Seja em uma pequena fazenda ou na produção em grande escala, a criação de galinhas exige um cercamento correto e eficiente. Logo, é importante atentar-se à escolha da tela de galinheiro.
Afinal, é sobre manter a segurança das aves, tornando a operação produtiva e rentável.
Nos próximos tópicos, veja o que é preciso considerar durante o processo de seleção deste produto, garantindo a otimização dessa atividade avícola.
A importância da tela para galinheiro
Antes de mergulharmos nos detalhes teóricos, vamos entender por que a tela do galinheiro é tão importante. É possível que você esteja se perguntando: é mesmo preciso cercar o espaço das aves?
Para responder essa pergunta, considere os pontos abaixo, que explicam o funcionamento do cercamento nas atividades com animais:
- Serve como um escudo contra predadores, sejam os silvestres ou domésticos;
- Permite que o ar circule, evitando os cheiros indesejados e mantendo os animais saudáveis;
- Ajuda na organização, separando a área de postura da área de passeio, por exemplo;
- Facilita a limpeza e o cuidado diário do espaço, garantindo o bem-estar das galinhas.
Ou seja, a instalação de cerca durante ou após a construção de galinheiros não é apenas uma medida de proteção, ainda que esse seja o principal objetivo. O processo tem um excelente custo-benefício!
Então, o que avaliar antes de comprar uma tela?
Supondo que você tenha decidido fazer esse tipo de cerca na sua fazenda, visando uma criação segura e saudável; qual é o primeiro tipo de avaliação a ser feita?
Geralmente, a recomendação é pensar nos fatores relacionados à sua propriedade rural e as condições necessárias à instalação do cercamento. Veja!
Altura
A altura da cerca de aves precisa ser suficiente para mantê-las dentro do galinheiro.
No caso de frangos e galinhas poedeiras, o mais comum é optar por uma medida de 2,6 metros, diz o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Material
O material do produto também importa. O arame galvanizado é durável e resistente à ferrugem, o que o torna uma das alternativas mais utilizadas.
E também existem as soluções feitas com plástico. No entanto, assim como acontece nos viveiros, funciona apenas como um “quebra-galho”, já que tem vida útil bem curta.
Tipo de terreno
O terreno tem o seu grau de relevância porque define o desempenho da instalação. Por exemplo, em áreas em declive, flexibilidade é a palavra-chave. Assim, as telas que se adaptam são melhores.
Mas, se for um local úmido, então, o principal foco tem que estar na resistência à corrosão. O que vai exigir opções mais resistentes, como as opções revestidas em PVC.
Tamanho do terreno
Sim, refletir sobre as dimensões disponíveis é recomendado pelo Senar, também. O Serviço diz que “na criação de reprodutores, deve haver 5 aves por metro quadrado”.
Se forem galinhas de postura, também, porém, somente fêmeas. Já para fins de corte, então, é possível considerar 10 animais por cada metro quadrado.
Agora, como selecionar a tela ideal para galinheiro?
Vamos ao próximo ponto, que é a análise feita a partir do produto. Após entender a necessidade da tela, vem a pergunta: como saber que aquele item é o ideal no seu galinheiro? Considere:
Fornecedor
Pesquise as marcas por trás das cercas, isto é, conheça a reputação delas a fim de descobrir se são confiáveis. O produto precisa ser de alta qualidade a fim de fazer o investimento valer a pena.
Além disso, é preciso ter uma boa garantia de que os serviços serão executados com sucesso, quando as empresas fornecedoras oferecem tal diferencial, da instalação.
E tem outro detalhe: quando as empresas têm um catálogo mais completo, aumentam as suas chances de encontrar o produto ideal, conforme a sua necessidade.
A Cercas Cattoni é conhecida por oferecer essas soluções sob medida, fale com um dos especialistas agora mesmo:
Qualidade
Outro fator de atenção: à qualidade! O produto utilizado precisa ter excelente resistência, de modo a suportar sol, chuva e tentativas de invasões.
Pensar no acabamento também é interessante, já que evita machucados nas suas aves e facilita sua vida na hora da limpeza. Por fim, lembre-se de considerar os produtos de empresas com certificados!
Objetivo
A última dica sobre a escolha da tela é com relação ao objetivo. O seu galinheiro visa a criação comercial, fins domésticos ou área de reprodução?
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), até mesmo em áreas urbanas, a criação de aves é uma forma de obter carnes e ovos.
Saber essa resposta muda a sua escolha.
Em pequenas fazendas, a aparência pode ser um requisito valioso. Já nos casos de reprodução de pintinhos, alternativas com malhas menores são interessantes.
No vídeo abaixo, veja um exemplo de cercamento em propriedade rural feito pela Cattoni:
Conheça a tela hexagonal para galinheiro da Cattoni
A Cercas Cattoni tem a solução perfeita para você! Veja esses dois modelos que podem ser a escolha perfeita no seu galinheiro:
1 – Tela hexagonal
Está disponível em vários tamanhos de malha e tem a garantia de uma empresa de credibilidade. Confira outros diferenciais:
- Tamanho da malha: de ½ a 2 polegadas;
- Manutenção: limpeza ocasional com água e sabão neutro prolonga a vida útil;
- Reparos: podem ser feitos rapidamente, evitando problemas futuros;
- Instalação: serviço oferecido por especialistas Cattoni.
2 – Tela alambrado malha 07
Na Cattoni, essa é a tela mais vendida quando o objetivo é cercar galinheiros. A seguir, confira as principais características:
- Malha: 07, fio 16 (1,65mm) ;
- Versatilidade: altura e comprimento conforme necessidade;
- Durabilidade: feita em aço revestido com zinco;
- Instalação: os profissionais Cattoni realizam o processo.
Ou seja, ambos produtos mostram que fazer um cercamento com a Cattoni é garantir a segurança das aves e evitar dores de cabeça na criação das galinhas.
Afinal, um bom galinheiro começa com uma boa tela. E uma boa tela começa com a Cercas Cattoni!