Veja para que serve a tela soldada e os benefícios para sua obra

Publicado em 14 de julho de 2023

Esse material não pode ficar de fora de vários projetos da construção civil porque tem alta resistência mecânica. O melhor tipo vai depender da necessidade da sua obra. Neste conteúdo, descubra para que serve a tela soldada e conheça os modelos disponíveis.

Até porque esse é um produto útil para diferentes objetivos, sendo uma opção interessante para incluir em um planejamento de obras devido ao custo-benefício. Apropriados para diversas aplicações, também possuem a característica de tornar as construções mais seguras e eficientes.

Para que serve a tela soldada?

Versátil. Essa é uma das melhores palavras para descrever esse produto. Afinal, ele pode ser usado em vários projetos, a partir de cada necessidade. Mas, para que serve a tela soldada no meu projeto? Pode ser para construir uma casa ou para cercar um galinheiro, por exemplo.

Dividimos esse tópico em dois pontos. O primeiro é para mencionar o uso da tela soldada em estruturas da construção civil. E um outro ponto é para falar dela como opção de cercamento seguro para residências, empresas, terrenos e muito mais.

A tela soldada como estruturas

Nesse primeiro exemplo, vamos falar do uso dessa malha na construção de pisos. Aqui, o principal diferencial do material está no fato de ter ótima aderência entre o aço e o concreto, contribuindo para o controle da fissuração.

Ainda pensando em um sistema construtivo, considere que essa malha soldada pode ser usada como elemento para compor outras estruturas de concreto armado. Tais quais: lajes; paredes; contenções; vigas; pilares; tubos; pavimentos; rodovias e assim por diante.

Conheça a Belgo Revest, que pode ser aplicada em revestimentos argamassados.

A tela soldada como cercamento

Outra resposta interessante para a pergunta sobre para que serve a tela soldada tem a ver com o uso na proteção e preservação de espaços. Neste caso, elas se tornam soluções para cercar casas, terrenos, galinheiros e outros locais públicos ou particulares.

A malha soldada para proteção e limitação de espaços pode ser galvanizada ou revestida. Entenda a diferença entre as opções.

Tela Soldada Galvanizada

A tela soldada tem fios de aço eletrosoldados galvanizados, no qual o aço é revestido com outro metal, o zinco. Com isso, cria-se uma maior proteção da malha contra umidade e ferrugem, aumentando a sua resistência. Esse é o processo de galvanização de telas.

Por isso, a tela galvanizada é indicada para áreas industriais, comerciais e residenciais. Afinal, traz maior praticidade e por ser uma alternativa econômica para o cercamento desses lugares. A Tela Practica passou pela galvanização, sendo ideal para quem busca segurança.

Tela Soldada Revestida em PVC

A tela soldada revestida também é feita de aço galvanizado, mas, com um novo revestimento, em PVC. O que é essencial para áreas litorâneas e ambientes úmidos ou corrosivos. O PVC é um polímero plástico resistente aos químicos abrasivos e efeitos naturais, como chuva, sol e maresia. Isso tudo potencializa a proteção da malha, inclusive, contra oxidação.

Além de ser usada em casas, terrenos e empresas, ela serve para quadras esportivas, jardins, galinheiros, rodovias e aeroportos. Se tornando, assim, um tipo de alambrado super resistente.

A Tela Fortinet conta com a tecnologia de revestimento em PVC super aderente.


Guia GratuitoDescubra o tipo de cercamento ideal para o seu projeto


Mas, afinal, o que são telas soldadas?

As telas soldadas são estruturas compostas por fios longitudinais e transversais como a principal característica da alta resistência mecânica. Os pontos de cruzamento são sobrepostos e eletrosoldados entre si, criando as malhas quadradas ou retangulares.

Essa breve definição ajuda a entender como a tela soldada pode ser aplicável a diversas necessidades de um projeto. Lembrando que esse tipo de material só se tornou comum no nosso país no final da década de 1950.


Infográfico Gratuito Como escolher um fornecedor de telas para cercamento


Os benefícios da tela soldada

Os benefícios da tela soldada variam conforme a aplicação dela. Por exemplo, na comparação com vergalhões armados, há pontos positivos quanto ao aspecto técnico; já que essa malha assegura o espaçamento uniforme dos fios, a alta aderência e a segurança da ancoragem.

Já na tela soldada revestida em PVC, como é a Fortinet, as vantagens partem da maior durabilidade e chegam até a fácil instalação. Isso porque elas contam com as crimpagens, que são pequenas curvaturas nos fios horizontais. Hoje, são usadas até em aeroportos e escolas.

O fato é que para encontrar a tela soldada mais benéfica para você, o ideal é conhecer o projeto e descobrir qual é o modelo mais indicado. Se esta é a sua situação, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e faça um orçamento gratuito.Somos uma empresa de cercamentos especializada na fabricação de telas de alambrados em arame galvanizado e revestidos em PVC. Atuamos nesse mercado desde 1970 e, além do comércio de telas, fazemos o serviço de medição do local e instalação das cercas.


Leia também5 erros na instalação da tela soldada que precisam ser evitados!