Saiba quais ferramentas para instalar cercas em fazendas você precisa ter

Publicado em 8 de dezembro de 2022
cercas em fazendas

Na hora de cercar um terreno para dividir propriedades ou para limitar o trânsito de animais, muita gente acaba optando por fazer isso por conta própria por achar que é mais barato. No entanto, os problemas surgem logo no começo, quando notam que não possuem todas as ferramentas para instalar cercas em fazendas.

Nas próximas linhas, você vai conhecer algumas delas. Na sequência, vem uma reflexão que é muito importante para ser feita: será que vale a pena ter todas na sua propriedade rural ou é melhor contratar uma empresa que faz a comercialização dos produtos e tem o diferencial de instalar as cercas? Continue lendo e faça as contas!

Máquina de aramar

 

O nome pode parecer diferente em um primeiro momento, mas o objetivo desse maquinário você sabe: fazer o trabalho de esticar os arames, garantindo a ele robustez e resistência. Ela pode servir para todo tipo de arame, como liso, farpado e ovalado.

Esticadeira de telas

 

Ela é a máquina de esticar ou esticador e é diferente da ferramenta acima. Isso porque é uma alternativa para que o esticamento não cause nenhum tipo de avaria no arame. Logo, permite a tensão de forma correta.

Abraçadeiras

 

Além dos fixadores e grampos, pode ser uma boa ideia usar as abraçadeiras, unindo as telas nos mourões e garantindo a fixação. Elas são vistas como alternativas de imobilização e recebem esse nome porque abraçam os elementos.

Perfuradores de solo

 

Os postes das cercas podem ficar frouxos e a substituição deles se torna necessária. Assim, um perfurador de solo será importante para que se faça buracos médios. Para novas estacas, talvez seja preciso de motosserra, que facilitará o trabalho.

Chave de arame

 

É uma ferramenta que é mais comum para o acabamento da cerca, ou melhor, no entrelaçamento dos fios em uma emenda ou no acabamento final. É uma chave de charrua que tem a função de deixar a cerca mais firme e sem espaços para os animais invadirem.

Alicate de fazendeiro

 

Outras das ferramentas para instalar cercas em fazendas é o alicate de fazendeiro, que serve para todo tipo de trabalho que envolve arames e cercas. Aliás, a função dele varia: cortar, torcer, dobrar e prensar. Além disso, também pode martelar ganchos e grampos.

Chave de fenda

 

O uso da chave de fenda é comum: apertar ou desapertar parafusos. Só que também podem ser opções para reparar dobradiças ou arrumar vergões. A mesma ideia vale para a Chave Phillips, que tem o formato da cabeça diferente.

Pincéis de tinta

 

Pincéis de tintas e lixas são mais usados nas manutenções das cercas. Porque se as tintas estiverem descascadas será uma boa hora para passar uma nova mão do produto. Antes disso, é recomendado que se faça o lixamento para retirar os excessos.

Trena

 

A trena tem a função de ser um instrumento de medição linear e que pode fazer curvas. Assim, tem sistema métrico decimal ou em curvas, ao passo que permite a medição de distâncias. Ele deverá ser útil para medir o distanciamento entre mourões, por exemplo.

Furadeira e parafusadeira

 

Seja para furar ou parafusar, o que se tem no mercado são equipamentos que permitem que esse trabalho aconteça de modo mais rápido e assertivo. Dessa forma, devem fazer parte do kit dos profissionais que vão instalar ou consertar cercas.

Mourões

 

Os mourões podem ser necessários ou não. Mas, na maioria das vezes, são. Eles serão usados como forma de fixar as telas no lugar certo e terão mais utilidades, como o fato de mantê-las esticadas. Logo, são como escoras para o cercamento rural.

EPIs

 

O uso de Equipamentos de Proteção Individuais também é assertivo porque é aconselhável que se mantenha a segurança em toda etapa da instalação ou manutenção das cercas rurais. Entre eles, luvas, capacetes, botas, óculos de proteção, entre outros.

ferramentas para instalar cercas

 

As ferramentas para cercas elétricas em fazendas

No caso de cercas elétricas rurais, as ferramentas para instalar cercas em fazendas são ainda mais específicas. Entre eles, o eletrificador, que precisa ser de qualidade para que a energia elétrica passe pelo arame quando ele for tocado.

Outro exemplo vem dos isoladores, que devem ser de plástico virgem. O ideal é usar os isoladores externos. Existem as proteções contra raios, que é um tipo de sistema que direciona a carga elétrica do raio até o solo, além dos itens de sinalização, com cores chamativas.

Temos um conteúdo falando sobre todos os cuidados ao se instalar cerca elétrica na fazenda.

Vale a pena ter as ferramentas para instalar cercas 

 

A partir do momento que se faz a compra de cercas de qualidade, o que indica que elas serão duráveis por longa data, a aquisição das ferramentas de instalação pode não ser necessária. Isso porque algumas empresas, como a Cercas Cattoni, fazem a instalação após a venda.

cercas em fazendas

Além do mais, também pode ser contatada para as futuras manutenções das cercas rurais. Ela possui todos os equipamentos necessários para esse tipo de trabalho, sendo que tem uma equipe especializada, com profissionais capacitados, a exercerem o trabalho.

Se por um lado há a garantia de que as cercas serão instaladas com qualidade, por outro também há o benefício econômico, já que não haverá desperdício dos materiais usados.

As melhores opções para cercar um terreno rural

 

Além das ferramentas, os fazendeiros e gestores rurais também vão precisar de atenção na hora de escolher a melhor cerca para essa finalidade. Atualmente, há vários modelos no mercado que podem ser as respostas.

A dica é optar por produtos que tenham qualidade conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e depois, fazer uma pesquisa sobre os tipos que podem ser práticos, econômicos e de qualidade. Entre eles, Alambrado, Tela Hexagonal e Tela Soldada.

Já no caso de quem está em busca de uma cerca para gado de corte, as alternativas mais viáveis são outras. Por exemplo, as cordoalhas e a Belgo Z-700. Recentemente, nós explicamos aqui no blog a diferença entre elas. 

Assine a newsletter

Posts recentes

Tags