Para começar o ano com o pé direito na sua loja, definir as metas de vendas é primordial, já que esta atividade pode ditar o ritmo da lucratividade do seu negócio, bem como, proporcionar resultados mais satisfatórios.
Pensando nisso, elencamos 10 passos para você estruturar as metas de vendas da sua loja, afinal de contas, o processo não acaba quando as metas são elaboradas, é necessária uma estruturação inteligente e eficaz para colocá-las em prática.
Quer ver mais detalhes e saber como estruturar as metas comerciais da sua loja? Continue a leitura que vamos falar sobre os principais passos para colocar esse processo em prática!
Importância de estruturar as metas de vendas
De acordo com o site Hiper, o crescimento de uma empresa está vinculado à sua capacidade de vendas. Para isso é necessário que ela aumente a sua influência e posicionamento no mercado, o que permite alcançar um público maior.
Ou seja, metas são essenciais para impulsionar e avaliar o desempenho do negócio, desde a atuação dos colaboradores, até a satisfação dos clientes e demandas que você consegue atender.
Sendo assim, é impossível medir a efetividade das vendas na sua loja e o bom funcionamento de todos os procedimentos, sem estruturar devidamente as suas metas de vendas.
E é por isso que selecionamos algumas ações eficazes neste quesito, as quais você confere a seguir!
1. Quanto você quer crescer?
A resposta para esta questão, é fundamental para designar o caminho a ser seguido. Pois só assim será possível definir as metas de crescimento, alinhado à possibilidade de conseguir resultados efetivos.
Foque em metas específicas e mensuráveis, com base nos quesitos que você deseja melhorar na sua loja, por exemplo, algum produto específico que se deva direcionar maiores esforços de vendas; melhor atendimento; processos mais organizados.
Todos estes são pontos ligados diretamente à estruturação das metas de vendas, por isso é necessário ter um norte para cada uma delas.
Segundo o site Conta Azul, é interessante estabelecer visualmente o quanto se deseja crescer: como no caso hipotético, onde se pretende crescer 25% no mercado durante o ano de 2021. Logo, com esse índice, você poderá calcular quanto precisará vender por mês para atingir sua meta.
2. Estabeleça metas reais
Querer, nem sempre é poder. Ser otimista e organizar processos em prol dos melhores resultados é o objetivo, no entanto, é preciso manter os pés no chão na hora de definir as metas de vendas.
Para isso, é preciso criar metas possíveis de alcançar, com base na média de desempenho do seu negócio, caso contrário, metas mirabolantes só causam desmotivação ao não serem cumpridas.
Então, para resolver essa questão, mantenha a comunicação clara com toda a sua equipe, converse com seus vendedores. Também considere o fluxo de saídas dos seus produtos, por exemplo: se na sua agropecuária, os acessórios para construção rural apresentam uma boa taxa de vendas, as metas para esse segmento podem ser diferenciadas, se comparadas a produtos com menos saídas.
O mesmo serve para loja de material de construção, avalie o cenário como um todo, antes de designar metas. Inclusive, essa questão nos leva ao próximo passo!
3. Considere a capacidade de vendas e entrega da loja
Para este passo, considere:
- Capacidade produtiva do seu time de colaboradores. Tanto as habilidades e desempenho do pessoal de vendas, quanto da sua equipe de entregas e fornecedores deve ser considerado na definição das suas metas;
- Identifique, com base no seu time atual, quanto você consegue vender e entregar com qualidade e dentro dos prazos estipulados;
- Mantenha a gestão de estoque em dia, ela é essencial para entender onde os esforços devem ser direcionados.
4. Estude o mercado em que atua
Para estabelecer metas assertivas em vendas, é preciso antes entender o cenário que a sua loja faz parte. Como está o percentual de crescimento do ramo de lojas de materiais de construção? Você sabe dizer como está a situação de crescimento para lojas agropecuárias?
Estes são exemplos de segmentos com bastante potencial de crescimento, por isso é importante sempre ficar atento às mudanças no mercado e as demandas do seu público consumidor.
Um cálculo simples para estruturar as metas de vendas da sua loja para 2021, com base nestes pontos, é identificar o percentual do mercado que você possui no momento e quanto sua loja cresceu nos últimos anos.
