O que é cordoalha de aço? Qual a diferença para o cabo de aço? Para que serve? Quais os tipos, vantagens e características? Como escolher o melhor para seu projeto?
Todas as respostas estão abaixo.
Neste conteúdo, descubra os detalhes deste produto, que possui aplicações em vários segmentos, por exemplo, no cercamento de terrenos rurais e no cultivo de plantas e frutas.
O que é cordoalha de aço?
A cordoalha de aço é um tipo de cabo que une fios ultrafinos de arames rígidos trefilados, formando um único componente.
Geralmente, são 3 ou 7 fios torcidos em forma de hélice e um fio externo, que mantém a estrutura protegida contra atritos e corrosão.
Essa composição e produção tornam a cordoalha de aço super resistente, gerando estabilidade em suas várias aplicações e estruturas.
Além disso, o item é caracterizado por:
- Super resistência, inclusive, à tração;
- Alta flexibilidade em vários usos;
- Excelente durabilidade;
- Peso reduzido quando comparado a outros materiais.
Dado este contexto, podemos entender porque o produto é comum em segmentos tão diferentes, da construção civil à fabricação de equipamentos da indústria e currais.
Qual a diferença da cordoalha para o cabo de aço?
Ainda que parecidos e muitas vezes confundidos, há diferenças entre cordoalhas de aço e cabos de aço. Para entendê-las, veja essas breves definições de cada solução.
- Cordoalhas: único grupo de arames finos trefilados com fio externo;
- Cabos de aço: grupo de arames torcidos em volta de um arame central.
Isso faz com que as cordoalhas sejam mais rígidas e os cabos de aço mais flexíveis. Consequentemente, servem em usos diferentes também, sendo:
- Cordoalhas: aterramentos, distribuição de energia, agronegócio, estais, etc;
- Cabos de aço: guindastes, balancins, pontes rolantes, etc.
Portanto, a sua escolha entre ambos produtos precisa considerar as características e as aplicações mais viáveis deles.
A partir disso, lembre-se que cordoalhas são melhores em amarrações e fixações, enquanto o cabo auxilia nos sistemas de içamento e movimentação.
Para que serve a cordoalha de aço?
Se você está se perguntando se vale a pena usar a cordoalha no seu projeto, saiba que a resposta pode variar muito.
Atualmente, essa solução de fio é possível do setor de energia e telecomunicações (aterramentos e distribuição) até o agronegócio (currais), e muito mais.
O que se explica pelo fato de ser fabricado em aço que passa por galvanização, tornando-o altamente resistente à corrosão.
Por isso, também são comuns em cercamentos e outras estruturas metálicas. Afinal, sustenta cabos, de modo que fiquem firmes e protegidos ao longo de toda a extensão.
Ah, tem mais uma característica interessante no aço, que explica o uso na distribuição de energia e comunicação: é um ótimo condutor elétrico, permitindo transmissões limpas.
Os tipos de cordoalhas
O que pouca gente sabe é que existem vários tipos de cordoalhas, o que vai ao encontro das suas demandas no mercado. Conforme o catálogo da Cattoni, conheça dois deles.
Isso facilita entender os usos! Os cordaços são ótimos como cerca rural, na criação de gado e currais; enquanto os parreirais servem no cultivo de plantas e frutas, tal qual a uva.
Qual a melhor cordoalha de aço?
Para escolher a melhor cordoalha de aço, o ideal é fazer algumas análises e comparações técnicas, além de se atentar às recomendações do mercado. Veja.
Normas técnicas
Os produtos devem ser fabricados conforme normas técnicas (NBRs) do segmento, a fim de evitar acidentes que possam colocar a integridade das pessoas e equipamentos em risco.
Atualmente, as mais comuns no Brasil são:
Há outras, como a norma A475 ASTM (American Society for Testing and Materials), dos Estados Unidos, sobre as cordoalhas metálicas.
Fornecedores
Outra dica é avaliar os fornecedores dos produtos, que devem estar qualificados para oferecer tais soluções em alta qualidade.
Da mesma forma, vale a pena verificar se há um atendimento de alto nível e assistência técnica que tira-dúvidas.
Se você não sabe o que avaliar, acesse esse infográfico que reúne os principais critérios, tais quais preço, credibilidade, suporte, etc: como escolher fornecedor de cercamentos?
Acessórios
Considere ainda a possibilidade de usar as cordoalhas com acessórios, tornando a aplicação viável. Entre eles, grampos, catracas e esticadores.
A empresa que fornece as cordoalhas e as telas deve estar apta para amparar com esses itens super importantes na aplicação e manutenção das instalações.
Cordoalha de aço é na Cattoni!
A sua escolha da cordoalha de aço ideal vai depender de análises referentes ao porte de animais e o confinamento deles, além dos tipos de plantações, por exemplo.
Em todo caso, a melhor alternativa sempre levará a uma fornecedora que seja confiável e tenha experiência no mercado, como a Cercas Cattoni.
Essa é a resposta ideal para encontrar soluções que realmente atendam às suas necessidades, a partir de produtos de alta qualidade e atendimento personalizado.
Portanto, se você está em busca de cordoalhas de aço ou outras soluções para cercas, não fique na dúvida: fale com quem entende do assunto!
Os diferenciais dos produtos Cattoni
Referência no assunto de cercamentos, a Cattoni tem produtos próprios e distribuidora da marca Belgo. Em todos os casos, estamos falando de soluções de alto desempenho.
Confira algumas das vantagens:
- Fácil manutenção: são fáceis de montar e utilizar, garantindo praticidade;
- Alta resistência: possuem vida útil prolongada dada à resistência;
- Maior eficiência: possibilitam maior controle e gestão das atividades;
- O melhor custo-benefício do mercado, é Cattoni!
A Cercas Cattoni está no mercado há mais de 20 anos e possui o selo PEC (Programa de Excelência em Cercamentos), atestando a qualidade dos serviços e produtos.
Quando surgiu a cordoalha de aço?
A história da cordoalha de aço aconteceu em paralelo com a do cabo de aço, no início do século XIX, com o alemão Wilhelm Albert.
Havia a necessidade de um material mais resistente e durável para substituir correntes usadas em minas de carvão. E foi isso que impulsionou a criação dos produtos.
Com o tempo e as novas demandas, as soluções foram sendo aprimoradas, de modo que as cordoalhas galvanizadas de cercamentos rurais se tornaram populares no século XX.
Assim, tornaram-se soluções fundamentais na expansão da agricultura, pecuária e agronegócio no geral. Os resultados são os cordaços e parreirais apresentados acima.