5 erros na instalação da tela soldada que precisam ser evitados!

Publicado em 15 de junho de 2023

Esse é um tipo de tela para cerca que foi feito para durar muito, sendo de grande utilidade para proteger residências, propriedades e outros espaços. Só que para esse resultado acontecer é preciso evitar 5 erros na instalação da tela soldada.

Neste conteúdo, você vai ler:

  • O que é uma tela soldada?;
  • Como é feita a instalação da tela soldada;
  • Os principais erros na instalação da tela soldada.

Os principais erros na instalação da tela soldada

Com os materiais em mãos, é hora de colocar a mão na massa. A leitura dos tópicos abaixo é interessante porque mesmo sendo um processo simples, a instalação exige cuidados. Em caso contrário, o resultado pode não ser o esperado.

1 – A medição exata dos mourões e das malhas

Os mourões devem estar a 2,5 metros de distância um do outro. Se for superior, então, deve-se fazer o uso de fios guias para manter as telas estáveis. Os mourões precisam ser enquadrados corretamente, mantendo as alturas acima da tela.

O ideal é que se meça o espaço que será telado para que se compre o rolo de tela soldada que tenha as medidas certas para manter a segurança do lugar.

2 – A instalação dos fios guias

Outro erro comum é o de não considerar a importância dos fios guias. O mais indicado é instalar esses fios a partir das catracas, o que vai ajudar a manter a tensão correta deles. A máquina de aramar não é indicada para este tipo de tela.

Somente após a instalação dos fios guias é que se deve começar a desenrolar a tela em frente aos mourões. A posição é: fios horizontais para dentro da cerca, que será importante no acabamento e alinhamento da altura.

3 – O uso dos grampos para prender as telas

O grampo deve ser usado sempre na vertical para prender apenas o fio horizontal da tela e longe do ponto de solda. Na hora de instalar, se esses cuidados não forem observados, é possível que a tela não fique esticada corretamente.

Ou seja, a partir do uso dos grampos é que dá para esticar a tela, grampeando um pedaço de madeira na extremidade que vai ser puxada. Uma ideia é usar máquinas de corrente como alavanca ou catracas com cinta.

4 – Os ajustes finais e o acabamento do cercamento

Por fim, fazer uma pequena dobra nos fios horizontais da tela é legal para que se crie um melhor acabamento. A técnica é comum em terrenos com declive. O atilho, que prende a tela no fio guia, pode ser feito com arame galvanizado fino sem pontas.

5 – A emenda correta na tela soldada

Uma dúvida de muita gente é: como fazer uma emenda na tela soldada? Esse tipo de técnica é importante para evitar o rompimento da cerca e traz uma finalização no trabalho. 

Se forem mal-feitas, ela pode gerar prejuízo financeiro e no tempo dedicado ao serviço. A dica para não errar é seguir os seguintes passos: 

Cortar as extremidades da tela; aproximar as duas telas e fazer a emenda passando um arame por baixo e outro por cima; e enrolar as pontas dos arames nos fios horizontais usando um alicate apropriado.

O que é uma tela soldada?

O material surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando a procura por novos produtos se tornou mais intensa em boa parte do mundo. No Brasil, a tela soldada passou a ser usada na década de 50 e hoje se destaca pelos benefícios.

Uma tela soldada é uma estrutura de aço previamente fabricada com fios eletro soldados que garante mais qualidade nos cercamentos. Com a aplicação da galvanização nesse processo, a durabilidade da tela se torna ainda maior.

A aplicação é ampla: das propriedades urbanas até aquelas que ficam na zona rural. Assim, podem ser usadas no cercamento de terrenos rurais, quintais, fachadas, contenção de animais, jardins, hortas e até na construção civil.

As telas soldadas são comercializadas em rolos, permitindo que os consumidores escolham a metragem que mais faz sentido para o projeto. As malhas são largas, dando segurança ao local sem perder a visibilidade para o lado de fora da cerca.


A Cercas Cattoni faz a venda dos rolos de telas soldadas, saiba mais!


Como é feita a instalação da tela soldada?

Um produto muito vantajoso para aquelas pessoas que buscam facilidade na instalação e um custo-benefício imbatível no mercado. Outras características da tela soldada são: resistência; durabilidade; e acabamento diferenciado.

Mas, o que eu preciso para instalar uma tela soldada? Todo mundo com esse objetivo vai precisar de materiais adequados. Alicates para arame, grampos, chaves de arame, perfuradores e outros acessórios imprescindíveis para o trabalho.

A partir deles, dá para seguir as etapas comuns da instalação, como: demarcação do local; fixação dos mourões; esticamento do arame; uso de grampos para fixação e assim por diante. Abaixo, veja os detalhes desse passo a passo.


A Cercas Cattoni faz o serviço de medição e instalação de cercas, entenda!


Na dúvida, fale com a Cercas Cattoni

Especializada em cercamentos, a Cercas Cattoni é uma referência no mercado e auxilia as pessoas que vão fazer a instalação de cercas, seja com o uso da tela soldada que foi tema deste conteúdo ou outros tipos de telas.  

Atualmente, a empresa realiza os serviços de medição da obra e instalação completa das cercas, além da venda de produtos para comércios, atendendo os mais variados projetos, como em residências, comércios, indústrias e na área rural.

Desde 2014, conta com a Certificação do Programa de Excelência em Cercamentos, garantindo um serviço de qualidade e alta eficiência. 

Na dúvida, contate a Cercas Cattoni:

E não deixe de acompanhar outras dicas sobre cercamentos no nosso blog.