7 ferramentas para instalação de cercas que você vai precisar

Publicado em 4 de janeiro de 2023

Ao usar as ferramentas para instalação de cercas certas, os responsáveis pelo trabalho potencializam a chance de ter um resultado final positivo. Inclusive, com relação a segurança e o acabamento do cercamento.

Neste trabalho, o esticamento dos fios de arame e a fixação deles é essencial para gerar esses e outros benefícios. É por isso que usar essas ferramentas abaixo é importante, já que muitas delas existem para essa finalidade.

Por que instalar cercas vale a pena

A ideia de cercar um espaço com telas de arame é muito comum no Brasil pelos benefícios que essa opção traz para residências, empresas, fazendas e outros locais já que os arames são muito resistentes ao tempo, especialmente os galvanizados.

Além disso, eles são flexíveis a ponto de terem vários modelos disponíveis, o que permite atender todas as necessidades. Por exemplo, um produto que é comum na área rural nem sempre será o melhor para um canil e assim por diante.

Então, qual o tipo de cerca ideal para o seu projeto? 

Existem vários modelos que podem ser assertivos a partir do seu objetivo. Entre eles, a Tela Alambrado Galvanizada ou a Revestida em PVC, a Tela Soldada Galvanizada ou em PVC, a Tela Corrugada, o Gradil, etc.

É muito importante que, mesmo antes de iniciar a instalação do cercamento, as pessoas responsáveis encontrem o tipo de cerca ideal para aquele projeto. Até mesmo porque vale a pena unir várias vantagens delas, da segurança à estética.

ferramentas para instalar cercas

Depois da escolha da cerca, vem a parte do serviço de instalação, que exige um planejamento, desde a medição do local até a finalização do serviço. Para tanto, algumas ferramentas e acessórios se fazem necessários, como veremos a seguir.

As ferramentas para instalação de cercas

Seja com o foco na segurança patrimonial de uma empresa, em um jardim caseiro ou até mesmo para a divisa de terras, o fato é que os instrumentos de trabalho abaixo são importantíssimos para que a instalação seja bem-feita.

1 – Máquina de aramar

A máquina de aramar tem o objetivo de esticar os arames para dar a eles mais resistência, até porque porque eles não devem ficar frouxos já que perderiam uma das suas principais funções, a de proteger o local.

Esse tipo de ferramenta considerada mais profissional pode ser útil para qualquer tipo de arame, como liso, farpado e ovalado. Inclusive, no mercado, as catracas para arames também possuem essa finalidade, sendo instrumentos parecidos.

2 – Esticador

É outra máquina comum na instalação de cercas, sendo que nesse caso tem a função de permitir a tensão correta dos fios de arame, como o próprio nome diz, ao passo que esticar os arames manualmente não gera os mesmos resultados.

3 – Fixador

Os fixadores unem os arames, reforçando a fixação e dando mais segurança para o cercamento de gradil. Aliás, também é legal para a estética do projeto. Eles podem ter proteção UV (ultravioleta) e serem feitos em vários materiais.

4 – Grampos

Os grampos fixam o arame, sendo responsáveis pela eficiência da cerca, ao passo que também é um acessório que está ligado à segurança da instalação.

5 – Abraçadeiras

Elas unem as telas nos mourões e garantem a fixação ideal das cercas. São boas para imobilizar a instalação já que abraçam os elementos.

6 – Chave de arame

Um dos acessórios mais específicos para a instalação de cercas é a chave de arame ou chave de charrua, usada no acabamento da cerca, entrelaçando fios em uma emenda e no acabamento final.

7 – Perfuradores de solo

O principal papel dessa ferramenta é fazer buracos médios para que se instale novas estacas. É muito comum em casos de substituições de postes de cercas.

Outros acessórios

Alicates, chaves de fenda, chave Phillips, escadas, martelos, trena, furadeira e aparelhos de solda são outros acessórios úteis nesse serviço. Também é importante ter pincéis de tinta, que podem ser úteis para os retoques.

EPIs

EPIs são Equipamentos de Proteção Individuais, sendo aconselháveis para manter a segurança em toda parte da instalação e manutenção de cercas. Entre os principais EPIs, existem luvas, capacetes, botas e óculos de proteção.

Entendendo os passos para instalar cercas

Após demarcar o local onde vão passar as cercas, o próximo passo é fixar os mourões, ao menos no caso do cercamento na área rural.

A instalação do arame vem na sequência, sendo que o processo muda dependendo se ele for farpado ou liso, exigindo atenção do responsável pelo serviço. 

Outro passo é fazer o esticamento do arame, o que tem a ver com o esticador e a máquina de aramar. A finalização é com grampos, que permitem o arremate de cada fio. 

Para cada etapa, indica-se o uso das ferramentas para instalação de cercas que vimos acima. Por isso, muitas pessoas preferem a contratação de empresas especializadas.

Isso porque algumas pessoas podem tentar fazer o trabalho apenas com o que se tem em casa ou na fazenda. Porém, muitas vezes, a busca por um cercamento mais barato acaba gerando frustrações porque o resultado não sai como esperado.

Quem deve fazer a cerca?

Temos uma dúvida comum entre as pessoas que estão planejando cercar um terreno: de quem é essa responsabilidade? O proprietário tem o direito de demarcar o seu imóvel, seja urbano ou rural, a partir de cercas.

E quando se trata de cercamentos internos, como para residências, também. 

O dono do imóvel é quem deve fazer o trabalho. A boa notícia é que mesmo que você não tenha esse material necessário para a instalação de cercas, o trabalho poderá ser feito corretamente se você contar com pessoas especialistas nisso.

A Cercas Cattoni é uma empresa especializada em cercas, sendo que faz todo o trabalho, da medição do local até a instalação e manutenção do cercamento. Assim, as pessoas têm a garantia de que o seu objetivo será alcançado, seja para cercar uma horta, um estacionamento ou uma área de lazer.

ferramentas para instalação de cercas

Por que falar com a Cercas Cattoni

Além de fazer o serviço completo, a especialidade da Cattoni tem grande valor na hora de tirar outras dúvidas comuns do mercado. Por exemplo, “qual a distância ideal entre mourões de cerca”.

Ainda que se recomende uma medida padrão, a equipe da Cattoni poderá fazer a avaliação no local para indicar a melhor resposta. O mesmo vale para o cálculo sobre o tamanho ideal da cerca para aquela finalidade.

A Cercas Cattoni avalia o tipo de estrutura, de cercas, a finalidade delas, o solo e as condições ambientais da região. Todo esse estudo gera as melhores decisões, permitindo uma instalação de cercas altamente qualificada.