O que é cerca perimetral? Descubra onde usar e as vantagens

Publicado em 30 de abril de 2023
Cercas-Cattoni_Blog_O-que-e-cerca-perimetral-Descubra-onde-usar-e-as-vantagens

A segurança patrimonial envolve práticas que visam a prevenção de perdas e prejuízos para uma empresa, residência ou condomínio que podem ser causadas por roubos, entre outros motivos. Saber o que é cerca perimetral faz sentido para quem quer ter ou aumentar essa proteção.

O uso da proteção perimetral é interessante por ser um tipo de estratégia contra violações e acessos não autorizados. Atualmente, é uma das práticas de segurança mais usadas no Brasil para evitar furtos, assaltos e outras ações criminosas.

Neste conteúdo, você verá 3 grandes tópicos:

  • O que significa proteção perimetral
  • A cerca perimetral para empresas, casas e fazendas
  • Vale a pena usar cerca para proteção perimetral?

O que significa proteção perimetral

A cerca perimetral é uma estratégia de proteção perimetral, sendo um método para garantir a segurança patrimonial de propriedades. A proteção pode acontecer a partir de diversas ferramentas, elétricas ou não, instaladas em muros e fronteiras dos imóveis.

O objetivo é: alertar e impedir invasores.

Esse tipo de cerca é composto por arame de aço em espiral com farpas, que dificultam o acesso por muros ou portões. As empresas que investem em segurança perimetral usam essa prática para criar barreiras em torno de um determinado perímetro, evitando as invasões.

É uma ideia muito aceita em ambientes vulneráveis, especialmente pelo fato de que pode ser feita em conjunto com outros dispositivos, como câmeras de segurança e uma equipe de vigilantes. Nessas situações, se torna um complemento poderoso na proteção patrimonial.

A cerca perimetral para cercar empresas

Essa cerca é uma barreira física, que serve para evitar a entrada em determinados locais. Até mesmo em instalações que já possuem muros altos, a cerca perimetral se faz interessante, garantindo o afastamento dos invasores e aumentando a proteção do lugar.

Hoje, os principais motivos que levam as empresas e residências a instalarem essas cercas são:

  • Prevenção de roubos de materiais,
  • Proibição da entrada de pessoas não autorizadas,
  • Maior segurança aos funcionários e visitantes.

Só que além dessas funcionalidades que visam a segurança, é legal observar que o cercamento com telas traz o benefício do design, algo muito valioso para as empresas. Por serem vazadas, as cercas permitem um ambiente mais bonito e sem que ofusque a paisagem.

No caso de residências, há várias dicas para escolher a melhor cerca perimetral. Por exemplo, se a preocupação está na arquitetura do lugar, na fachada ou na segurança. E as respostas vão depender das características e dos interesses de cada morador. Veja mais abaixo.

A cerca perimetral para cercar quintais de casas

Além das empresas, muitos donos de residências também optam pelas cercas perimetrais para proteger suas casas, especialmente nos quintais, que ficam mais sujeitos às invasões por serem espaços livres na maioria das vezes.

Uma das vantagens de usar esse tipo de proteção é que ela permite a visualização de dentro para fora, diferente dos muros, que inibem esse contato visual. Além disso, podem manter a decoração da fachada da residência, sem ter que alterar o design criativo.

A boa notícia é que existem várias telas apropriadas para cercar quintais. Por exemplo, a tela de alambrado, com uma ótima relação entre custo e benefício. A instalação é rápida e o produto tem ótima durabilidade – tanto é que tem sido escolhas de muitas casas.

A cerca perimetral para cercar fazendas

Na área rural, a cerca perimetral não tem um viés tão focado na segurança do ponto de vista a se prevenir de invasores, como acontece em casas e empresas. Mas, é bastante comum ser usada para demarcar terras. Logo, o modelo de cercamento é diferente. 

O uso de cercas entre divisas tem um ótimo custo-benefício para os fazendeiros, sendo que exige um bom planejamento para a sua instalação. Afinal, é preciso fixar mourões, conhecer dos arames e outros detalhes que apenas uma equipe especializada pode executar.

Vale a pena usar cerca para proteção perimetral?

A proteção perimetral existe há muito tempo e desde então passa por mudanças. Assim, os tipos de barreiras podem variar entre as tecnologias, as físicas e as psicológicas. As cercas perimetrais atuam como proteção física e se mantêm como importantes há séculos.

Elas são competentes na hora de impedir invasões e bastante simples, o que garante esse sucesso ao longo do tempo. Podem ser compostas por várias práticas, além do cercamento inicial, como muros, grades e portões.

As principais vantagens têm a ver com a proteção da área, evitando prejuízo no patrimônio. Só que também há um viés positivo causado pela sensação de proteção, o que faz com que os colaboradores de empresas ou moradores de casas se sintam mais seguros no dia a dia.

Logo, tem uma atuação direta na qualidade de vida deles, criando ambientes mais produtivos e agradáveis. Dessa forma, o custo-benefício se torna ainda maior.

Além disso, as cercas perimetrais podem ser usadas com outras práticas de segurança patrimonial, como as cercas elétricas, feitas de arames lisos esticados; e também as câmeras de segurança e vigilância.

Onde comprar cerca perimetral

A Cercas Cattoni é especialista em cercamentos. Somos uma fabricante de telas de alambrado em arame galvanizado, também atuamos como distribuidores, portanto, tem todos os produtos que podem ser usados nesse tipo de proteção perimetral.

A Cattoni conta com equipes especializadas para atuar em todas as etapas, fazendo, inclusive, a medição no local e instalação das cercas. É uma empresa com selo PEC (Programa de Excelência em Cercamentos).

Está na dúvida sobre esse tipo de proteção? Está avaliando as possibilidades do mercado? Ainda não entendeu tudo sobre como as cercas podem trazer segurança para o seu negócio ou a sua casa? Entre em contato, tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe e faça um orçamento.