5. Crie cenários possíveis para estruturar as metas de vendas
Uma vez que os parâmetros do seu negócio são os dados da sua loja somados aos do mercado em que atua, existe a necessidade de trabalhar e considerar fatores em diferentes cenários.
O Blog Conta Azul aponta que, após obter as informações de crescimento do mercado e do seu aumento de vendas, você poderá fazer uma relação para saber quanto precisa vender para aumentar seu crescimento.
Exemplo: Se no último ano suas vendas aumentaram em 10% e sua empresa cresceu 7,5% no mercado com um investimento X, então você saberá quanto precisa vender e investir para que seu negócio cresça na proporção que deseja.
6. Crie metas diárias
Devagar se vai ao longe! Pense nisso e desenvolva algumas metas diárias, estruturando de acordo a fechar com a meta mensal.
Crie metas diárias, de atividades que precisam ser feitas, uma média do que é necessário no dia, na semana, para assim ter resultados satisfatórios e claros no final do mês.
7. Monitore as metas
O acompanhamento das metas de vendas é primordial para saber se as ações estão indo pelo caminho planejado, se os resultados são os esperados, ou se é necessário fazer alguns ajustes.
Basicamente, ao monitorar as metas, você consegue mensurar as atividades realizadas, saber o que está sendo feito, o quanto falta para bater a meta e assim, traçar possíveis planos de ação caso seja necessário para alinhar as metas presentes no planejamento.
Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo, é um sistema CRM, nele as informações são agrupadas em um único lugar. De forma clara você consegue acessar dados sobre a equipe, assim como dos clientes e de todas as atividades comerciais realizadas.
8. Entenda o perfil do seu cliente
Saber quem é o público que o seu produto conversa é fundamental para mensurar as metas de vendas. Pontos importantes a se considerar neste passo incluem:
- Saber qual é a demanda média dos seus consumidores;
- Sazonalidade de compra;
- Ticket médio da sua loja.
Considerando estes fatores, se torna mais assertivo criar metas reais, que podem ser batidas no período estipulado.
9. Acompanhe as mudanças do negócio
Como coloca o Blog Agendor, é impossível encontrar organizações que não passem por quaisquer tipos de mudanças. Por isso, não há como atingir metas de vendas seguindo um mesmo padrão imutável na hora de vender.
Logo, mantenha-se atualizado e estimule seus colaboradores a isso também. É imprescindível se manter antenado nas novidades, bem como, técnicas e ferramentas que são constantemente atualizadas na sua área de atuação.
Com isso em mãos, o direcionamento para estruturar as metas de vendas, passa a ser mais inteligente, assertivo e palpável.
10. Metas batidas também devem ser reavaliadas
Nesse caso, time que está ganhando se mexe sim, afinal de contas, como vimos neste conteúdo, vários passos para estruturar as metas de vendas requerem um acompanhamento de mercado, então se o mercado muda, a meta precisa ser reavaliada.
Meta batida? Ótimo! Mas não a esqueça e nem se acomode, revise-a a cada início de novo ciclo.
Mensuração de resultados como ferramenta para o sucesso da sua loja!
A mensuração dos resultados é fundamental para tornar o ciclo de vendas mais assertivo e benéfico para a sua loja. Por isso a estruturação de vendas deve ser bem-feita, de modo a considerar fatores relevantes em cada ação realizada.
Como coloca a Resultados Digitais, a mensuração de resultados é uma ação realizada para identificar o desempenho das estratégias colocadas em prática, de acordo com os objetivos traçados. É um passo fundamental para identificar quais ações trazem os melhores resultados.
Dito isto, seguir as dicas que colocamos acima vai te ajudar a traçar e acompanhar suas metas de vendas, da melhor forma possível.
E então?
Como você pôde ver, estruturar as metas de vendas é essencial para atingir resultados satisfatórios para a sua loja, logo, os passos que mostramos neste material, podem lhe ser de grande ajuda.
Se você quer continuar se aprofundando em assuntos relacionados, confira nosso blog post sobre a importância de definir Indicadores de Desempenho para sua loja!