O mercado agrícola é muito vasto e complexo, sendo que o Brasil é um dos maiores players do mundo devido à extensão territorial propícia e alta produtividade. Por outro lado, há desafios a serem superados em meio a tanta competitividade.
Um campo orientado por dados, com o uso de recursos tecnológicos e inovações digitais, essa parece ser uma ótima alternativa para tomar as melhores decisões. Neste conteúdo, conheça as nuances desse mercado e saiba como usá-las durante as suas vendas!
Até mesmo porque se mostrar como uma marca com expertise no mercado gera autoridade, um fator imprescindível para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já existem. E essa é apenas uma das dicas para vender mais, abaixo descubra outras.
Como está o mercado agrícola hoje?
O mercado agrícola brasileiro é fundamental para a economia nacional, de modo que o crescimento produtivo e as exportações se tornam impulsionadores de uma perspectiva positiva para o futuro.
Se há um bom conceito para essa expressão, podemos dizer que é a soma das transações de produtos relacionados ao campo, especialmente agricultura e pecuária, sendo responsável pela matéria-prima dos alimentos, como as commodities.
Uma maneira simplificada de entender esse mercado é subdividi-lo em grupos:
- Produção vegetal: agricultura que produz alimentos de origem vegetal, além de plantas e arboricultura;
- Produção animal: criação de animais, para abate ou produção de derivados, como pecuária, avicultura, piscicultura, etc;
- Indústria rural: é quando há o beneficiamento das matérias-primas vegetais e animais, são as chamadas agroindústrias.
Somando esses grupos, conforme a Agricultura Global Market Report, o mercado agrícola mundial foi estimado em US$ 12,2 bilhões no último ano. E a expectativa é que a produção chegue a US$ 19 bilhões nos próximos, com crescimento anual médio de mais de 9%.
Neste cenário, o Brasil sempre ocupou lugar de destaque, sendo que, conforme a Embrapa, estamos entre os maiores produtores e exportadores mundiais de:
- Grãos;
- Milho;
- Frutas;
- Café;
- Carne;
- Derivados da silvicultura.
Isso também explica porque o agronegócio tem grande relevância no PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Nos últimos anos, essa importância se mostrou acima dos 27%, como aponta um uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo).
Se você tem uma loja agropecuária e quer aprender a administrá-la com excelência, leia este guia de 7 passos para virar o jogo:
Quais as perspectivas?
Os dados mostram um cenário promissor, da mesma forma que tem sido nas últimas décadas, destacando o Brasil como um polo exportador. Consequentemente, novos investimentos neste setor são feitos estrategicamente.
Por exemplo, o Governo Federal cedeu recursos para a infraestrutura logística nos últimos períodos para fomentar o crescimento desse mercado. O que é somado a nossa grande capacidade produtiva e, cada vez mais, facilidade em distribuição para portos e aeroportos.
Um dos melhores exemplos é a Nova Ferroeste, uma ferrovia de mais de 1,5 mil quilômetros que liga os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O principal objetivo dela é transportar milhões de toneladas de produtos agrícolas.
A previsão para o mercado agrícola é muito otimista, seguindo um caminho positivo dos últimos períodos. Agora, entretanto, existem alguns pontos que fortalecem esse pensamento, como o aumento da urbanização e o crescimento da população.
Com isso, os produtores serão beneficiados com a oferta de crédito para o longo prazo, garantindo mais investimentos no setor e, portanto, oportunidades para os lojistas.
Outra análise interessante é pensar que, ainda que os modais de transporte sejam vantajosos para o escoamento desse tipo de produto, a situação nacional ainda é modesta quando comparada a outros países, tais quais: China e Estados Unidos.
Por isso, espera-se um investimento logístico cada vez maior para acompanhar a produção, que cresce devido aos vários motivos, como o aumento da população.
Quais as tendências no mercado agrícola?
Se você é lojista, gestor ou vendedor deste mercado, também precisa estar atento às tendências que acompanham essa evolução no nosso país. Sendo assim, considere algumas das ferramentas e inovações que já estão fazendo parte deste cenário:
- Otimização de processos;
- Automatização da gestão;
- Agricultura de precisão;
- Capacitação profissional;
- Soluções tecnológicas.
Ou seja, para cada um desses pontos, e muitos outros, os produtores e agentes agrícolas vão ao encontro de benefícios que agreguem valor às suas produtividades. Por exemplo, redução de custos e eficiência na lavoura.
Ficar de olho nas tendências é um ótimo passo para lucrar mais na sua loja. Mas, não é o único! Fizemos um infográfico gratuito com as melhores dicas para conquistar e fidelizar mais clientes, baixe no seu e-mail:
Como o mercado agrícola vai vencer seus desafios?
Para complementar o tópico acima, saiba que essa busca por soluções visa ultrapassar as barreiras e os desafios que vão surgindo no campo. Separamos as principais delas.
Equipamentos mais modernos
Dos robôs aos sistemas computacionais, o campo está cheio de tecnologia. Os equipamentos mais modernos oferecem vantagens e aumentam a produtividade, como os controlados por GPS, que rastreiam veículos e verificam falhas na colheita.
Processos mais automatizados
Sucesso é o que acontece quando se aplica a Internet das Coisas (IoT) no monitoramento das atividades, gerando dados confiáveis em tempo real para a melhor tomada de decisão. Isso pode acontecer em várias situações como na colheita da uva mecanizada.
Uso racional de recursos naturais
Com as mudanças climáticas impactantes no mundo inteiro, o campo tem se mostrado um lugar propício para amenizar esses efeitos. Como? Com uma postura responsável que racionaliza o uso de recursos naturais, como nas Áreas de Preservação Permanente.
Agricultura sustentável
Outro exemplo vem da agricultura sustentável, ou seja, o investimento em práticas que contribuem para a preservação dos recursos e ambiente, assim como a gestão hídrica para produções rurais.
Fazenda inteligente
Com a extensão da área rural brasileira, controlar os processos é um dos desafios dos produtores rurais. Algumas técnicas existem para facilitar isso, criando um tipo de fazenda inteligente conectada pela internet, que é bem mais inovadora, ágil, prática e moderna.
Como usar as informações do mercado agrícola nas vendas?
As informações detalhadas acima sobre o mercado agrícola, como das expectativas e inovações, podem ser muito úteis para o seu negócio, independentemente se é uma loja agrícola, agropecuária ou até mesmo de materiais de construção.
Isso porque permite tomar decisões focadas nesse público, com base no comportamento do consumidor que, invariavelmente, é afetado pelo mercado. Veja essas situações que podem indicar ótimas ideias para campanhas e ações comerciais no seu estabelecimento:
- Aumento da renda: quando produtores estão prosperando, tendem a ter mais renda para investir em bens e materiais, sendo que ter um bom estoque é interessante;
- Demanda de produtos: uma boa colheita aumenta a oferta e a demanda também. O cross selling é uma estratégia comercial para vender mais produtos;
- Novas técnicas: o confinamento de animais sempre passa por atualizações, o que significa que peças e mercadorias serão adquiridas para testar tais métodos;
- Ascensão tecnológica: com recursos mais modernos, os fazendeiros vão precisar de mais segurança para proteger suas fazendas, optando por cercas e outros itens.
Sendo assim, é bastante interessante conseguir fazer essa análise entre o mercado agrícola e suas tecnologias, tendências, expectativas e cenário. Com tais informações e dados, é possível criar ações mais assertivas e aumentar as vendas da sua loja.
Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e recebe outros materiais no seu e-mail: