3 dicas para fazer o gerenciamento de estoque na loja agropecuária

Publicado em 1 de fevereiro de 2023
gerenciamento de estoque na loja agropecuária

O principal objetivo do gerenciamento de estoque na loja agropecuária é: ter o produto certo na hora certa. Afinal, o produtor rural, o pecuarista e outros compradores têm pressa para realizar suas atividades.

Por outro lado, a falta de controle nessa área da sua loja pode trazer prejuízos. Entre eles, quando os produtos vencem ou quando o cliente não encontra o que procura porque ele está em falta no estoque. O primeiro problema é o financeiro, mas depois, a sua marca perderá credibilidade.

A gestão dos produtos colabora com a evolução do negócio, permitindo melhores resultados em vendas e clientes. Esse cuidado vai influenciar até mesmo nas mídias sociais e no Google. Afinal, por lá os seus consumidores podem comentar sobre a experiência que tiveram.  

A importância do gerenciamento de estoque

A atividade agrícola é complexa. E há um novo hábito na vida dos produtores rurais focado no consumo. Cada vez, eles estão mais antenados nas práticas que vão gerar as melhores experiências durante uma compra. 

E a gestão do estoque pode te ajudar nisso! Por exemplo, com a prevenção de desperdícios, já que a não ociosidade dos produtos e a diminuição de custos são características que podem ser obtidas pelos lojistas que se dedicam a essa área.

Mas, o que é o gerenciamento de estoque em uma loja agropecuária? É o uso de métodos de administração e logística focado no acompanhamento e em análises das mercadorias. 

Dessa forma, é possível antecipar cenários de escassez e criar campanhas comerciais assertivas.

gerenciamento de estoque na loja agropecuária

O objetivo é garantir que se tenha um bom fluxo e disponibilidade de produtos para sustentar a operação de vendas. Então, como fazer um bom gerenciamento do estoque? Confira as dicas abaixo.

Fazendo o gerenciamento de estoque na loja agropecuária

As produções rurais nunca param, sendo que precisam lidar com vulnerabilidades e imprevistos em várias situações. Assim, uma loja agropecuária com um estoque de produtos vai poder atender os seus consumidores de modo contínuo o ano todo.

Fazendo o gerenciamento de estoque na loja agropecuária

Por outro lado, quem não tem o controle dos produtos estocados pode perder vendas, perder clientes e perder oportunidades de se tornar referência no seu mercado. Então, vale a pena considerar esses 3 passos iniciais para ter um estoque de produtos agropecuários.

1 – Planejamento

Antes de tudo, o planejamento. Qual é a sua meta de venda? A partir dessa pergunta inicial é que será possível traçar os próximos passos. Como é que você vai negociar com os fornecedores ou como fará nos períodos de escassez?

Além disso, onde os produtos serão estocados? Vários itens precisam de lugares arejados e secos para serem armazenados. Sem contar que, dependendo das mercadorias, elas vão tomar bastante espaço do seu ambiente. Ou seja, isso vai exigir estudo prévio.

E o planejamento será importante durante todo o ciclo. Ao iniciar as vendas já é necessário ir pensando nas novas compras, que podem ser antecipadas. Assim, o lojista acaba abastecendo o estoque e permitindo aos clientes as retiradas.

É no planejamento que se deve pensar no ciclo produtivo e na sazonalidade das compras estratégicas. O objetivo é o de não encher o estoque de produtos pouco procurados e nem ficar com falta daqueles que têm mais saída. Conhecer as entressafras é um diferencial.

Sobre os produtos que vai ter disponíveis na sua loja, o que pensou sobre isso? O ideal é pensar em um mix de produtos que seja estratégico. Dos acessórios da construção rural, como cercas, até mesmo os equipamentos de máquinas agrícolas e insumos.

2 – Organização

A organização se faz necessária porque une o planejamento de um estoque com a realidade dele. É um tema que envolve a capacitação e inteligência dos colaboradores para que se crie processos mais dinâmicos e mais assertivos.

Com a falta de organização será possível identificar os desperdícios, que podem custar muito caro para a loja, desde as finanças até a baixa produtividade. Por exemplo, considere que rações e vacinas podem vencer, isto é, chegar à data de validade e gerar prejuízos. Esse é um dos erros mais comuns na gestão do estoque.

A organização do estoque também passa por manter o lugar limpo, evitando pragas ou irregularidades. Se houver a venda de agrotóxicos, por exemplo, existem as regras de armazenamento apropriadas para eles.

É importante ter um espaço para o estoque, já que não é recomendado que ele fique dentro da área de vendas. O cliente precisa ter espaço para andar entre os corredores ou visualizar os produtos. A loja deve ser bem iluminada, também.

Tecnologia para gerenciamento de estoque na agropecuária

3 – Tecnologia

O futuro é tecnológico. E essa afirmação também se aplica ao agronegócio. O resultado é que cada vez mais temos soluções inteligentes sendo aplicadas no setor, o que gera movimentos como da Agricultura 4.0 ou da Agropecuária 4.0.

Quando o assunto é sobre o gerenciamento de estoque, a mesma ideia acontece. Assim, a tecnologia se torna opção viável, real e moderna para garantir a eficiência dos negócios. Um ótimo exemplo vem da criação de softwares de gestão agro.

Hoje, existem várias plataformas e aplicativos ligados a esse tema. Alguns permitem o acompanhamento completo das mercadorias, gerando relatórios importantes para descobrir o desempenho das vendas, a armazenagem, a logística, as notas fiscais e muito mais.

A tecnologia vai ajudar você a descobrir a demanda de cada produto e cliente. Assim, é possível que se tenha um lugar com mais produtos que possuem mais vendas e menos quantidades daqueles que são necessários, mas não vendem tanto.

O relacionamento com o fornecedor

Acima vimos todas as etapas importantes para criar um gerenciamento de estoque na loja agropecuária – do planejamento ao uso da tecnologia. A dica final é sobre a relação com o fornecedor, que deve ser um parceiro do seu negócio.

gerenciamento de estoque na loja agropecuária

Em algumas situações será preciso fazer pedidos urgentes ou solicitar prazos de pagamento mais estendidos. Essa relação é importante para manter a saúde do estoque, especialmente no caso de lojas com estoque pequenos ou pedidos semanais.

A escolha do fornecedor para a sua loja agropecuária deve considerar requisitos. Entre eles, o cumprimento de prazos de entrega, a flexibilidade para atender demandas, os serviços personalizados, a credibilidade no mercado e o suporte técnico.

Entre em contato com o time de vendas da Cerca Cattoni.

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