Cercas para fazendas: como obter o melhor custo-benefício?

Publicado em 8 de março de 2024
Cercas para fazendas

As cercas para fazendas são fundamentais para garantir a segurança dos animais, melhorar a qualidade do terreno em determinados pontos e delimitar a propriedade. Só que existem muitos modelos no mercado, então, como encontrar aquele com melhor custo-benefício?

Nas próximas linhas, você vai descobrir a resposta. Afinal, é importante ter as expectativas atendidas de maneira estratégica. A escolha do material, por exemplo, pode dizer muito sobre a facilidade na instalação e a durabilidade do cercamento. Saiba mais.

A importância das cercas para fazendas

Em pesquisas históricas, observamos que a forma primitiva de controlar o gado era através do pastoreio. Hoje, dada a dimensão da criação de bovinos, essa não é a melhor solução. O cuidado com as espécies e a pastagem exige a instalação das cercas para fazendas.

Essa mudança trouxe vantagens, como na facilidade em manejar os animais. Inclusive, sem a necessidade de um contato direto. Para o pastejo rotacionado, por exemplo, traz mais um benefício: mantém a alta produtividade da forrageira e rebanho. 

E o benefício não é apenas na criação de gado! Para aves e suínos, instalar galinheiros e chiqueiros é uma ação que, após ser estudada em detalhes, apresenta resultados incríveis na área rural. Para isso, as telas devem ter fios pouco espaçados, como os hexagonais.

Cercamento para fazenda: tela hexagonal

Outro ponto interessante é que as cercas para fazenda ajudam na demarcação de limites – em outro texto, explicamos quando colocar cercas em divisas se torna uma decisão inteligente. Ou seja, marcar a própria área e saber onde começa a que pertence aos vizinhos.

Mais um ponto de importância é com relação à segurança. Considerando que essa estratégia também inibe os visitantes indesejados – humanos ou animais. Com isso, apenas pessoas autorizadas, como proprietários e prestadores de serviços, terão acesso ao local.

Por fim, ainda lembramos um detalhe que agrada muito: a aparência. Afinal, em muitas situações, a fazenda (sítio ou chácara) é o cartão de visitas para futuros negócios. Então, acaba sendo uma ótima maneira de ter um espaço convidativo e bem mais organizado.  

Inclusive, se você já tem cerca rural na sua propriedade, mas sabe que está na hora de fazer a troca, considere os mesmos fatores abaixo para adquirir novos materiais. A partir desses itens, a sua próxima aquisição será mais condizente com a expectativa.

A escolha das cercas para fazendas

Dado os pontos acima, precisamos pensar em análises que consideram não apenas a beleza ou o preço dessas cercas para fazendas, mas o custo-benefício. A partir disso, separamos os principais requisitos a serem avaliados na aquisição do produto. Confira!

Objetivo

São várias as recomendações para cercar área rural. A primeira delas tem a ver com a finalidade do cercamento. Para citar um exemplo, o espaço do gado. Sabia que existe uma altura ideal para isso? Os arames lisos podem alcançar alturas de até 1,40 metros.

Na Cercas Cattoni são pelo menos 7 tipos de cercas para delimitar o espaço de animais, como Belgo Z-600Belgo Z-700. Cada um dos modelos é mais indicado para o porte dos bichos. Inclusive, veja no vídeo abaixo um dos nossos resultados, observe:

Terreno

Analisar a topografia do terreno é outra dica. As irregularidades, como descidas e subidas, podem impactar a escolha da melhor tela para cercar. O Brasil é um território extenso, por isso, o uso de muros para limitar propriedades não é muito bem-visto, por exemplo.

Outra coisa que se mostra como relevante é reconhecer os locais que devem ser protegidos e recuperados, como matas nativas e nascentes, conforme o Novo Código Florestal. E esses terrenos podem estar em locais ainda mais desnivelados.

Material

O tipo de material tem que ser analisado antes da escolha da cerca. São diferentes possibilidades na atualidade, das madeiras às cercas vivas. Entretanto, o uso de telas acaba sempre gerando um melhor desempenho, devido à flexibilidade e durabilidade.

Além de permitir uma visão da fazenda para o exterior ou proteger a propriedade com mais resistência. Para o objetivo da proteção da Reserva Legal ou Área de Preservação Permanente, o arame farpado é um ótimo aliado, sendo durável e seguro.

Instalação

Para instalar as cercas, o profissional capacitado precisará de ferramentas apropriadas para executar cada uma das etapas. Entre elas, máquinas de aramar, esticadeira de telas, abraçadeiras, perfuradores de solo, chave de arame e outros.

Sendo assim, uma ideia é pesquisar fornecedores que fazem a venda das telas, mas que também instalam o produto, o que melhora o custo-benefício do negócio. Caso contrário, o proprietário teria que comprar todo equipamento necessário para iniciar o trabalho.

Manutenção

Alguns materiais de cercamentos exigem manutenção periódica – como as plantas e madeiras. Já as telas não dão dor de cabeça por longa data. Os materiais são mais duráveis e resistentes à ação do tempo, melhorando o investimento feito no cercamento.

alambrado e a tela soldada são soluções econômicas e, praticamente, isentas de manutenção. Tanto é que tem sido comuns em terrenos rurais. O modelo 5×10 é exemplo: impede a passagem de animais pequenos e aumenta a proteção de cultivos agrícolas.

As cercas elétricas para fazendas também são opções!

Além da construção de telas de arame galvanizado, as cercas elétricas surgem como alternativa para propriedades rurais menores. Dessa forma, é um sistema de segurança que impede o avanço de animais em determinados espaços e previne as invasões em lavouras.

Quando a estratégia é bem-executada, esse tipo de instalação permite melhora na produtividade do gado e eficiência no pasto, entre outros benefícios. Contudo, para funcionar é preciso ter conhecimento técnico para fazer esse tipo de cerca para fazendas.

A boa notícia é que temos um conteúdo que explica todo o passo a passo, inclusive, mencionando cada um dos materiais usados. Falamos, até mesmo, dos cuidados elétricos durante o processo. Acesse aqui: passo a passo para fazer cerca elétrica rural

Invista no melhor custo-benefício das cercas para fazendas

No decorrer deste material, vimos os requisitos a serem avaliados para chegar ao melhor custo-benefício das cercas para fazendas. O que também envolve a confiabilidade do fornecedor de produtos. Na Cercas Cattoni, você tem a garantia de uma compra assertiva!

Os nossos produtos seguem os padrões de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 10122 e NBR 16715. Além disso, temos o certificado PEC (Programa de Excelência em Cercamentos), com base na ISO 9001.

Conheça o nosso portfólio de produtos para cercamento rural e encontre a solução com o melhor custo-benefício para o seu projeto. Lembrando que também oferecemos o serviço de medição e instalação no local, com uma equipe especializada e referência no mercado.

Conheça a linha agropecuária: mais praticidade e segurança para a propriedade rural. Solicite um orçamento!

Assine a newsletter

Posts recentes

Tags