Até algum tempo atrás, o terreno em declive era visto como um problema. Atualmente, ele é uma oportunidade para criar projetos construtivos que valorizam a funcionalidade, a estética e o custo-benefício do investimento, seja em áreas urbanas ou rurais.
Mais do que considerar uma topografia com desafios na drenagem da água ou estabilidade do solo, chegou a hora de começar a ver a metade mais cheia do copo. Ou melhor, o lado positivo dos terrenos inclinados: é possível criar designs paisagísticos únicos e com áreas funcionais.
E o cercamento com telas entra nessa conta! As cercas garantem a segurança e privacidade do lugar, além de permitir o controle de erosão, fluxo da água, limitação de espaço e valorização estética da construção. Por isso, cercar um terreno em declive pode ser a solução mais inteligente.
Continue lendo e saiba mais sobre esse tipo de terreno declinado e como fazer o cercamento dele!
O que é o terreno em declive?
A palavra “declive” vem de “declínio”, ao passo que o terreno em declive é como uma “descida” em relação a um parâmetro horizontal. Essa métrica se dá na comparação com o nível da rua. Geralmente, a diferença de nível acontece com a área mais alta na frente e a mais baixa no fundo.
A explicação para a inclinação pode vir de processos geológicos e topográficos. Além das atividades humanas que foram executadas nos locais, principalmente escavações ou terraplanagens. De maneira que os resultados podem variar de declives suaves até encostas mais íngremes.
O ponto curioso é que nem sempre será necessário fazer o nivelamento do lote, como muita gente pensa na hora de fazer o investimento. Inclusive, como veremos no decorrer deste conteúdo, há maneiras eficazes de cercar um terreno em declive, garantindo a segurança da propriedade.
No mercado, é possível pensar em várias vantagens de comprar um terreno com essa inclinação, como o preço diferenciado – é mais barato. O motivo é que muitos consumidores pensam que não dá para construir nesses espaços. Mas, com criatividade, dá para encontrar muitas soluções.
Entre elas, o uso de estruturas metálicas, fachadas de vidro, brises, vigas em balanço, etc. Aliás, criamos um tópico a mais para dar exemplos dessas oportunidades que podem ser reconhecidas nas construções realizadas em terrenos em declives, veja!
O que fazer com terreno em declive?
As construções podem seguir a topografia natural existente no solo, mesmo que em diferentes níveis – tanto para declives quanto aclives. De modo que esse projeto pode ser muito valorizado, desde que pensado de maneira que faça prevalecer algumas características arquitetônicas e funcionais.
Por exemplo, em espaços externos é possível considerar o uso de rampas ou escadas, que dão um charme a mais em casas, sobrados, condomínios e até mesmo empresas. Se o fundo é a parte mais baixa, dá para ter um espaço de lazer, com piscina e churrasqueira, por exemplo.
Outra ideia é usar a inclinação do terreno para favorecer a irrigação, algo muito interessante para locais com hortas e jardins. Essa simples solução dá mais vida para o ambiente, tornando-se compatível com a situação e melhorando o custo-benefício da compra.
Para essas e outras alternativas, o cercamento deve fazer parte do projeto. Sendo que aquele que utiliza telas é um dos mais interessantes porque valoriza a construção, assim como garante mais segurança à propriedade e às pessoas. Além disso, é mais barato do que construir muros.
Por que cercar um terreno em declive?
São muitos os motivos para cercar um terreno, independente se estamos falando de um imóvel para morar, propriedade rural, indústria ou qualquer outro estabelecimento. Geralmente, os principais benefícios dessa prática são:
- Mais segurança: cercas garantem mais segurança ao terreno,
- Mais privacidade: também permitem mais privacidade aos ocupantes,
- Menos custos: a cerca com telas é mais econômica e
- Legislação: é uma forma de se adequar à lei, como na divisão de terrenos.
E, falando especificamente do terreno em declive, podemos pensar em outras vantagens:
- Redução da erosão: que pode acontecer em terrenos inclinados,
- Redução do fluxo de água: em épocas de muitas chuvas,
- Melhor uso das áreas: seja na decoração, recreação, hortas ou jardins, e
- Valor estético: a cerca bem-projetada favorece a estética do terreno.
Portanto, há ótimos motivos para tomar a decisão de cercar um terreno em declive. Mas, para que os resultados sejam positivos e atendam aos interesses, é necessário tomar cuidado na escolha dos fornecedores, que devem auxiliar na criação de projetos viáveis e eficientes.
Se ainda não pensou nisso, baixe o infográfico abaixo gratuitamente e descubra como escolher um fornecedor de telas e acessórios confiável para ter sucesso no seu projeto:
Como cercar um terreno em declive?
O cercamento de terrenos e propriedades é uma solução interessante. No caso específico dos inclinados, a dica é se orientar com um fornecedor que tenha conhecimento e experiência no assunto. Neste caso, a Cercas Cattoni é a melhor resposta.
Para terrenos irregulares, assim como considerando as possibilidades de chuvas e os mais diversos climas, os especialistas oferecem um cercamento seguro. O que acontece a partir de 3 principais produtos, que você conhecerá agora.
1 – Cercas de arame liso
A cerca feita com arame liso galvanizado é uma das melhores respostas para esse cercamento. O material é ótimo para esticar e amarrar telas, sendo usado até mesmo para cercas elétricas. Ele possui alta durabilidade e diversos acondicionamentos.
Outra opção é o arame liso revestido em PVC, indicado para regiões mais agressivas ou aplicações subaquáticas, já que possui alta resistência.
2 – Cercas de arame farpado
Antes de tudo, vale a pena lembrar que o cercamento com arame farpado não é proibido. Sendo assim, a cerca pode ser usada em áreas urbanas e rurais conforme o interesse dos proprietários e o projeto. Inclusive, sendo uma versão moderna das cercas vivas.
Na Cattoni, são vários modelos de arame farpado. Cada uma com suas características: farpas mais afiadas, maior ou menor espaçamentos, vantagens para determinadas regiões, com camadas a mais de zinco e assim por diante.
Para entender as principais diferenças entre o arame farpado e liso, clique aqui.
3 – Tela alambrado
A tela alambrado está entre as melhores telas para cercar terreno da atualidade para evitar invasões na propriedade, aliando segurança e economia. Representa um dos melhores custos-benefícios do mercado porque é feito com aço galvanizado e tem vários tamanhos de malhas.
A tela alambrado também tem versões galvanizadas e revestidas em PVC.
Vai cercar terreno em declive? Fale com a Cattoni
Na hora de cercar um terreno em declive, além dos produtos, também será preciso contar com as ferramentas certas e apropriadas para o trabalho. Por exemplo, máquina de aramar, esticador, fixador, grampos, abraçadeiras, perfuradores de solo, entre outros.
A Cercas Cattoni é especialista na comercialização e instalação de cercas. Conta com produtos de altíssima qualidade e mão de obra especializada para atender todas as demandas. É o serviço completo, baseado na inovação e personalização das soluções.
Inclusive, tem um vídeo que mostra uma aplicação em terreno em declive. Acompanhe:
Quer saber mais sobre os produtos e serviços da Cercas Cattoni? Entre em contato com os especialistas e solicite um orçamento: