Segurança empresarial: cercas deixam ambientes mais seguros?

Publicado em 21 de junho de 2024
Segurança empresarial: cercas deixam os ambientes mais seguros?

Pessoas, bens e recursos financeiros precisam ser sempre protegidos. Por isso, a segurança empresarial é um assunto extremamente relevante para as empresas. 

As cercas são uma das formas mais tradicionais, eficientes e com ótimo custo-benefício para criar barreira física e iniciar o plano de camadas protetivas.

Elas podem ser combinadas com outras estratégias, como o treinamento de profissionais, a gestão de entrada e saída de pessoas, os softwares e equipamentos tecnológicos. 

Esse conjunto de ações tem relação com o círculo concêntrico, teoria que você conhecerá durante a leitura. 

Continue lendo e saiba mais desse assunto!

O que é a segurança empresarial?

O conceito de segurança empresarial passa pelo conjunto de estratégias que visam proteger as operações de uma empresa a partir de subdivisões:

  • Segurança física;
  • Segurança cibernética;
  • Segurança documental;
  • Segurança contra incêndios;
  • Segurança de instalações.

No caso da segurança física, a principal motivação é a de proteger a companhia contra ataques externos, invasões e roubos.

Em 2022, o G1 trouxe a história de uma empresa de Pradópolis (SP) que teve um prejuízo de R$ 100 mil em maquinários furtados

No mesmo período, outras empresas de caldeiraria, serralheria e soldagem também foram invadidas na região.

Com relação ao furto de cobre em empresas, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) chegou a ser criada para debater o assunto no ano passado.

Essa situação aconteceu na capital paulista e o fato foi publicado na Câmara Municipal de São Paulo.

A CPI chegou a mencionar que o furto de fios na Grande SP foi superior a 1000% em 5 anos, com prejuízos de mais de R$ 5 milhões. 

Já no comércio, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o índice de furtos e roubos nos comércios cresceu 6,5% em 2022. A notícia foi divulgada no Infomoney.

E sua empresa, está segura? A resposta está no material abaixo. Baixe-o gratuitamente:

Descubra nesse checklist os cuidados essenciais para manter a sua empresa em segurança

A importância do tema

Os dados acima ajudam a entender a importância da segurança empresarial na atualidade. 

E essa busca por proteção é histórica desde antes da Idade Média, como comenta Cláudio Moretti no livro “Segurança Empresarial: Conceitos e ferramentas desta atividade”. 

O autor menciona o círculo concêntrico, conhecido como efeito cebola, como uma das principais soluções. Nesta teoria, muros ou cercas seriam uma das camadas de proteção

Ele cita a classificação das formas de segurança física em empresas possíveis:

  • Humanos e animais como agentes de segurança;
  • Meios técnicos ativos, tais quais câmeras e sensores;
  • Meios técnicos passivos, sendo cercas e muros principalmente.

Entretanto, lembra que apesar de ser indicada a criação de uma Política de Segurança Corporativa, a cultura não deve ficar apenas no documento, exigindo ações.

“A conscientização é diferente de ter a informação, ela faz com que a pessoa tome atitude com relação ao fato”.

Os objetivos da segurança empresarial

A segurança empresarial tem o objetivo de proteger os interesses da empresa. 

Obviamente, isso se liga aos recursos financeiros, como os cofres, mas também aos recursos humanos, o que envolve profissionais e colaboradores, além do patrimônio físico.

É por isso que atualmente todo engenheiro e arquiteto deve se preocupar com esse requisito nos projetos de construção civil de empreendimentos. 

O ideal é que se pense em equipamentos de segurança empresarial, instalações, etc.

De modo geral, podemos definir essa importância como ligada à prevenção de prejuízos materiais, que podem ser causados por danos, por interferências ou perturbações.

A partir do livro “Planejamento da Segurança Empresarial”, os principais objetivos desse tipo de segurança são listados em sequência:

  1. Inibir e dissuadir os intrusos (prevenir);
  2. Detectar o risco (proteger);
  3. Impedir ou retardar a agressão (monitorar);
  4. Responder à agressão (agir).

De maneira simples, a ideia dessa proteção física é evitar furtos e ameaças externas.

