comum para as molas, enfardamentos, grampos e assim por diante.

Para que é usado o arame BTC

No início desse tópico já vimos algumas indicações de uso do BTC na indústria. Só que ainda não falamos sobre o fato de que ele é muito comum na fabricação de telas, cabos, lacres, festões, tecidos metálicos, filtros e outros produtos.

O que é um arame ovalado

Mais um tipo de arame que existe no mercado é o ovalado. Ele tem um formato que o faz ser único: o de bitola. Por isso, tem uma grande utilidade na construção civil. A carga de ruptura é elevada ao passo que pode suportar até 700 Kgf.

Tipo de arame

Essa versão se categoriza dentro dos arames lisos. Aliás, é uma das opções mais comuns nessa categoria. Por ter o formato oval, ele não acumula água e a instalação é muito simples, feita a partir de charruas e arremates firmes.

Acaba sendo uma ideia para a proteção de animais em fazendas, ou seja, o cercamento rural bovino. Isso porque ele suporta as investidas dos bichos de grande porte.

Para que é usado o arame ovalado

O mais comum é o uso em fazendas e para proteção de animais. Só que para garantir a boa aplicabilidade do arame, recomenda-se que se faça um estudo sobre mourões e instalação. É um dos concorrentes do arame farpado.

O que é arame em aço inox

O arame em aço inox é fr aço inoxidável, como o nome sugere. Assim, na sua composição existe ao menos 10,5% de cromo. Ele é feito em um processo de decapagem, que remove as impurezas do produto. É resistente à corrosão.

Um diferencial é o acabamento, que pode ser polido brilhante, polido fosco ou polido em trefila. Devido à robustez e resistência à ferrugem, ele serve como matéria para os canos, tubos, tanques, acessórios, ferramentas e equipamentos hospitalares.

Para que é usado o arame em aço inox

É uma opção que, diferente das citadas acima, é muito mais aceita no mercado de peças automotivas, assim como para fabricação de alicates de manicure. Ou seja, na indústria. Na construção é uma opção, só que sem o bom custo-benefício dos arames lisos e galvanizados.

Qual é o melhor tipo de arame

Se você está em busca do conhecimento sobre os tipos de arames que existem para fazer o cercamento de áreas e ambientes, a nossa recomendação é buscar auxílio profissional.

A Cercas Cattoni é uma especialista nesse assunto. Afinal, entre todas as opções disponíveis nem sempre vai ser fácil encontrar aquela que melhor se adequar à sua obra.

O estudo envolve contas, cálculos e o resultado pode ser o melhor custo-benefício. Na dúvida, a equipe de atendimento da Cercas Cattoni pode te ajudar a tomar uma decisão certeira.

Na nossa página de contato, você poderá iniciar uma conversa pelo e-mail, WhatsApp ou através de uma mensagem. Fique à vontade e compartilhe esse conteúdo.