Rooney Silva é gerente de segurança empresarial e trouxe outra sugestão de definição para os objetivos desse tipo de cuidado que deve acontecer nas empresas, sendo:

“[…] proteger os ativos tangíveis e intangíveis contra ameaças decorrentes de ações internacionais ou acidentais, visando a continuidade dos negócios da empresa”.

E definiu o termo das seguintes formas:

  • Ativo é qualquer pessoa, objeto, edificação, material, informação ou atividade;
  • Ativos tangíveis são os bens concretos, como maquinários e estoques;
  • Ativos intangíveis são difíceis de ver, como marca, imagem e princípios.

Para coordenar as atividades, o especialista sugere a criação de um Comitê de Segurança Empresarial, “para minimizar gastos e riscos, e maximizar os resultados e a segurança”.

Como garantir a segurança empresarial?

Como garantir a segurança empresarial?

Após saber a importância, é hora de entender como exercer uma boa segurança empresarial. Ou seja, de que modo é possível inserir as proteções em um projeto? 

A ideia é considerar um conjunto de atividades formado por “defesas” que atuem contra:

  • Furtos e roubos;
  • Violação de sistemas na segurança;
  • Atos de espionagem;
  • Concorrência desleal;
  • Chantagens;
  • Sequestros e muito mais.

A partir desses pontos, o responsável pelo projeto pode pensar na vigilância, assim como na segurança eletrônica e nas barreiras físicas. 

Para Rooney, citado anteriormente, as soluções devem partir de áreas como segurança patrimonial, segurança do trabalho e segurança digital.

Na opção patrimonial, temos um conjunto de práticas “capazes de gerar um estado livre de danos, interferências e perturbações”, diz o especialista. 

E aí é que entram as cercas! Com elas, é possível conseguir alcançar resultados como:

  • Proteção de ativos;
  • Mitigação de riscos;
  • Redução de perdas;
  • Segurança da reputação;
  • Melhores decisões.

De modo que investir em segurança empresarial traz muitos benefícios, desde a proteção patrimonial até a garantia de continuidade das operações e preservação da imagem.

As cercas como barreiras físicas na segurança empresarial

Hoje em dia, existem vários tipos de cercamentos que podem ser ideais para o assunto que você está estudando agora: a proteção empresarial. 

O importante é notar que possuem papel importante porque têm estruturas reforçadas e podem ser instaladas até mesmo em terrenos em declive ou acidentados.

Outra vantagem é que esse tipo de cerca usada em empresas permite também uma combinação com concertinas e arames farpados

As vantagens das cercas nas empresas

Para a empresa que vai realizar o cercamento, há de se pensar especialmente nos benefícios que esse tipo de prevenção pode trazer.

Por exemplo, tem um dos melhores custos-benefícios de todo mercado. Isso já considerando a instalação rápida e a resistência contra invasões. 

No caso da Cercas Cattoni, existe um tipo de tela que é galvanizada, o que significa que tem proteção extra, evitando desgastes.

E, também, é possível deixar o comprimento de proteção do local ainda maior, já que esse tipo de cercamento pode ser instalado em cima de muros.

O design das cercas em grandes empresas

As Cercas Cattoni têm sido cada vez mais escolhidas pelos arquitetos que atuam nos projetos devido ao design que possibilita nas instalações empresariais.

Afinal, permite que a equipe de segurança não perca a visão do espaço. Ao mesmo tempo, esse tipo de design não deixa o ambiente tão carregado do ponto de vista estético.

E um último detalhe é que, diferente de muros de concreto, os alambrados não ofuscam a imagem da fachada da empresa, valorizando o marketing direto.

Segurança empresarial com cercas é com a Cattoni!

A Cattoni é uma empresa de cercamentos de Santa Catarina especializada na fabricação e na instalação de cercas, atuante no mercado desde a década de 1970.

A prestação de serviços das Cercas Cattoni passa pela medição completa do local, o que garante uma instalação de forma correta. 

Depois, a empresa atua com uma mão de obra especializada em cercamentos, com materiais e equipamentos que garantem qualidade.

Se você quer cotar esse tipo de cerca para o seu projeto, faça um orçamento online:

Conheça nossos modelos de telas e garanta mais segurança